A arte de não promover um grande jogo

Copa Sul-americana. Foto: Conmebol/divulgação

Um inédito clássico pernambucano pela Copa Sul-americana.

O apelo histórico de um jogo assim demandava uma atenção bem maior. Em relação à organização, segurança, marketing, rentabilidade etc.

Faz vinte dias que a partida entre alvirrubros e rubro-negros está marcada. Desde 25 de julho. As datas oficiais saíram em 9 de agosto.

Entre os clubes, no entanto, nenhuma ação foi lançada até o momento.

No Náutico, houve uma movimentação no departamento de marketing ao garantir a pré-vaga, ainda em 2012. No Sport, uma nota no site e só.

Agora, a divulgação é zero, sem banners nos sites ou comerciais na tevê.

A Federação Pernambucana de Futebol, entidade que deveria se mostrar interessada em realizar a disputa, teve como primeiro ato a tentativa de desmarcar o jogo, por motivos ainda mal explicados.

Para um torcedor menos atento, é bem difícil imaginar que falta menos de uma semana para o confronto internacional, paralelo ao Campeonato Brasileiro.

Há a expectativa de arrecadação acima de R$ 1,2 milhão. Mas, até aqui, nada de informações sobre os preços dos ingressos e a quantidade de bilhetes para os visitantes. Num torneio bem organizado, isso seria prioridade.

Complica ainda mais os horários atípicos em clássicos locais. As duas partidas vão acontecer à noite, no meio de semana. Na Ilha, dia 20, o apito inicial será às 19h30. Certamente, no horário de pico do já asfixiado trânsito da capital.

É provável que muitos torcedores cheguem atrasados. Isso deve aumentar, claro, o tempo do plano de segurança em relação ao acesso das torcidas rivais.

No jogo de volta, no dia 28, a Arena Pernambuco terá o seu primeiro clássico recifense, mas numa agenda ingrata: 21h50. Considerando que a disputa pode ir para os pênaltis, é possível que as torcidas deixem o estádio de meia-noite.

Neste horário, a rede metroviária terá que contar com um esquema especial – fato ocorrido no Maior Show do Mundo, no mesmo local, por exemplo.

Até o momento, porém, as autoridades do estado não reveleram o plano de transporte de alvirrubros e rubro-negros via metrô. Isso, aliás,  já deveria existir desde a concepção da arena, em janeiro de 2009.

Sem surpresa, tudo isso será contornado até a próxima terça-feira. Às pressas, como de praxe, sem a preocupação com o público consumidor.

Sobre como tratá-lo de forma adequada, antes, durante e depois do jogo, sobre como incentivá-lo às ações especiais da partida, com o estímulo a novos sócios, ingressos e produtos diferenciados…

O jogo será histórico, sem dúvida. Infelizmente, está sendo tratado à revelia.

11 Replies to “A arte de não promover um grande jogo”

  1. Fui no financeiro do Sport para resolver um problema de uma cadeira cativa, mas fiquei abismado com o amadorismo do clube. Lá chegando, eu tive que falar várias vezes para uma senhora de cabeça baixa para que ela notasse a minha presença. Um péssimo atendimento, pois são poucas prefeituras de cidadezinha do interior que têm um atendimento tão ruim quanto do Sport. O amadorismo é geral no clubes pernambucano. Na federação pernambucana tem um acéfalo no comando, pois o futebol Pernambucano agoniza com um presidente tão incompetente quanto Evandro. Depois, os dirigentes ficam reclamando de discriminação e coisas desse tipo. O problema do nosso futebol é INCOMPETÊNCIA MESMO. Os nossos dirigentes não têm capacidade de buscar receita e sempre ficam reclamando com a cuia na mão pedindo migalhas da CBF, Clube do 13, Globo e de quem possa pedir esmolas.

  2. Se prepare BÁRIBE aflita! O Sport vai te dar duas pisas boas, do jeito que você está acustumada a levar do leão.O mais irônico de tudo isso é que será logo na sulamericana, competição esta, a qual vocês se vangloriaram tanto, no ano passado.

    Outra, em 2014:
    Sport Clube do Recife, na primeira divisão (Lugar de origem);

    Bárbie frouxa, na série B;

    Minhoca imunda, de pires na mão pedindo esmola, na série C.

  3. Meu véi, os cara num tão nem aí pra quem vai se lascar brigando, promovendo quebra-quebra e dando trabalho pra tropa de choque da PM. Eles já tão enchendo os bolsos de grana sem se esforçar! Pra que divulgar jogo, negociar partida de torcida única, se preocupar com mobilidade de com quem exibe sua paixão pelo clube arriscando sua integridade física e ainda paga por isso, se o tutu já tá no “pé do cipa”?

  4. A resposta para tudo isso é o que foi publicado recentemente : Parreira diz que Alexandre Gallo , não convoque jogadores do Nordeste para Seleção Sub-20. Discriminação total dos que fazem o futebol do Brasil. Não querem nossos times disputando Libertadores ou Sulamericana.Quanto mais insucesso, melhor para Flamenguistas e Sam-paulinos.O nosso Nordeste,que vá pelo ralo…

  5. Ricardo Barbosa,

    Eu, particularmente, sou contra à ideia de torcida única nos clássicos. Acho essa medida radical, a verdadeira falência da segurança pública. O fato de o esquema de segurança demorar tanto a sair é que me preocupa.

    Consciente do peso da partida e do horário adverso, a PM já poderia ter traçado um esquema de grande porte e divulgado para o público, que aguarda essa resposta para ganhar mais confiança em relação à organização dos dois jogos. Na minha opinião, claro.

  6. PARA QUE DIVULGAR/ O QUE VAMOS VER NESTES 2 JOGOS SERÁ UMA DAS MAIORES CONFUSÕES JAMAIS ACONTECIDAS EM NOSSO FUTEBOL, IMAGINE NA 2 PARTIDA AS 2 GANGS SE ENCONTRANDO. VCS DA IMPRENSA DEVERIAM ESTAR LUTANDO PARA SEREM JOGOS DE UMA TORCIDA SÓ. AS VEZES ME PERGUNTO SE ESTA IMPRENSA DE PERNAMBUCO TEM CÉREBRO, ACHO QUE NÃO. QUE DEUS NOS PROTEJA. NÃO IREI A NENHUM DOS 2 JOGOS, E NÃO ACONSELHO A NINGUÉM IR. DEUS ME LIVRE.

  7. Flávio, tu tem razão. Eu fui na Europa e vi um time pequeno que divulgava seus jogos na TV, rádio, banners e tudo o mais.

    Era um tal de Barcelona. Não se compara com Náutico e Sport.

  8. Esse Flávio é muito ignorante não leu o texto e se apegou apenas a frase: “Agora, a divulgação é zero, sem banners nos sites ou comerciais na tevê.”

    Eu simplesmente assino embaixo todo o texto, o futebol brasileiro é bem ultrapassado o futebol Pernambucano é ainda mais…

    Uma vergonha o Sport ter pouco mais de 16 mil sócios e nem falo do Náutico que tem 3 mil…

    Ai depois vem nego falar que o problema do futebol de PE são os poucos Pernambucanos que torcem pra time de fora….

    De apoio do torcedor os nossos clubes não podem reclamar…

    Futebol é Marketing, Organização, Planejamento… Sem isso não se vai a lugar algum…

  9. Pra que essa merda de divulgar em outdoor, sites, tv?

    coisa de time pequeno, é por isso que essa mídia de PE é uma bosta, faz uma festa por um fato simples desses.

    cada jornalista de merda que escreve qualquer coisa viu!

  10. O plano da fpf, do jabuti de coqueiro, eh justamente esse: esvaziar o estadio para nao ter problema de mobilidade…cumulo da incompetencia!

    Um absurdo esse jogo nao estar sendo tratado com o valor historico que ele merece.

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