Mapeamento municipal de torcidas: Recife (Maurício de Nassau/2014)

Pesquisa de torcidas no Recife, em 2014, através do Instituto Maurício de Nassau, do portal Leia Já

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Maurício de Nassau realiza um mapeamento de torcidas no Recife. Encomendada pelo portal Leia Já, a pesquisa foi feita nos mesmos moldes do levantamento anterior. Assim, em 2014, apenas moradores da capital pernambucana foram ouvidos, com 624 ao todo.

A ordem de preferência clubística se manteve – Sport, Santa Cruz e Náutico -, aumentando um pouco o percentual de torcedores de clubes de fora. No entanto, foi considerável o número de pessoas que não responderam a pesquisa. A influência para isso levanta a discussão. Deixaram de gostar de futebol? Resultados ruins? Falta de estrutura? Violência? Pois é, o contexto é amplo.

O blog mensurou os dados de 2014 e 2013 juntos à mais recente estimativa populacional do Recife, através do IBGE. Neles, a torcida do Tricolor aumentou em 33.889, enquanto as torcidas do Rubro-negro e do Alvirrubro diminuíram 62.701 e 43.506, respectivamente. Considerando a margem de erro, é possível enxergar empate técnico tanto entre Sport e Santa quanto entre Santa e Náutico.

Instituto Maurício de Nassau / Recife 2014
Período: 9 a 10 de janeiro de 2014
Público: 624
Margem de erro: 4,0%
População estimada (IBGE/2013): 1.599.513

1º) Sport – 28,4% (454.261)
2º) Santa Cruz – 21,2% (339.096)
3º) Náutico – 13,3% (212.735)

Outros times – 3,0% (47.985)
Sem clube – 26,0% (415.873)
Sem resposta – 8,2% (131.160)

Instituto Maurício de Nassau / Recife 2013
Período: 7 a 8 de fevereiro de 2013
Público: 624
Margem de erro: 4,0%
População estimada (IBGE/2013): 1.599.513

Sport – 32,32% (516.962)
Santa Cruz – 19,07% (305.207)
Náutico – 16,02% (256.241)

Outros times – 0,47% (7.517)
Sem clube – 32,1% (513.443)

Pesquisa de torcidas no Recife, em 2014, através do Instituto Maurício de Nassau, do portal Leia Já

74 Replies to “Mapeamento municipal de torcidas: Recife (Maurício de Nassau/2014)”

  1. Pingback: Recife melhora aeroporto e porto, mas reclama de pressão sobre famílias - Rede Brasil Atual

  2. Pingback: Mapeamento municipal de torcidas: Recife (Datamétrica/2015) | Blog de Esportes

  3. não conheço ninguém que foi perguntado qual é seu time ? pesquisa mentirosa , fala sério né ?

  4. eu nunca fui perguntado , que pesquisa mentirosa é essa , pesquisaram mais de seis milhoes depessoa foi ?

  5. o mudão!! do arruda a torcida mais apaixonada, ela não vai ao campo enxer, o campo pra dizer que é maior não” sabe pq ela vai? pq ela tem time, ela joga com o seu time, agr burrusnegros so pra calar vcs vcs não jogam com seus times e ficam pela internet o sport é a maior torcida do nordeste etc… não pq 1 lembra na final SANTA CRUZ X BETIM?? agente ainda tava na série C e foram la jogar com o SANTA CRUZ mais de 60 vozes sabe pq??para mostrar que a cobra é grande seja qual for “”então torcedor que dizem ser torcedor”” O SANTA quando joga a jovem passa mal ta ligado que a maior é INFERNO CORAL (morô) santa joga junto e vcs burros-negros já chega de dor de cotovelo né pq a gente é tri em cima de vcs e vai ser tetra .espera só a cobra crescer mais ela ainda está pequena mais calma ela ta crescendo aos poucos.agr xiu burro-negro :p.

  6. A torcida do santa cruz passa fome só lota estádio com o todos com a nota ,sem o todos com a nota não lota nem o estádio do central,e a torcida rubro negra só não lota mais a ilha porque é exigente ,não e feito a do santa cruz que vai ver ate o íbis jogar.

  7. BALADA, QUEM ARRUMA DESCULPAS SÃO VCS. AS PESQUISAS ESTÃO AÍ PRA COMPROVAR. PORQUE VCS NUNCA GANHAM AS PESQUISAS? KKK

  8. Saudações Corais!!!
    O Galo da madrugada tem 36 anos e a Torcida modista da coisa só vem falar de galo da Madrugada de 2010 pra cá kkkkkkk Pq? Pq?? Pq???
    Pq vcs modista só se apegam na fase boa, se iludem com pesquisas.
    Minha massa Coral é desde SEMPRE!
    Vão lá, gritem, se rasguem no Galo que A NAÇÃO CORAL VAI Comemorando OS TITULOS E já já a modinha burrunegra nem no Galo vai ter mais…
    Já não vão pra campo, Desculpas e mais Desculpas pq isso pq aquilo a mais ridícula que eu ouvir foi na minha pelada dia de Quinta a noite um Modista falando que ” EU NÃO VOU E TEM MUITA GENTE QUE NÃO VAI PQ ACHA QUE VAI TODO MUNDO E NÃO VAI TER LUGAR” kkkk
    Um piada de um sem noção megalomaniaco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    AQUI EM PERNAMBUCO SÓ TEM UMA TORCIDA DE VERDADE E ESSA NAÇÃO É TRICOLOR O TRICOLOR DO POVO A MASSA SANTACRUZENSE………
    #vamoSanta Junta Mais Esta Vitoria

  9. Não coloquem estrela de barro no peito, e evite a mediocridade de dizer campeão brasileiro…
    passa fomes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Um ano antes, o Sport tinha 32% e o santa 19%. Depois de mais um título estadual do Santa, o Sport passou para 28% e o Santa subiu para 21%. Neste ano do centenário e com mais títulos, talvez as pesquisas reconheçam qual sempre foi, de fato, a maior torcida de Pernambuco (previsão: Santa 25%, Sport 24%), mesmo sendo feita pesquisa onde melhor convém ao pesquisador. E não esqueçam, o gigante voltou!!!! Rumo à hegemonia do futebol nacional!!!! Quem sorriu na caída vai chorar na subida!!!! Kkkk!!!! Aguenta coisa!!!!

  11. Quando virtualmente… se trata de quem fala mais palavroes, latidos grunidos…etc..parece tudo igual
    Mas, fatos e dados sao fortes!!!
    -TODOS institutos de pesquisas,unanimidade total!!!- !!!

    SPORT a maior torcida do estado e no Brasil tb!!!

    os caras,tricoco.. ,analfabetos…nao sabem o qual é a base matematica das pesquisas,ai desconfiam, “oxi!!!”

    eu ate perdoo eles…sabe???

    Mas olha so: Que titulos relevantes nautic ou canta cruii tem????

    so quero q vcs parem a fofoca ,futil..ingenua por 1 minuto…hehehhehe, e me digam “claramente” que titulos importantes os dois somados ate, tem a nivel nacional????????

    Fofocas ,disse-me-disse ,magia negra,macumba arruacas vcs são os maiorais mesmo!!!!!!!

    sao campeoes de FUTRICAS !!

    Dai vcs nao evoluem jamais!!!!!!!

    Essa torcida ,sofrida..rudimentar,zumbilesca,brancaleonica,prototipos do homo sapiens.. do çanta cruiui,

    me lembra os histerico seguidores de antonio conselheiro ,num fanatismo em pleno seculo 21…
    essa sofrida torcida sem titulos importantes,tendo como idolo um caca-roedores….so vai a estadio com esmolas do governo..e so!!

    qdo o ingresso é pago, essa sofrida torcida so çanta cruiii se transforma numa torcida do tipo da barbii..e so!!!

    Hoje,pela 1 vez na estoria sofrida vai jogar numa ARENA!!!!!
    contra o baLêa!! ja pensaram quanta honra????

  12. Torcedores do Santa Cruz, todo mundo sabe que a torcida do Santa Cruz é a que mais comparece aos estádios, por diversos motivos, especialmente por conta do gigantesco benefício proporcionado pelo programa Todos Com a Nota, contemplando os tricolores com o dobro de ingressos dados aos adversários. No entanto, isto não significa dizer que o Santa Cruz tem a maior torcida ! De forma alguma ! Sou torcedor do Sport e dificilmente vou ao estádio ! E assim ocorre com grande parte da torcida rubro-negra. Todas as pesquisas, de qualquer instituto de pesquisa, ao longo de todos esses anos, já provou e comprovou que a torcida do Sport é a MAIOR.

  13. EM TODO LUGAR O TIME QUE TEM MAIOR TORCIDA GANHA NAS PESQUISAS. SERÁ QUE SÓ AQUI DÁ ERRADO SEMPRE? KKKK
    ESSA TORCIDA DO SANTA É RIDÍCULA. QUER SER A MAIOR APULSO.

  14. PESQUISA NACIONAL: O SPORT GANHA
    PESQUISA ESTADUAL: O SPORT GANHA
    PESQUISA MUNICIPAL: O SPORT GANHA
    PESQUISA EM CARUARU: O SPORT GANHA
    RESUMINDO: NÃO HÁ O QUE DISCUTIR

  15. O GALO É A MAIOR AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS EXISTENTE EM PERNAMBUCO. QUANDO SE PEDE O GRITO DAS TORCIDAS A DO SPORT É SEMPRE A MAIOR. QUER MELHOR EXEMPLO DO QUE O GALO DA MADRUGADA. ALGUÉM ARGUMENTA CONTRA ESSA?

  16. QUANDO NÃO HAVIA LIMITE DE INGRESSOS O SPORT COLOCOU MAIS DE 45.000 NA ILHA INÚMERAS VEZES. IMEGINE ESTES JOGOS EM UM CAMPO MAIOR. TÁ DUVIDANDO? VAI PESQUISAR. OUTRA COISA. ESTE MESMO SITE MOSTROU QUE OS JOGOS DE MAIOR AUDIÊNCIA SÃO OS DO SPORT. TODAS AS PESQUISAS COMPROVAM. NÃO HÁ O QUE DISCUTIR. SPORT: A MAIOR SEMPRE.

  17. sem o todos com a nota a santa não lotou nem o estadio do central!!!!! já a torcida do sport lotou uma avenida inteira!!!! tento ser humilde, mas, o sport não deixa!!!!! só tem sport, o resto é de segunda. o que sobra, é serie b

  18. Saudações Corais!!!
    Alo Ensino Superior, tu vem com desculpas que meu time é que tem o estadio que cabe 60 mil, mas o Hino do Santa Cruz é de 1952 e nosso ARRUDÂO começou a ser construído em 1965 e só em 1982 teve sua ampliação finalizada e mesmo antes disso em 1952 o Hino coral já falava “Santa Cruz
    Uma voz proclama e canta
    É a voz das multidões.
    Santa Cruz, querido Santa!
    Campeão dos campeões
    Esta multidão tamanha,
    Lembra o ouro que se apanha
    Nos cascalhos e na lama
    Esse ouro é sangue, é vida,
    É delírio, raça, e amor,
    A bandeira tão querida,
    A bandeira tricolor ”
    Em 1952 os Irmãos Raul do Rego Valença e João Vitor do Rego Valença fizeram o Hino das multidões .. EM 1952 QUANDO A MASSA NÃO TINHA NEM ESTADIO…Então burrunegro, ESSA MULTIDÃO TRICOLOR É COM ESTADIO OU SEM VALEW!!!
    DALE SANTA!!!!!!!!!!!

  19. Ô bando de mamão tricocôres… pensam que ter boa média em um campeonato com menos da metade de jogos do que pontos corridos é grande coisa é? kkkkkkkkkkkk bobinhos, quero ver esse ano com 2 jogos por semana aqui em Recife quanto vai ser a média da tua torcidinha. O Sport é gigante hoje por ter uma torcida impaciente, que cobra títulos e não se contenta com pouco, se o time é ruim a gente protesta e não vai a campo, torcedor masoquista são as comadres tricobarbyes que quanto mais apanha, mais sorrir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*