As ligas de futebol mais populares do mundo na temporada 2012/2013

Os 20 campeonatos nacionais de futebol de maior público na temporada 2012/2013. Crédito: Pluri Consultoria

Sede do próximo Mundial, o Brasil vive uma revolução na construção de novas arenas. Estudos apontam para muito breve o crescimento na média de público. E é bom isso acontecer mesmo, pois atualmente o país, apesar da tradição, aparece em uma classificação pífia na média de público entre todos os campeonatos nacionais da temporada 2012/2013.

O Brasileirão é apenas a 18ª liga mais popular, abaixo do campeonato argentino e da segunda divisão da Alemanha e da Inglaterra. Aqui, a taxa de ocupação dos estádios foi de apenas 38%. Haja “mosaicos” nas arquibancadas.

Esses vinte torneios levaram 117,1 milhões de torcedores na última temporada, segundo o borderô, com média de 20,2 mil. Avanço de 0,5% em relação à lista anterior. Enquanto isso, nos Estados Unidos o futebol americano, basebol, basquete e hóquei levaram 158,5 milhões, com média de 23,7 mil…

A pesquisa foi produzida pela Pluri Consultoria, que enumerou os 100 clubes de maior assistência. A lista completa ainda será divulgada, mas já foram revelados os brasileiros no top 100, pela ordem: Corinthians, Santa Cruz e São Paulo.

Sim, o tricampeão pernambucano está lá de novo. Mesmo na terceira divisão, teve um índice de 24 mil pessoas, ocupando o 94º lugar. Contudo, no ranking anterior o Tricolor estava em 39º lugar, com 39 mil pessoas em plena Série D.

O Borussia Dortmund segue na liderança – assim como a Bundesliga. O time alemão teve uma queda no número. Caiu de 80.720 para 80.558. Pois é.

5 Replies to “As ligas de futebol mais populares do mundo na temporada 2012/2013”

  1. O Santa mesmo na 3ª divisão ainda é o melhor em renda e público, imagine ele na 1ª o Santa tem uma torcida muito fanática e sofre junto com o time´uma torcida fiel viva o
    Santa Cruz

  2. Pingback: Pernambucanos entre as maiores médias de público do mundo, de novoBlog de Esportes | Blog de Esportes

  3. q descoberta”fantástica”desse André.falou uma idiotice sem tamanho!acorda cara.tú achas q se o Santa estivesse na elite brigando para não cair,iria botar os publicos q bota? com uma”imprensa”q temos,até eu fico imbecil!

  4. Você nota que o Brasil caiu 13% de um ano para o outro.. Justamente porque a média do Santa também caiu. O Santa é foda! Move muita coisa, essa torcida é fantástica.

  5. e ainda falam q o Brasil é o país do futebol.uma mentira dita várias vezes,se torna verdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*