A nova longa lista de espera da Copa Sul-Americana

Copa Sul-Americana. Crédito: Conmebol

A fórmula está ainda mais complexa, mas enfim habemus definição sobre o novo caminho brasileiro para as oito vagas da Copa Sul-Americana de 2014.

Desta vez, uma vaga será reservada ao campeão da Copa do Nordeste de 2014, cuja competição ocorrerá de janeiro a março, com 16 participantes.

As demais serão distribuídas na já conhecida “fila de espera” da Sul-Americana, com 18 clubes. O critério deve ser mantido pela CBF, que não fez qualquer menção oficial sobre modificações.

Ou seja, as vagas serão preenchidas pelos melhores colocados no último Campeonato Brasileiro entre aqueles que sejam eliminados até a terceira fase da próxima Copa do Brasil – a quarta fase corresponde às oitavas de final.

Vale lembrar que, na composição da fila, os quatro clubes que ascenderam da Série B ficam na frente dos quatro rebaixados na Série A.

Com a derrota da Ponte Preta para o Lanús, na final da Sul-Americana de 2013, e a consequente confirmação do Botafogo na Libertadores, a fila ficou assim:

1) Vitória, 2) Goiás, 3) Santos, 4) São Paulo, 5) Corinthians, 6) Portuguesa, 7) Coritiba, 8) Bahia, 9) Inter, 10) Criciúma, 11) Palmeiras, 12) Chapecoense, 13) Sport, 14) Figueirense, 15) Fluminense, 16) Vasco, 17) Ponte e 18) Náutico.

Portanto, os clubes pernambucanos, que participaram da Sula neste ano pelo mesmo regulamento, têm chances. Ao Leão, será preciso torcer na Copa do Brasil para que ao menos seis times na sua frente cheguem nas oitavas. Já o Timbu, numa conta bem mais complicada, terá que torcer a favor de onze.

Obviamente, os próprios times locais teriam que ser eliminados precocemente para disputar a Sul-Americana, no mais bizarro critério já criado pela CBF.

Vale destacar ainda que o Santa Cruz também está no páreo. Os corais brigam pela oitava vaga, destinada ao campeão nordestino, num outro caminho possível para rubro-negros e alvirrubros, diga-se.

19 Replies to “A nova longa lista de espera da Copa Sul-Americana”

  1. Lista atualizada de vagas para sul-americana. Caso a lógica persista.
    Alguns estão confirmados pq já foram eliminados da Copa do Brasil e estão na frente na fila. Há o confronto da 3ª fase que vai obrigatóriamente mandar um deles para a competição. O Sport viverá um caso curioso e pode classificar 2 times para a Sulamericana: caso vença o Coritiba na 3ª fase (considerando que ele reverta o resultado contra o Paysandu pós copa) ele classifica de uma vez o Coritiba, bem colocado na fila e cede sua vaga do nordeste ao Ceará. Nesse caso a última vaga que sinalizei entre 3 times fica com o time da capital paranaense.

    1)COPA NORDESTE – Sport ou Ceará
    2) Vitória – CONFIRMADO
    3) Goiás – CONFIRMADO
    4) Corinthians x Bahia – CONFIRMADO
    5) Criciúma – CONFIRMADO
    6)Chapecoense – Provável
    7)Portuguesa – Provável
    8)Figueirense ou Ponte Preta x Vasco – Provaveis

  2. Lista atual p/ 5 vagas: pois Vitória e Goiás já perderam e Sport tende a “preterir” a vaga da sul-americana (conquistada pela copa do nordeste):
    _.1. Santos
    b.2. São Paulo
    c.3. Corinthians
    _.4. Coritiba
    c.5. Bahia
    e.6. Internacional
    _.7. Criciúma (eliminado)
    g.8. Fluminense
    _.9. Palmeiras
    e.10. Chapecoense
    b.11. Figueirense
    _.12. Portuguesa (eliminada)
    As letras indicam os confrontos diretos. Corinthians x Bahia, um dos dois estará na Sul-americana, pois estão no top 5 e se enfrentam na 3ª fase da Copa do Brasil.

  3. Lista atualizada:
    1. VITÓRIA
    2. GOIÁS
    3. Coritiba
    4. BAHIA
    5. CRICIÚMA
    6. CHAPECOENSE
    7. SPORT
    8 FIGUEIRENSE (CEARÁ – Vendo aquela análise).
    9. Portuguesa

    A dúvida agora é Coritiba ou Portuguesa.. Caso aquela história da vaga cair no colo do SPORT pelo Brasileirão e a vaga do Nordeste sobrar pra o CEARÁ não vingue.

  4. Devido aos futuros confrontos, segue Lista atualizada já com os times praticamente garantidos (por mim)…. na sula americana 2014

    Com exceção de 2 dúvidas, esses serão os times:

    Os que estão em letra maiúscula, são os certos…

    1. (Vitória)
    2. GOIÁS
    3. (Coritiba)
    4. BAHIA
    5. CRICIÚMA
    6. CHAPECOENSE
    7. SPORT
    8. FIGUEIRENSE
    9. (Portuguesa)
    10. (Ponte Preta )

    Fica a dúvida se Vitória ou Coritiba irão “abrir” seus jogos contra times muito fracos. Coritiba e Sport podem se enfrentar, é bom lembrar disso.

    CEARÁ CORRE POR (MUITO) FORA.

    NáUTICO JÁ TÁ FORA.

  5. Essa lsita está desatualizada kkkkkkkkkkk

    1) Vitória,
    2) Goiás,
    3) Santos,
    4) São Paulo,
    5) Corinthians,
    6) Coritiba,
    7) Bahia,
    8) Inter,
    9) Criciúma,
    10) Fluminense,
    11) Palmeiras,
    12) Chapecoense,
    13) Sport,
    14) Figueirense,
    15) Portuguesa,
    16) Vasco,
    17) Ponte e
    18) Náutico.

  6. Quem tem título IRREGULAR que eu saiba é o time da SARNA, que além de esmolas que recebe da FPF. CBF e GOVERNO do ESTADO… Comprou os títulos de 2011 e 2012, onde o SPORT for GARFADO ESCANDALOSAMENTE nas finais.
    Não que nem falar de 1990… Aquilo foi o MAIOR ROUBO da história do FUTEBOL..
    Time merda este da sarna que se vangloria das últimas finais. Só lembrando…
    2006 deu SPORT contra eles
    2003 idem
    2000 idem
    1999 idem
    1996 idem

    Perderam 5 finais pro SPORT e ganharam 3 com ajuda da arbitragem nojenta, da FPF quis salvar o time dos banguelos.

    kkkkkkkkkkkkkkkk

  7. A COISA NÃO TENHA CUIDADO NÃO ,SE A FIFA PEGAR O SIGILO TELEFONICO DE LUCIANO BIVACA VAI ENCONTRA UM BOCADO DE MARACUTAIA , MUITO ACESSO E TITULO IRREGULAR AI A COISA VAI FECHAR AS PORTA ! !!!!!!!!!!!!!!1

  8. Só tenho uma dúvida, se o Sport foi campeão da Copa do NE, por exemplo, ele precisa do critério da Copa do Brasil ou já está automaticamente na Sulamericana?

  9. Esse troço de secar os outros esperando a vaga cair no colo não tem graça. O bom é conquistar a vaga como vez o Náutico ano passado. Então, vamos à luta pelo título da Copa do nordeste!

  10. Rodrigo Batista,

    É verdade. A lista “é” definitiva. Qualquer mudança só ocorrerá via tapetão. Por mais que pareça bem possível…

  11. Júnior,

    O seu raciocínio faz sentido, porém há uma brecha… Se Bahia, Vitória ou Sport forem campeões do Nordestão, o lugar deles na “fila” seria aberto. Portanto, seria menos na conta do Náutico até a Sula.

  12. Outro detalhe cassio: o nautico nao tem chance de ir a sulamericana, pois nas oitavas de final da copa do brasil, composta por 16 times, 6 deles ja estão decididos, então no maximo 10 dos que estao na frente do nautico podem chegar as oitavas da copa do brasil, logo é impossivel para o nautico…

    o sport tem chance real!

  13. Na verdade essa lista ainda ñ é definitiva.
    A Portuguesa pode perder os 4 pontos e assumir a posição do Flu, enquanto q o Flu fica à frente do Palmeiras. Eu acredito q isso ocorrerá.
    E da mesma forma o Vasco pode ressurgir das cinzas se conseguir os 3 pontos do jogo contra o Atlético/PR, e galgar algumas posições.

  14. Valeu, Cassio!

    Esse ano a chance é razoavelmente maior pro Sport. Alem, claro, da possibilidade via Copa NE. Na opção da “fila de espera” ele andou uma casa a mais que 2013 e tem na fila agora os 4 grandes de SP + Inter, que, provavelmente, nao vao querer ir pra sula.

    Na pratica, ele so precisara secar + 01 🙂

    Ja da pra pensar, seriamente, em ter a competicao no “raio de açao” do planejamento.

  15. Luiz,

    São 6 times para o Sport, sim (e 11 para o Náutico). Correção feita. Quanto aos outros regionais planejados pela CBF, as vagas seriam só para 2015. Em 2014, só o Nordestão mesmo.

  16. Cassio, o Sport teria que torcer contra SEIS times nao? Ja que so tem 7 vagas…

    A proposito, e a Copa Verde (N/CO e ES) tambem nao dara vagas na sula, ja em 2014 nao??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*