Duas décadas depois da primeira visita, a Taça Fifa volta ao Recife

Chegada da seleção tetracampeã mundial no Recife, em 19 de julho de 1994. Fotos: Diario de Pernambuco

O Recife viveu um dia inesquecível em 19 de julho de 1994. Há vinte anos aconteceu na Avenida Boa Viagem a carreata do tetracampeonato mundial, com a Taça Fifa. Mais de 1,5 milhão de pernambucanos tomaram conta da orla no desfile dos campeões, na primeira parada no país.

Era uma ensolarada terça-feira, com ponto facultativo em toda a cidade. Na frente do carro do Corpo de Bombeiros, no desfile, estavam Ricardo Rocha e Romário, exibindo a taça. A festa durou o dia todo. Para se ter ideia, o Galo da Madrugada daquele ano teve um milhão de pessoas.

Relembre: imagem 1, imagem 2 e imagem 3.

Em 2014, Pernambuco voltará a receber o troféu da Copa do Mundo, mas em uma passagem organizada, sem alvoroço, através da visitação oficial.

O Recife receberá a taça nos dias 23 e 24 de maio, em evento gratuito. No Brasil, todas as capitais estaduais serão visitadas. Confira o tour.

A chegada do maior troféu do futebol acontece na reta final do tour de 267 dias, passando por 89 países. Antes, foram 28 nações em 2006 e 84 em 2010.

A famosa peça dourada foi criada pelo italiano Silvio Gazzaniga, em 1974, com 36,8 centímetros e 6,175 quilos, sendo cinco de ouro 18 quilates.

Antes da final no Maracanã, vale conferir o troféu em terras pernambucanas…

One Reply to “Duas décadas depois da primeira visita, a Taça Fifa volta ao Recife”

  1. Eu fui nesse desfile da taça em 94. Peguei um trânsito do kcete. Morava em Rio Doce e o trânsito já estava caótico desde Bairro Novo. Foram mais de 4hs p/ chegar em Boa Viagem, isso pq fomos pela manhã bem cedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*