Resistência cultural do futebol pernambucano nas mesas redondas

Juca Kfouri (Linha de Passe), Lédio Carmona (Redação Sportv) e Luiz Roberto (Bem, Amigos!)

O público fraco no clássico carioca na Arena Pernambuco, com 7.882 pagantes e prejuízo de R$ 41 mil no borderô, repercutiu fora do estado. Na imprensa do Sudeste, o tema foi discutido nas mesas redondas mais conhecidas da tevê.

O fiasco teria sido motivado pela “resistência cultural do futebol pernambucano”.

Abaixo, as opiniões dos jornalistas Juca Kfouri, no programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, Lédio Carmona, no Redação Sportv, e Luiz Roberto, no Bem, Amigos!, ambos do Sportv. Todos no mesmo tom.

Juca Kfouri
“O futebol brasileiro comete contra si mesmo o equívoco de achar, de desconhecer por exemplo o perfil do torcedor pernambucano. O torcedor pernambucano se orgulha de dizer que é Sport, é Náutico e é Santa Cruz. Se há um torcedor no Nordeste que se orgulha de dizer isso e reprime os outros que dizem ser Flamengo, Vasco e Fluminense, é o torcedor pernambucano. É uma questão de orgulho estadual não ir a um Clássico Vovô.”

Lédio Carmona
“Não deu público porque o torcedor do Recife, do estado de Pernambuco, torce para Náutico, Sport e Santa Cruz. Ele torce muito, é muito apaixonado. Tem uma resistência. Eles são apaixonados pelos clubes deles e não tem espaço para clube de outro estado. O resultado financeiro era esperado. Eles não querem receber esses jogos. É um direito. É a cultura local.”

Luiz Roberto
“Acho que ficou aqui um alerta, uma confirmação. Me foi perguntado outro dia sobre o fato de jogos de times de outros estados acontecerem na Arena Pernambuco. Não teremos no Recife a mesma pegada de outras capitais do Nordeste. O Recife é uma cidade peculiar nesse aspecto. Ela é muito com os times locais. Não adianta porque no Recife não será como Natal, por exemplo, João Pessoa etc.”

114 Replies to “Resistência cultural do futebol pernambucano nas mesas redondas”

  1. Parabéns Pernambucanos, eu como paraibano tenho inveja da resistência de vocês não só no futebol mais na cultural em geral

  2. Sou pernambucana e moro em João Pessoa, tenho que concordar com os comentários sobre o pessoal daqui torcendo para times do Sudeste,é de dar nojo mesmo…só se vê camisa do Flamengo e etc…deveriam aprender com os pernambucanos a dar valor aos times da própria região!

  3. Que sirva de lição para mídia Carioca-Paulista, Aqui em Recife e região metropolitana quem Manda é a nação rubro-negra do nosso Glorioso Sport Club do Recife, agora tem também uns sofredores da minhoca colorida e da boneca barbie, mas são times Pernambucanos que merecem no respeito pelas grandes derrotas para nosso Glorioso Sport Club Recife!!!

  4. Essa resistência dos Pernambucanos torcerem para os clubes locais é reflexo da força da imprensa de Recife. Como por exemplo, a rádio Clube de Pernambuco que foi a primeira emissora de rádio a transmitir futebol no Nordeste. Primando sempre pelos clubes locais.

  5. Não sei por que essa preocupação, a mídia do sudeste achava que em Pernambuco existia Flamenguista, Botafoguense e Fluminense ou Vascaíno, perderam tempo. Do mesmo Jeito que no Rio não existe Torcedores Cariocas que torcem para Náutico, Sport ou Santa Cruz ou Central ou ABC ou ASA ou CSA e etc. Por favor.

  6. esses cariocas pensa, que eles são tampa de crush, acha a onde eles forem jogar os tocedores vão lotar os estadios. eles estão enganados, aqui no meu Pernambuco não vão se criar, longe daqui cariocas…!

  7. Parabéns ao torcedor pernambucano que “DEU UM RECADO” a todos aqueles que querem empurrar goela abaixo (REDE GLOBO) jogos de times do sul/sudeste em PERNAMBUCO. Aqui não tem cabresto ! aqui torcemos por Sport, Náutico, Santa Cruz, Salgueiro, Central, Porto, entre outros… pena que o interior não acompanhe este raciocínio tb… espero que torcedores de Alagoas, Paraiba e Rio Grande do Norte ACORDEM para este fato. O futebol local só se fortalece quando a torcida chega junto. Parabéns a PERNAMBUCO pela iniciativa.

  8. SOU SANTA CRUZ DE CORAÇÃO E POR OPÇÃO. SE UMFILHO MEU QUISER TORCER POR OUTRO CLUBE, QUE TORÇA PARA AS BARBIES OU PARA AS SUSYS, MENOS PARA TIMES DE FORA. SOMOS BARRISTAS E DAÍ…..

  9. Concordo com às opiniões acima , e parabéns a alguns bons jornalistas do Sudeste que têm uma visão ampla do que é o futebol do Brasil, e não só aquele produzido, e difundido, por alguns meios de comunicação alienados. Vou discordar num ponto que “eliasport” colocou. Os torcedores do Estado de Minas Gerais, só se parece com os torcedores de PE (REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE), RJ, SP E RS, quando nos referimos aos torcedores das capitais, pois se botar um jogo FLA-BOTA para Juiz de Fora, ou um SANTOS-CORINTHIANS para Uberlândia, COM CERTEZA vai encher mais que um ATLETICO-CRUZEIRO por exemplo. O mesmo ocorre em cidades do interior de PR, onde a maioria são adeptos dos times de São Paulo, mas não do Rio. Quanto a um outro que defendeu jogos do São Paulo por aqui…pegue seu Pau de arara, e vá cobrar e assistir jogos desse time por lá.

  10. Coração do Brasil! em teu seio
    Corre sangue de heróis – rubro veio
    Que há de sempre o valor traduzir
    És a fonte da vida e da história
    Desse povo coberto de glória,
    O primeiro, talvez, no porvir.

    “Salve! Ó terra dos altos coqueiros!
    De belezas soberbo estendal!
    Nova Roma de bravos guerreiros
    Pernambuco, imortal! Imortal!”

    Esses montes e vales e rios,
    Proclamando o valor de teus brios,
    Reproduzem batalhas cruéis.
    No presente és a guarda avançada,
    Sentinela indormida e sagrada
    Que defende da Pátria os lauréis.

    “Salve! Ó terra dos altos coqueiros!
    De belezas soberbo estendal!
    Nova Roma de bravos guerreiros
    Pernambuco, imortal! Imortal!”

    Do futuro és a crença, a esperança,
    Desse povo que altivo descansa
    Como o atleta depois de lutar…
    No passado o teu nome era um mito,
    Era o sol a brilhar no infinito
    Era a glória na terra a brilhar!

    “Salve! Ó terra dos altos coqueiros!
    De belezas soberbo estendal!
    Nova Roma de bravos guerreiros
    Pernambuco, imortal! Imortal!”

    A República é filha de Olinda,
    Alva estrela que fulge e não finda
    De esplender com seus raios de luz.
    Liberdade! Um teu filho proclama!
    Dos escravos o peito se inflama
    Ante o Sol dessa terra da Cruz!”

    “Salve! Ó terra dos altos coqueiros!
    De belezas soberbo estendal!
    Nova Roma de bravos guerreiros
    Pernambuco, imortal! Imortal!”

    “Salve! Ó terra dos altos coqueiros!
    De belezas soberbo estendal!
    Nova Roma de bravos guerreiros
    Pernambuco, imortal! Imortal!”

  11. SOU PERNAMBUCANO E MORO EM JOAO PESSOA, AQUI SE TIVER UM JOGO ENTRE BOTAFOGO-PB X FLAMENGO O ALMEIDAO NAO CABE DE TANTO TORCEDORES PARAIBANOS Q TORCEM PELO FLAMENGO, ENTAO VEM PRÁ CÁ POIS AQUI TEM MUITOS OTARIOS Q CURTEM ESSES TIMINHOS DO RIO… DETALHE ELES AINDA ATACA OS BOTAFOGENSES PARA RASGAR AS CAMISAS DOS CONTERRANEOS, MAIS CUIDADO AOS CARIOCAS NAO VAO PRA CAMPINA GRANDE, PQ LÁ O BICHO PEGA ,O POVO DE LÁ É FEITO PERNAMBUCANOS TEM VERGONHA NA CARA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*