Planos B e C na berlinda para os campos oficiais de treinamento da Copa no Recife

Estádio do Arruda e campo do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), as opções para Campo Oficial de Treinamento (COT) no Recife. Crédito: Google Maps

Oito das doze sedes do Mundial de 2014 terão mais de quatro jogos, incluindo a Arena Pernambuco, com quatro na fase de grupos e uma nas oitavas de final. Para estas cidades, a Fifa exige que a infraestrutura seja composta de um campo oficial de treinamento (COT) reserva, à parte dos dois obrigatórios.

Em Pernambuco, os centros de treinamento de Náutico e Sport foram os escolhidos para o Mundial. E o local reserva? Há um sério impasse.

Para 2014, a estrutura indicada no papel é o IFPE, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Com a burocracia, a verba acabou travada, segundo o secretário de Esportes e da Copa no Recife, George Braga. O orçamento é de R$ 4 milhões, dos quais R$ 1 milhão com o novo piso, com drenagem e grama bermuda, com dimensões 105m x 68m.

A liberação do dinheiro a menos de 70 dias para o início do evento deixou em xeque a estrutura. A prefeitura ainda avalia se é possível concluir a obra.

Vale lembrar que hoube o cenário com um campo reserva na Copa das Confederações, em 2013. Os campos originais eram o CT do Timbu e o Arruda. A existência de um plano B foi essencial, pois o estádio coral foi vetado pela má situação do gramado e do túnel de acesso. Entrou em ação o CT do Leão, que também foi criticado, por causa do acesso, sem asfalto algum.

Novamente em junho, no inverno, a Copa no estado deverá contar apenas com os CTs de alvirrubros e rubro-negros. Os dois locais receberam investimentos da prefeitura, melhorando o acesso. Mas que não seja preciso usar de novo um campo reserva… Era pra existir.

3 Replies to “Planos B e C na berlinda para os campos oficiais de treinamento da Copa no Recife”

  1. O Santa Cruz deveria NEGAR a cessão do Arruda para a FIFA. Viram o que aconteceu na Copa das Confederações. Acabaram com o gramado. Além de NEGAR , o tricolor deveria dar, também, uma ” BANANA” a esses ladrões internacionais e à sua corja de nativos da terrinha, bajuladores, corruptos e puxa-sacos.

  2. Flávio falou tudo.
    Há muita burrocracia q só atrapalham os investimentos e servem como válvula p/ se “gastarem” mais dinheiro e aumentarem o custo das obras.
    E p/ q as obras sejam liberadas ñ é questão de se fazer uma detalhada análise técnica nem nada, é só questão de “molhar a almofada”.

    E sobre o Arruda ser o plano B sou contra, ele já fizeram o estrago ano passado e, com certeza, piorariam a situação este ano.
    Além de estragarem o gramado, prejudicaram o Santa em seus treinamentos. Enquanto os adversários treinaram no período da Copa, o Santa teve q ficar pulando de casa em casa e só treinou p/ valer na última semana antes do reinício do campeonato.

  3. Cássio, eu trabalho no setor público e sei que o grande problema dessa burocracia é fluxo de tomada de decisão. Todo processo para ser aprovado tem que passar por muito gente para receber a autorização, o velho e antigo carimbo. Essas pessoas não servem para nada, apenas trabalham para atrapalhar e receber o seu salário no final do mês. A aprovação da Arena do Sport passou por toda BURROCRACIA. Não existe nada de estudo, análise técnica, pois a grande maioria desses técnicos não sabem de bosta nenhuma, isso mesmo. Pois, se NÃO atrapalhar já dá grande contribuição. Ninguém muda essa estrutura ultrapassada por que essas pessoas sempre estão ligadas a algum padrinho político e quando se tentar mexer nessa galera a gritaria é muito grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*