A experiência de Sherlock como ideal na escola dos novos árbitros do estado

Argemiro Félix, o Sherlock, árbitro do futebol pernambucano nas décadas de 1940, 1950 e 1960. Fotos: Arquivo/DP/D.A Press

Reconhecido pela qualidade técnica, Argemiro Félix de Sena foi o árbitro que mais apitou na história do futebol pernambucano. Em 28 anos de carreira, foram 353 jogos no estado, segundo os dados do pesquisador Carlos Celso Cordeiro.

Argemiro foi o primeiro juiz de Pernambuco no quadro da Fifa. Com um uniforme todo preto, costumava gritar “É a lei!” ao ser interpelado pelos jogadores. E olhe que era comum mandar uns dois pra fora a cada noventa minutos…

Figura emblemática nos gramados recifenses, ele era conhecido como Sherlock, num apelido oriundo desde a juventude devido à fixação nos livros de Sherlock Holmes, o investigador criado pelo escritor escocês Conan Doyle.

Após pendurar o apito, também trabalhou no departamento de árbitros da FPF. Sherlock faleceu em 1991, aos 81 anos. Por todo este histórico, acabou homenageado em uma ideia que pretende requalificar a categoria no estado.

A FPF acaba de criar a Escola de Formação de Árbitros Sherlock, com o objetivo de renovar o (conturbado) quadro. São sete diretrizes, segundo a resolução, incluindo a formação inicial e continuada de árbitros, especialização, intercâmbios etc. O primeiro diretor-presidente será Salmo Valentim.

Na sua opinião, em quantos anos a Ceaf terá um quadro de formandos decente?

Árbitros que mais apitaram em Pernambuco
353 – Argemiro Félix
320 – Sebastião Rufino
261 – Manoel Amaro
253 – Gilson Cordeiro
214 – Wilson Souza

1º jogo de Sherlock: 12/05/1935 – Sport 5 x 4 Náutico (Estadual)
353º jogo de Sherlock: 02/06/1963 – Igarassu 1 x 1 Pesqueira (Copa do Interior)

5 Replies to “A experiência de Sherlock como ideal na escola dos novos árbitros do estado”

  1. Olha quem fala… 3 anos de roubos seguidos em finais de campeonato e o SPORT quem paga a comissão de arbitragem… aham, tricobarbie, senta lá!

  2. ESSA JUVENTUDE FRAQUÍSSIMA SHERLOQUE GRANDE ÁRBITRO DIGA-SE DE PASSAGEM BURRO NEGRO DOENTE MAS HONESTO. NÃO COMO OS WILSONS SOUZAS DA VIDA. O FUTEBOL DE PERNAMBUCO JÁ PRESTOU HÁ MUITO TEMPO……..AGORA SÓ VERGONHA.

  3. Não tinha conhecimento do tal Sherlock
    Vou te contar
    É cada figura…
    Definitivamente o futebol mais animado do brasil

  4. Enquanto o quadro de arbitragem estiver na folha de pagamento do Popóti, nunca.

  5. Isso é muito bom para o futebol de Pernambuco melhora a qualidade dos árbitros e do jogo, acontecendo menos erros, mas deveriam divulgar mais dizer onde se escrevem para temos novos árbitros, para mim e muito difícil ouvir falar de algo sobre colégio de árbitros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*