Entre o tapetão plenamente legal e a virada de mesa circunstancial, a história

Vire a mesa da Estrela

A decisão foi legal, técnica.

A Portuguesa foi mesmo punida com a perda de quatro pontos por causa da escalação irregular de Héverton na última rodada do Brasileirão.

Até ali, o clube do Canindé não corria risco de rebaixamento.

Com a punição – o atleta entrou aos 32 minutos do segundo tempo, numa partida na qual teria que cumprir o segundo jogo de suspensão -, a Lusa despencou do 12º lugar para a 17ª colocação, no Z4.

Constrangimento do episódio à parte, o julgamento no STJD terminou com 5 x 0 a favor da punição, com o Fluminense tornando-se o grande beneficiado.

Não houve análise sobre a falta de dolo na escalação, entendendo apenas as normas do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o CBJD.

O Flu subiu uma posição na tabela, o suficiente para escapar do descenso, mudando completamente a classificação final da Série A. E os rumos de 2014.

Vamos à opinião dos torcedores sobre o julgamento…

Ficará na história como ato plenamente legal ou virada de mesa?

19 Replies to “Entre o tapetão plenamente legal e a virada de mesa circunstancial, a história”

  1. A turma do arco-íris não esquece o Flamengo, mas esquece que o Flamengo é incaível. Na ânsia de falar mal do Mengão inventa histórias como se o mesmo fosse ajudado pela arbitragem, mas não cita fatos. Fala que nunca um jogador havia sido escalado irregularmente, mas esquece do cruzeiro neste mesmo ano. Ainda pede que pensemos nisso. Acho que pensar é fácil, mas raciocinar é que tem sido difícil para a turma arco-íris…

  2. Eu pergunto esse !IDIOTAS” manés!! sacanas:

    Porque um supremo tribunal seja la de que MERDA seja esta fazendo no Rio de Janeiro???

    IDIOTAS!!!!!!

    Tem que levar essa MERDA pra Brasilia!!!!!!!

  3. Se todos nós nos unirmos, povo, clubes, torcedores, podemos reverter este absurdo. O que falta é pressão neles.

  4. vocês são burros ou dementes ? O que faria o fluminense caso a punição fosse cestas básicas ? Nada! Esse choro todo é pq o fluminense teve outras historias mal contadas no passado. Dementes.

    Botafogo pague a serie B de 2000: Rebaixado em 1999 após a interpretação equivocada do STJD – que deu ao Botafogo os pontos do jogo, no qual perdeu do São Paulo por 6 a 1, com a escalação irregular do tricolor Sandro Hiroshi -, o Gama entrou na Justiça comum contra a decisão. Ganhou a ação e deixou a CBF de mãos atadas durante 250 dias. O Brasileirão acabou cedendo lugar para a Copa João Havelange, com mais de 100 clubes distribuídos em quatro módulos. O Fluminense, campeão da Terceira Divisão em 1999, acabou pinçado para o módulo principal, com a presença do Gama. Outros clubes foram beneficiados na reestruturação das divisões, como o Náutico, que não havia saído da terceirona no campo, mas acabou subindo para a Segunda Divisão em 2001, na volta do Campeonato Brasileiro.

    Gremio pague a serie B de 1986 – Na primeira fase, cada grupo, com 11 times, deveria classificar 6 à etapa seguinte. O Vasco ficou de fora depois que o Joinville ganhou os pontos do jogo contra o Sergipe, por causa da escalação de um atleta dopado. O clube carioca entrou na Justiça e o Joinville retrucou. Acabou sobrando para a Portuguesa. A Lusa, claro, também acionou a justiça. E a CBF acabou classificando todas as equipes e precisou aumentar a competição. Com isso, também entraram Náutico, Santa Cruz e Sobradinho. O regulamento previa o rebaixamento na segunda fase – para a criação do sistema de divisões em 1987. Sport e Botafogo ficaram na zona de descenso. Porém, com o aumento na fase inicial, o rebaixamento naquela temporada perdeu a validade.

    Gremio pague a série B de 1992 : O Grêmio havia sido rebaixado em 1991, na primeira queda de um clube do chamado “G12”, com as principais equipes do eixo Rio-SP-MG-RS. Desde 1988, quando o sistema de acesso e descenso foi implantado no Nacional, apenas dois clubes subiam de divisão por ano. Em 1992, curiosamente com a participação gremista na Série B, o número de vagas subiu para 12! O Grêmio foi o 9º colocado.

  5. Erro. No meu comentário recente, onde se ler OMITE, o certo é EMITE.

  6. Não foi virada de mesa. Quem diz isto são insanos e sem conhecimento da legislação esportiva. Mas em nome da liberdade de expressão e da igualdade de participação, qualquer bicho de orelha omite sua apinião, mesmo sem embasamento. O negócio de gente desse tipo é atirar pedra sem medir as conseqüências . Opinar é ter responsabilidade e isenção.
    Ora, houve uma irregularidade de um jogador, é fato. A legislação esportiva neste caso, avalia os autos do processo e pune o clube infrator em 4 jogos, é a Lei e seu cumprimento fiel.
    Deveríamos isto sim, aplaudir em nome da moralidade, independentemente de paixões clubísticas e visão medíocre de defesa do pobre e oprimido, Deixemos esta tarefa ao Papa Francisco que almoçou com os mendigos, dando demonstração de coerência filosófica.

  7. Isso tudo se chama safadeza,imoralidade,vergonha, e vocês anda duvidam que existe honestidade no futebol brasileiro ?

  8. Virada de mesa,virada das cadeiras, virou tudooo!!!!!
    sorteioda FIFA foi “patetico” o cara lia os nomes que ele trazia debaixo da mesa….ali nao virou a mesa, ele “pegou” os nomes debaixo da mesa..!!!!..rsrsrs

    Fluminese né?? ja virou varias vezes…varias….
    Fluminense ,um clube FALIDO…junta com STJD que insite em ficar no RIO de Janeiro,ninguem de Brasilia tem MORAL pra transferir o STJD para Brasilia, é tudo vira mesa mesmo

    Tem alguem aqui ingenuo tem?????????

  9. Esse episodio denota o quando somos babacas levando isso a serio. Desde o gol do gandula que foi validado, passando pelas ajudas descaradas ao flamengo e finalizando com mais uma ajuda a esse time pequeno do Rio de janeiro. Até o sport pelo qual torço não acompanharei, pois os times de PE continuaram pequeno e se contentaram em participar dessa palhaçada que é o brasileirão onde o poder econômico dos estados do sul ditam as regras. Essa leseira de bando de loucos, pelo sport tudo, pintar os dentes das corres do time, dar a mulher para o jogador que fez um gol entre outras atitudes desvirtuada serve apenas para deleite dos que realmente ganham com essa maravilha, vamos arrumar o que fazer!! ADEUS!!

  10. Virada de mesa sim! Fosse o contrário, jamais tirariam os pontos do Fluminense. O futebol brasileiro é uma vergonha! E a Portuguesa escalar um jogador inexpressivo no final do jogo para acontecer essa polêmica precisa ser melhor explicado.

  11. E,VOÇÊS DA IMPRENSA DE PERNAMBUCO,PAREM DE DIZER,QUE FOI MELHOR PRA NÁUTICO,E SANTA-CRUZ,A PORTUGUESA TER CAIDO.POIS A MESMA ATROPELOU TODO MUNDO,NA SUA ULTIMA PASSAGEM PELA SÉRIE B.COM OS PÉS NAS COSTAS.

  12. Se fosse o contrário, o resultado não seria esse. Tanto é que em 2010 não tiraram o título do Fluminense porque era imoral. E a Portuguesa cair não é imoral, o problema é esse. Nós vamos entrar com o recurso no Pleno, vamos ver como fica, e depois vamos tomar as medidas que pudermos. Vamos lutar até onde der. Podemos ir à Fifa, ir à Justiça comum. A Portuguesa não vai cair por uma votação desse tipo. A gente aceita, mas não concorda. A gente acata a decisão, mas vai rediscutir. Se for mantido, vamos até o final. Não é melhor manter o resultado do campo? Não é um absurdo mudar o resultado que nós lutamos tanto para conseguir, e o Fluminense, que é um grande clube, não teve capacidade? E agora tem que inverter? É um absurdo. Depois falamos que é tapetão, e o pessoal fica zangado.

  13. Essa decisão do STJD foi acertada, na letra fria da lei, não restando dúvidas quanto à legalidade do ato julgado. Não vejo como comparar a decisão sobre o caso Portuguesa, julgado hoje, com a virada de mesa vergonhosa de 1999. Se a Portuguesa recorrer à justiça comum, vamos ver uma possível reedição da Copa João Havelange, o que seria ainda mais constrangedor para o moribundo futebol brasileiro, principalmente por se tratar de um ano de Copa do Mundo.

  14. Cassio, agora, caso a Portuguesa, em recurso no STJD ou na Justiça Comum, consiga reverter o resultado do Julgamento, o rebaixado será o Flamengo! E então, considerando o próprio resultado do julgamento, hoje, no STJD, essa realidade será possível???

  15. Querem mais pimenta nesse caso da Conexão Gávea-Canindé
    Band.com.br ‏@e_band 1 min
    Aos prantos, torcedora da Lusa desabafa, não culpa Flu e detona presidente: “Errou de propósito”. Ouça o depoimento: http://bit.ly/199rz1X

    Meus caros,me perdoem,mas só não faz a ligação certa quem não quer….

  16. Pensem bem.

    Nos últimos sete anos ,até a penúltima rodada de 2013,somente UM JOGADOR tinha sido escalado irregular na A. Na última rodada, DOIS ? Sendo o primeiro do Flamengo…
    Há muitos torcedores da Lusa falando na conexão Gávea-Canindé…
    Lusa quer entrar no clube dos ex-C13 e, assim garantir cota mínima de R$ 35 milhões,a mesma do Sport. Não conseguiu via Globo num primeiro instante. Já tinha conseguido o apoio do Corinthians. Ao participar da conexão , garantiu apoio do Flamengo e , segundo dizem , da própria Globo.
    Pensem bem. O Flamengo sabia desde sábado à noite que perderia os pontos. Não era o Fluminense quem cairia. Era o Flamengo.
    Pensem…

  17. Cássio, felizmente não foi uma virada de mesa. Fez-se justiça. É bem provável que o fato de ser o Fluminense o clube a ser beneficiado, facilitou a decisão. Se por ventura fosse o Fluminense que fosse perder os pontos, e o Náutico ou um outro clube de igual expressão fosse o clube a ser beneficiado, haveria ainda muito pano para as mangas!
    O lado bom é que, no quesito: vaga para o acesso, a Portuguesa na segunda divisão é “menos pior” que o Fluminense.

  18. Acho que a Lusa deverá sim, se for possível provar a má-fé do advogado (ou a falta de cuidado do mesmo), acionar a Justiça Comum nesse caso.

    Teríamos uma Copa João Havelange 2.0 em pleno ano de Copa do Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*