STJ irá decidir, de uma vez por todas, se haverá a divisão do título de 1987

Leão (Sport) e Urubu (Flamengo) na disputa pelo Brasileiro de 1987; Arte: DP/D.A Press

O assunto é interminável nos meandros jurídicos. O Brasileirão de 1987…

O Sport tem a seu favor, há bastante tempo, uma ação transitada em julgado que o declara como campeão do torneio com os módulos amarelo e verde.

O prazo para que o Flamengo entrasse com uma ação rescisória, a única hipótese para tentar modificar a decisão judicial definitiva, expirou em 16 de abril de 2001. No entanto, o caso está, sim, em andamento, desde 2011.

Na verdade, foi reaberto, a partir da Resolução da Presidência emitida pela CBF naquele ano, a RDP nº 02/2011, proclamando Sport e Flamengo como campeões, e de campeonatos distintos. Isso mesmo, dois torneios, dois campeões.

A assinatura do documento foi de Ricardo Teixeira, então presidente da CBF.

Em seguida, o Leão entrou com uma ação de cumprimento de sentença para manter a decisão expedida pela 10ª vara da Justiça Federal, de 2 de maio de 1994. O time pernambucano teve um parecer favorável 94 dias depois.

Agora, após longa batalha de recursos, o rubro-negro carioca conseguiu levar disputa sobre o reconhecimento da CBF ao Superior Tribunal de Justiça. O Fla busca um recurso para que o STJ julgue o mérito sobre os torneios paralelos.

Nesta segunda-feira, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região oficializou a “remessa externa a(o) seção judiciária de Pernambuco com processo digitalizado e enviado eletronicamente ao STJ”. Confira o trâmite completo aqui.

Sim, a possibilidade de divisão ainda existe, mesmo após 26 anos. A expectativa é que o caso seja encerrado, de novo, ainda neste ano.

Que essa decisão do STJ seja definitiva. De uma vez por todas…

Caso sobre divisão do título brasileiro de 1987 irá ao STJ 2013. Crédito: TRF/5ª

71 Replies to “STJ irá decidir, de uma vez por todas, se haverá a divisão do título de 1987”

  1. o Urubu estava com medo de enfrentar o Sport PE, se tivesse postura e coragem podia até ganhar o jogo, nem q seja por 1 x 0, mas “pinou” no final, então o Sport vence por W.O. como luta de boxe, quem permanece no ringue é considerado Campeao, indiscutivel !!

  2. SE UM CLUBE VAI DISPUTAR UMA COMPETIÇÃO SABENDO DO REGULAMENTO PORQUE ACEITOU? PORQUE SO RECLAMOU NO FINAL?PORQUE TEVE MEDO DE DISPUTAR CONTRA UM TIME DE SEGUNDA?ABAIXO A SOBERBA SPORT CAMPEÃO 1987

  3. Penso que em questão “interna corporis” o judiciário não deveria se imiscuir, salvante ilegalidade, o que não aconteceu porque a CBF é soberana, dentro de sua área de atribuição. Se ela reconheceu o título ao Sport e depois se retratou de sua decisão dando-o aos dois clubes, Sport e Flamengo, não me parece razoável a discussão judicial. Mero entretenimento discutido como se fosse uma questão importante. Cabe ressaltar que em nosso país há uma judicialização exacerbada de questões que sequer mereciam ser apreciadas pelo poder judiciário por serem questões comezinhas e sem o menor valor. Entretenimento, não passa disso. Levar ao judiciário questão interna corporis, isso não é permitido, salvante ilegalidade. Houve alguma ilegalidade? Não. A CBF é soberana para decidir se houve ou não quebra de regulamento, isso não compete ao judiciário.

  4. Fico surpreso com algumas declarações aqui descritas, mostrando total desconhecimento do ocorrido em 1987 que deu inicio ao clube dos 13, lembrando que o Campeonato Brasileiro de 1987 Série A (que só não teve o Guarani) foi a Copa União ou Copa Brasil vencida pelo Flamengo organizada pelo clube dos 13, foi recorde de audiência no Brasil, o outro campeonato realizado as pressas pela CBF que não queria realizar campeonato no ano 1987, alegando não ter recursos ou batizado módulo amarelo ou Troféu Roberto Gomes Pedrosa correspondente a Série B, que teve como Campeão o Sport.
    A CBF foi a pivô de toda confusão nesse ano porque ela deveria ter organizado o campeonato da Série A ou Copa Brasil (alto custo) desde o começo, mas isso não aconteceu ela organizou somente o Troféu Roberto Gomes Pedrosa correspondente a Série B (baixo custo), e arrependida por não ter organizado a Série A que foi um sucesso, a CBF quis intervir no campeonato inventando um quadrangular entre os clubes da Série A com os da Série B, os clubes da Série A não aceitaram porque a Copa Brasil era muito mais difícil do que Troféu Roberto Gomes Pedrosa, isso não fazia sentido e concordarão em se unir e desconsiderar a CBF, porque ela estava desrespeitando os clubes da Série A, tudo seguiria normalmente e a CBF não poderia fazer nada porque ela já tinha declarado publicamente que não iria realizar o Campeonato Brasileiro de 1987, porém entra em cena outro pivô da discórdia de 1987 chamado Eurico Miranda certamente descontente com o titulo do Flamengo, traiu a todos do clube dos 13 (verídico) assinando um documento com a CBF simulando que o quadrangular estava previsto sem o consentimento do conselho, deu no que deu a CBF bateu o pé se fingiu de mal entendida, sabotou o clube dos 13 e deu o titulo fictício para o Sport por WO em um jogo que nunca aconteceu, pra que ficasse de exemplo que ela tinha mais poder que os clubes e mesmo errada ela queria o controle de volta da Série A que ela tinha abdicado para o clube do 13, e o resto é história, mas essa foi com certeza foi a maior injustiça já feita pela CBF na história do futebol brasileiro, inclusive ela já tentou se retratar aos clubes dos 13 que hoje tem 20 inclusive o Sport (que ironia) dando o titulo para o Flamengo em 2011, o Sport recorreu afirmando que foi o único campeão Brasileiro de 1987 (como se o quadrangular tivesse sido previsto, e Flamengo e Internacional tivesse corrido de medo dos “gigantes” Sport e Guarani e a Copa União jamais tivesse existido) eu já li tanto sobre essa questão que penso em escrever um livro, “1987 – o ano em que a segunda se tornou a primeira”. Se querem a verdade nua e crua sem clubismo e política, ela é a seguinte:Campeão Brasileiro de 1987 da Série A (Flamengo).
    Campeão Brasileiro de 1987 da Série B (Sport) , A verdade é que a CBF descartou a Copa União por interesses financeiros e promoveu o Campeão da Série B, como único campeão brasileiro de 1987.

  5. Flamengo jogou com o atlético mineiro e inter no fim do campeonato, o sport jogou com guarani e bangu.. foram 2 campeonatos diferentes, se tivesse previsão esse confronto na final nenhum time grande aceitaria um módulo da morte desse.. mas flamenguista memso nem liga pra isso, o Mengão é o campeão do povo…

  6. Como esses pobres coitados se preocupam com SPORT

    Se o Sport tivesse chegado na situação desses coitados eu nem falaria de futebol , imagina questionar alguma conquistada pelo SPORT e em nome dos outros o que pior .

    Mas podem continuar o SPORT CLUB DO RECIFE DA IBOPE MESMO .

    Cassio
    Publica pelo uns dois por mês

  7. Como esses pobres coitados se preocupam com SPORT

    Se o Sport tivesse chegado na situação desses coitados eu nem falaria de futebol , imagina questionar alguma conquistada pelo SPORT e em nome dos outros o que pior .

    Mas podem continuar o SPORT CLUB DO RECIFE DA IBOPE MESMO .

    Cassio
    Publica pelo uns dois por mês

  8. Em 1986 Sport Recife e Rebaixado a SerieB do Brasileiro,como ele entao é campeão de 1987.
    Em 1987 a CBF abdicou de fazer o campeonato brasileiro deste ano,nasce o clube dos 13 que formam a copa união com 16 clubes do brasil.No decorrer do campeonato(nas semi-finais) a CBF Baixa um decreto obrigando um quadrangular entre os campeos e vices dos modulos verdes(clube dos 13) e amarelo(serie b?)Fla e Inter(vice) ganham o modulo verde enfrentando os mais dificeis e melhores times do Brasil na época sendo Sport e Guarani são capeao e vice do modulo verde.Por Fim na Final Flamengo ganha a verdadeira Copa União de 1987 feita pelo clube dos 13(tinha o mesmo tamanho que um campeonato brasileiro,segundo a FIFA ea CBF) e o Sport ganha a serie b ou o Campeonato Brasileiro de 1987(Feito pela CBF).O Flamengo eo Inter nao disputaram o quadrangular pois eles nao estariam cumprindo a regra da copa uniao do clube dos 13 do qual ambos disputavam e este valia o titulo nacional daquele ano já que a CBF abdicou de fazer o torneio.Sport Que fora rebaixado no ano anterio ganha a serieB pois praticamente todos os clubes que ali disputavam o modulo amarelo estavam na 2 divisão.Finalmente o Flamengo é o Légitimo campeão ja que ganhou a copa união de 1987(campeonato brasileiro) porque a CBF nao fez o campeonato e o clube dos treze organizou,ele nao participou do quadrangular pois seguiu as regras do torneio que disputara(Copa União),e nenhum dos clubes que faziam o clube dos 13 aceitou a interferencia da CBF no final do torneio,A FIFA apoia esta tese e declara que o Fla tambem e campeão.Eurico Miranda depois que assinou o acordo foi logo desmentido por todo o Clube Dos 13 que o mantiveram afastado durante o torneio,aquele acordo nao valia mais nada pois nenhuma das partes(CBF e Clube dos 13) reconheciam o acordo feito por Eurico que era presidente do Vasco da Gama rival do Fla.

  9. Esqueçam quem mandou, quem fez isso quem fez aquilo. Lembrem-se só de uma coisa bando de burro, o Clube dos 13 tinha ninguém mais ninguém menos que Eurico Miranda pres. do Vasco na época, e o mandaram ir a CBF resolver esse famoso “tapetão do mengão”, e ele foi e ACEITOU E ASSINOU (Em nome do Clube dos 13 do qual era representante) as regras da CBF. Ele diz que os outros integrantes do Clube dos 13 o autorizaram a concordar com a CBF eles dizem que não, acreditar em quem?? De um modo ou de outro é que ele ASSINOU concordando, COMO REPRESENTANTE DO CLUBE DOS 13 escolhido por eles. E outra, segundo REGRA DA FIFA referente ao W.O, a equipe culpada pelo w.o é REBAIXADA para a segunda divisão (Série B). Então, fim de papo! Digníssimo Leão do Nordeste Sport Clube Recife Campeão Brasileiro de 1987 e Fim do tapetão do mengão, mengão na segunda divisão. kkkkkkk #ChupaFla

  10. O “Framengo” ou “Flamerda”, como dizem seus torcedores e rivais, respectivamente, abdicou de disputar a taça contra o Sport Clube do Recife. Dizem que foi por não querer se arriscar a perder de um time do nordeste, e ser derrotado em rede nacional. Mas a verdade é que nesse dia, o time não pôde ir jogar porque os atletas não tinham sido liberados do Carandiru, por mau comportamento.

  11. Disse tudo Pity do Rock!
    E acrescento: Todos os dirigentes representantes dos times do Clube dos 13 afirmam que o Campeão Brasileiro de 1987 foi o Flamengo! Até mesmo o canalha do Eurico Miranda, que assinou o termo com a CBF que obrigava o cruzamento dos Módulos, já deu entrevista reconhecendo o título do Mengão. O próprio presidente do São Paulo na época declarou que o campeão foi o Flamengo.
    Talvez tenha sido injusto com o Guarani (APENAS com o Guarani!), vice-campeão de 1986 não ter participado desse campeonato, mas a própria CBF com problemas financeiros abriu mão de organizar. E depois que viu o sucesso do campeonato, quis tirar proveito disso? Era só a CBF ter assinado um termo reconhecendo que aquele campeonato era o principal (disputado pelos MAIORES clubes do páis) e fim de papo.
    Com toda certeza, com o elenco que FLAMENGO e INTERNACIONAL tinham, fariam excelentes campanhas na Libertadores de 1988 e não o vexame que Sport e Guarani tiveram.
    Medíocre tanto a imprensa Nordestina (principalmente a pernambucana) quanto o futebol praticado por aí. Beira o amadorismo…
    SRN CARIOCA!
    FLAMENGO: HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!

  12. o Sport foi rebaixado em 1986? como foi campeão em 1987, tenho revista da época, foi tudo jogada de politica e quem pagou foi Flamengo e Inter que tinham times fortes, os campeonatos de 86 que acabou em 87 e outros anos que tb foram chamados de COPA UNIÃO acho que até 1989, foram uma bagunça + infelizmente a politica acabou bagunçando tudo, mais não demora muito vão dividir o Titulo por uma injustiça ao Flamengo e aos Torcedores que foram aos estádios e pagaram para verem os Jogos, pois demoraram quase 40 anos para unificarem alguns titulos nesse caso o de 87 ainda não se resolveu pq está na Justiça comum e ainda muita aguá vai rolar e a torcida do Sport coloca na cabeça que esse campeonato veio de mão beijada e vcs sabem que colocando na Justiça nem divisão pode ter, e caso ir para libertadores não comprova que foi campeão pois hoje até 5 colocado vai para o mesmo.

    1987 a CBF não pode organizar o Campeonato Brasileiro da temporada, devido a problemas financeiros, e deixou que o clube dos 13 cuidasse da competição. Com isso o campeonato foi criado com o nome de Copa União.

    Já em andamento a FIFA alegou que a CBF não poderia deixar que uma associação de clubes cuidasse de um campeonato nacional sozinha. Por isso foram criados outros módulos sobre a administração da CBF, incluindo outros clubes que haviam ficado de fora da competição, esse módulo adicional foi chamado de Copa do Brasil. A CBF quis unificar essa nova competição com o outro campeonato já em andamento. A CBF Considerou que a Copa União seria o módulo verde e que a Copa do Brasil seria o módulo amarelo e que os campeões de cada uma se enfrentariam para definir o campeão brasileiro do ano.

    O Grande problema nisso é que essa regra foi colocada depois do ínicio do campeonato, portanto a associação do Clube dos 13 não foi a favor e decidiu que independente de quem fosse o campeão do “módulo verde” que não haveria o confronto imposto pela CBF, alegando que a instituição quis atender a pressão da FIFA resolveu inventar novas regras em um campeonato que ja estava em andamento somente para mostrar que estava fazendo parte da “organização”.

    Dessa forma consideramos que o Flamengo foi campeão naquele ano pois ganhou a Copa União que era o campeonato brasileiro da época, infelizmente por não reconhecer o seu próprio erro e a sua deficiência a CBF alega que a competição era apenas um módulo do campeonato da época.

    De maneira geral, é uma hipocrisia dos torcedores dos times que fazem parte do clube dos 13 de negarem que o Flamengo é hexa, até porque o conselho do seu próprio clube reconhece isso.

  13. UMa valor muito mais alto de levanta!!! uma conclusao!!

    COMO O SPORT provoca EMOÇÔES FORTES!!!!!!!!!!!!
    VENHAM TODOS PAGAR MESALIDADE PARA O SPORT!!!!
    ASSOCIEM-se!!!!

    e nunca MAIS se sentirão sozinhos, sem assunto!! ou
    carentes!!!!!!!!!

    SPORT é VIDA bulindo nas VEIAS!!!!!!

  14. Querem outra ZONA agora em 2013??????????
    Comoe que pode os clubes eliminados da Copa libertadores 2013 entrarem na copa do BRASI????

    ISTO É UMA ZONA!!!!!!!!
    e nehum cara da imprensa escrita ,falada e ou TV fala nada!!

    serao todos burros ou cegos?????????

  15. Evandro Burro escroto e ladrao:Guarani ganhou vice campeonato de 1986 explica como o Guarani indo para Modulo Amarelo em 1987 teria IDO pra serie B(Rebaixado),deixa de ser JUMENTO!!!!
    Como flamengo covarde PERDE de W.O e quer o que??????

  16. Quero ver o borderô do jogo Santa Cruz x Sxicote Recife ou Sxicote Recife x Santa Cruz em 1987, se me mostrarem aí eu digo que o time fedorento do xié disputou a séria A daquele ano.

  17. DIVIDIR O QUÊ???… ESSA TAÇA POR JUSTIÇA É DO FLAMENGO QUE FOI CAMPEÃO DE UM MÓDULO ALTAMENTE QUALIFICADO QUE HOJE É A SÉRIE A… ENQUANTO O SPORT DISPUTOU O MÓDULO SUBQUALIFICADO QUE HOJE SERIA A SÉRIE B ONDE ELE SE ENCONTRA ATUALMENTE, SE ACHANDO NO DIREITO DE SER CAMPEÃO DOS DOIS MÓDULOS… CALMA!!! A JUSTIÇA ESTAR ACIMA DE QUALQUER DIREITO… DIREITO NÃO É JUSTIÇA… JUSTIÇA SEJA FEITA… O JUSTO SERIA DUAS TAÇAS UMA PARA QUEM FOI CAMPEÃO DO MÓDULO QUALIFICADO E OUTRA TAÇA PARA O CAMPEÃO DO MÓDULO SUBQUALIFICADO… PENSE NUM CAMPEÃO GENÉRICO… kkkk

  18. A CBF quer fazer com que o ano de 87 tenham tido 2 campeonatos brasileiros distintos, o que não foi o que aconteceu. Havia um regulamento e ele deveria ter sido respeitado, mesmo tendo sido uma zona. E o regulamento dizia que tinha que haver um quadrangular para definir o campeão. O Clube dos 13 na época negou-se a participar deste quadrangular, quando já estavam definidos seus participantes. Desta forma, Flamengo e Internacional não entraram em campo para esse quadrangular final. Desta forma o Sport Club do Recife é o único Campeão Brasileiro de 1987. Outra coisa, essa discussão já foi definida desde 1994, porém o Flamengo quer, a todo custo, colocar esse engodo que foi passado por ele, Clube dos 13 e Rede Globo de Televisão goela abaixo do povo brasileiro. Flamengo não disputou o quadrangular e não foi Campeão

  19. Incrível como esses torcedores do pequeno Sport se iludem em pensar que são CAMPEÕES BRASILEIROS. No tapetão é fácil se declararem campeões de algo que não disputaram. Agora o CAMPEONATO que o BRASIL inteiro assistiu, inclusive Pernambuco (o Santa Cruz era o representante do estado naquele ano) foi o que o FLAMENGO disputou. Inclusive esse campeonato foi disputado com os 12 GRANDES clubes brasileiros + o Bahia e os três campeões estaduais do PR, GO e PE. Se o Sport não alcançou o índice, azar o dele. Todos os grandes jornalistas declaram o FLAMENGO Campeão Brasileiro daquele ano. Os jogos foram transmitidos pela TV. Repito: o Brasil acompanhou aquele campeonato e não o que o Sport disputou.
    Deixem de ser recalcados e com essa síndrome de vira-latas e admitam isso.
    A propósito: sabem o porque de terem criado a COPA DO BRASIL? Para que os clubes menores pudessem ter a chance de disputar jogos contra os 12 grandes (RJ, SP, MG e RS), uma vez que o Brasileirão fosse enxugado e não tivesse mais a bizarra forma inchada com inúmeros clubes.
    Sem mais…
    FLAMENGO: HEXACAMPEÃO BRASILEIRO, 1 LIBERTADORES e 1 MUNDIAL!!

  20. João Cunha:nao existe meio MEDIOCRE nem meio INVEJOSO
    en meio doente ,nem meio asqueroso
    vc é TOTALMENTE tudo isso e muito menos!!!!

    ÉS EXTRAORDINARIO ,ou seja do ORDINARIO vc é o EXTRA!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*