Antes do Grito da República, o grito do abandono

Estádio "Grito da República", em Olinda. Fotos: Olinda FC/facebook

A construção de um estádio de futebol com capacidade para 10.700 pessoas, em Olinda, tornou-se num dos maiores escândalos do esporte no estado.

A ordem de serviço para o empreendimento em Rio Doce foi assinada em 2008. Inicialmente, seriam R$ 7,1 milhões, com investimentos do Ministério do Esporte e da Prefeitura de Olinda.

No entanto, a obra está paralisada há 17 meses, para ajustes num projeto executivo aprovado na gestão passada, do mesmo partido diga-se. Agora, a expectativa é que o gasto passe dos R$ 10 milhões.

Em um vídeo da própria gestão, o prefeito Renildo Calheiros estipula dezembro deste ano como a data da inauguração.

Curiosamente, a ideia era ter inaugurado o estádio em dezembro de 2013, inscrevendo o local nos Centros de Treinamento de Seleções (CTS), da Copa do Mundo.

As fotos com o abandono já foram postadas e comentadas no blog (veja aqui).

Após um trabalho básico de limpeza no local, o prefeito enfim reapareceu na área.

Basta assistir ao vídeo para conferir o entusiasmo do gestor com a obra mais inacabada dos últimos tempos.

“A arquibancada está pronta. Falta o gramado, acabamento, iluminação…” Só!?

O prefeito também revelou o nome oficial do estádio, “Grito da República”. Se fosse “Grito do Abandono” também seria pra lá de válido.

18 Replies to “Antes do Grito da República, o grito do abandono”

  1. Parabéns, Cássio! Essa fiscalização sempre atenta e a imparcialidade é justamente o que te dá tanta credibilidade. É claro que os afetados pela crítica justa vão tentar se defender, mas é muito bom que temos jornalistas como vc que têm coragem de denunciar esse tipo de incompetência (e outros mais, como os recorrentes públicos-fantasmas ano a ano)

  2. A tropa de choque de Renildo, ocupantes de cargos comissionados na prefeitura de Olinda, invadiram o blog para defender o indefensável e denegrir a imagem de Cássio.

  3. Caro Matheus Lins,

    Vamos admitir que o motivo pela paralisação seja mesmo o que você relatou (tenho minhas dúvidas). Então partimos para os seguintes questionamentos:

    1) No projeto do estádio não tinha previsto o esquema completo da parte elétrica? Deveria ter
    2) Porque a empresa em segundo lugar não foi acionada para a conclusão da obra?
    3) Esse problema justifica num aumento de mais de 3 milhões de reais referente ao projeto inicial? Se sim, o erro foi do projeto elaborado pela prefeitura.

    Não me venha dizer que o prefeito Renildo Calheiros dedica a vida à população. Por favor, você não está falando com eleitores cegos nem como analfabetos funcionais. Peço que respeito nossa inteligência antes de escrever um absurdo desses.

    O prefeito é MUITO incompetente e mais do que isso, é EXTREMAMENTE descompromissado com a cidade. Basta passar por Olinda para constatar a BADERNA que é a cidade atualmente.

    Também aceite minhas críticas como construtivas.

    PS: Cássio atualmente é o repórter (na minha opinião) mais imparcial em suas opiniões.

  4. Que absurdo. Não sou cidadão de Olinda, mas senti como se o senhor prefeito chamasse todos os olindenses de otários. A palavra é essa mesma. Surreal o discurso proferido com as imagens mostradas. Lembrando que é apenas uma amostra dessa administração. Olinda não merece isso!

  5. Bom dia Cássio,
    Esses senhores que estão defendendo tão fortemente o Nobre Prefeito Alagoano devem ter alguma participação também, pode ter certeza, como o cara defende uma safadeza dessas. 10milhões e só tem a arquibancada, acho que vão usar para Vaquejada, o poeirão de Olinda.

  6. Impressiona a quantidade de patrulheiros que apareceram para defender o indefensavel. O projeto executivo foi elaborado sem a participaçao da prefeitura? Geralmente contrata-se profissionais para suporte e elaboraçao de pareceres tecnicos, jamais para confecçao do projeto executivo de forma exclusiva. No quadro da prefeitura nao ha engenheiros? E mais: SEIS ANOS pra construir isso? 17 meses pra corrigir o suposto erro? Sou de Olinda, mas moro fora. Fiquei impressionado com o total abandono da cidade. O prefeito nao nega suas origens: IRMAO DE RENAN CALHEIROS.

  7. Sou de Rio doce e quero o melhor para meu bairro e sei das dificuldades de Olinda mais confio nesta praça esportiva que esta surgindo no meio do nada em um lugar antes cheio de mato, drogas e crimes.
    Um voto de confiança é que tem que ser colocado agora criticar radicalmente fica parecendo coisa pronta e comprada…
    Fé em Deus!!!!!!!!!!!!!!

  8. Mas você acha mesmo que isso que está fazendo é jornalismo?
    Onde está o contraditório, a opinião da outra parte, usa expressões desrespeitosas, insinua inverdades, usa imagem de terceiros sem registrar a fonte.
    Acho que você tem todo direito de fazer a critica, só não deve ser desleal, antidemocrático, manipulador.
    Lute o bom combate, eleve seu nível, faça o bom jornalismo.
    Ouça a posição dos gestores responsáveis pela obra.
    Fico feliz em ver nossa cidade conquistando um estádio desse porte, que ainda terá equipamentos de laser e um campo para peladeiros da comunidade, estacionamento, colocando Olinda na condição de receber jogos da primeira divisão do estadual, local que em breve o Olinda FC ocupará.

  9. Vou só testar, para ver se esse jornalista realmente é democrático. É fácil falar de um gestor público, mas vamos ver se ele deixa que os seus leitores falem dele.

    Caro Cássio, como todos sabemos, você é o repórter das obviedades, sempre fala o que todos já sabem e tenta ser o descolado e inovador. Que diga-se de passagem, de inovador você não tem nada. É duramente manipulador e utilizador do “ctrl + C, Ctrl + V”. Até ai, tudo bem. Já vimos na história do futebol, vários jornalistas limitados como você. Superamos isso facilmente.

    Mas fiquei de fato incomodado com essa sua matéria. Desrespeitosa com a história da cidade de Olinda e com o conjunto de sua população. Criar rótulos, só mostro o quanto limitados és. Acredito que para poder divulgar uma matéria, um jornalista sério, que não é o seu caso, deva buscar fontes seguras e comentar a partir de fatos. Sabe-se que no Brasil, o Estado foi burocratizado pelos endinheirados para que não funcionasse, para que prestasse péssimos serviços. Tudo isso para justificar a venda e a entrega de setores importantes de nossa economia. Aconteceu assim com nossa telefonia, companhias elétricas e a principal mineradora.

    Pois bem, partindo desse pressuposto, gostaria que você deixasse a preguiça de lado e procurasse se informar sobre quais motivos fizeram a obra do estadio de Rio Doce parar. Acredito que seria muito mais justo e democrático para garantir um jornalismo de qualidade. A empresa que era contratada, fez o projeto executivo da parte elétrica de maneira equivocada. Graças a fiscalização da Prefeitura, esse equivoco foi percebido a tempo, pois inviabilizaria o projeto por completo caso tivesse sido levado ao fim. A obra parou e a prefeitura acionou a empresa na justiça, pedindo ressarcimento da parte empregada de maneira errada e iniciou um novo processo licitatório para dar continuidade a obra.

    O estadio, tinha-se a ideia, de funcionar como campo auxiliar para a Copa. Mas a construção dele, não foi pensada apenas para o mundial. Foi pensado para a população de Olinda. Até porque, seria um absurdo construir um estadio desse porte para um evento que dura apenas 1 mês.

    Espero que da proxima vez você seja mais prudente e menos desrespeitoso com as pessoas que dedicam sua vida em defesa da melhoria da qualidade de vida da população. Seu trabalho de criticar sem ter informações é muito fácil. Se você se esforçar mais, na próxima, conseguirá uma matéria mais correta e de qualidade.

    Entenda minhas criticas como construtiva. Abraço!

  10. esse prefeito é uma piada! na hora do voto espero que os eleitores lembrem o que foi esta administração e não apoiem o que o prefeito apoiar para as proxímas eleiçoes,o pior é que entra um sai outro e um é pior que o outro,cada um que passe a mão ,olinda não mereçe esses prefeitos,jacilda depois luciana e agora renildo ,meu deus um pior que o outro e a filha da jacilda também que entrar, outra piada.rezo todos os dias pedindo um prefeito deçente.

  11. Só espero que não coloquem postes de iluminação dentro do campo, no Olindão, os postes ficam ao lado do gramado prejudicando a visão do jogo!!
    Olinda não te merece!!

  12. O ESTÁDIO ESTÁ QUASE PRONTO, PRONTO ?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    SÓ FALTA O GRAMADO, A ILUMINAÇÃO E UMA PARTE DA ARQUIBANCADA.

    E PIOR AINDA VEM FALAR EM PAPAI NOEL ??

    É PRA RIR.

  13. e melhor votar,nunha JIRICA,do que acreditar,em papai noel,e prefeitos. que baderna,que zorra ta essa politica pernambucana.

  14. Esse cara é muito ridículo, cansei, não falo mais, lamento d+ termos este prefeito Calheiros

  15. Esse cidadão alagoano é mais “cara de pau” que seu irmão Renan Calheiros. De fato, Olinda não tem sorte com prefeitos. Não seria uma má idéia anexar Olinda a Recife.

  16. Não era bem mais fácil anexar essa cidade dormitório a Recife ? Olinda não passa de um bairro com prefeitura!!!

  17. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK esse renildo é uma comédia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*