A bola Duplo T de 1950 com avanço proporcional maior à Brazuca de 2014

Bolas oficiais das Copas do Mundo de 1950 (Duplo T, da Superball) e 2014 (Brazuca, da Adidas).

Duplo T e Brazuca, as bolas da Copa do Mundo no Brasil, em 1950 e 2014.

O modelo recém-lançado pela Adidas, após dois anos e meio de testes, surge como o mais moderno da história. Porém, o avanço é brando em relação aos modelos mais recentes, como a Tango 12, da Eurocopa de 2012, e da Cafusa, usada na última Copa das Confederações, também aqui no país.

Além do design inspirado nas fitinhas do Senhor do Bonfim, a bola pretende produzir uma melhor “aderência e aerodinâmica”, a explicação de praxe.

Já em 1950,  na pioneira edição do Mundial nessas bandas, a bola oficial registrou um avanço tecnológico impressionante, até mesmo porque o torneio havia ficado doze anos parado devido à segunda guerra mundial.

A empresa Superball, sediada em Niterói, fabricou a bola marrom que marcou o fim do cadarço. A costura passou a ser interna, sem amarrações aparentes, escondendo até a a válvula de inflar – cuja estreia foi em 1938, na França.

Acredite, tal evolução deixou a bola mais redonda – e a deformação era algo bem comum, sobretudo em jogos com campo molhado. Apesar desta melhora aerodinâmica, a Duplo T continuava absorvendo muita água, deixando-a pesada.

E o Mundial, como agora, aconteceu em pleno inverno brasileiro…

Confira todas as 20 bolas oficiais da história da Copa do Mundo aqui.

2 Replies to “A bola Duplo T de 1950 com avanço proporcional maior à Brazuca de 2014”

  1. cara eu acho o seguinte mesmo com a copa formada o Brasil nao esta preparada para para um evento assim essa repercuçao q a copa causou fio muito grande e explodio aqui no Basil as pessoas nao estao muito interessadas neste evento e porque se interessariam ?
    muitas pessoas morrendo por causa da falta de atendimento especializados em hospitais publicos e outra coisa importante foi a falta de educaçao q o governo esta proporcionando aos jovens eu tenho 14 anos moro em Sao Carlos e sei que isto acontece porque eu conheço pessoas q ja passaram por isto abraço valeu ae !

  2. Que nome mais Horrível esse”Brazuca”…
    A bola tbm é super tosca…
    Essa Copa vai ser a maior vergonha da história, Só espero pra ver o que teremos de manifestações…
    A única coisa boa vai ser ver o time da CBF se lascando hahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*