As ramificações das uniformizadas com a Jovem, Inferno Coral e Fanáutico

Torcidas organizadas no futebol brasileiro

A Jovem (Sport) é parceira da Camisa 12 (Inter), que é rival da Geral (Grêmio), que é aliada da Fanáutico (Náutico), que por sua vez alimenta uma rivalidade com a Inferno Coral (Santa), parceira da Galoucura (Atlético-MG), que é inimiga da Máfia Azul (Cruzeiro), facção ligada à Jovem (Sport)… Entendeu? Pois é.

A cena é comum no Recife, em Salvador, São Paulo, Porto Alegre ou qualquer outra grande capital. A torcida organizada visitante, de outro estado, recebe o apoio da uniformizada do rival local do adversário. Um complexo e perigoso trato baseado nas ramificações das “torcidas organizadas aliadas”.

Existem seis grandes grupos, que acirram ainda mais as rivalidades, até em clubes sem tradições do tipo. Como, por exemplo, Santa Cruz x Paraná, no Arruda. A Fúria do Paraná é parceira da Jovem do Sport, que integra também a “união do punho cruzado”. Por isso, recebeu o apoio logístico (hospedagem, material e transporte) da facção pernambucana, incluindo a presença de membros.

O fato acabou levando à presença de Paulo Ricardo na fatídica partida

Em quase todos os jogos o cenário se repete, com maior ou menor intensidade, dependendo do tamanho da “TO”. Abaixo, as ramificações dos maiores grupos do estado, em ação nos bastidores à parte da proibição da justiça nos estádios.

Torcida Jovem (Sport) – 90 mil membros
Principais aliadas: Máfia Azul (Cruzeiro), Independente (São Paulo), Jovem Fla (Flamengo) e Camisa 12 (Inter)

Torcidas uniformizadas aliadas da Torcida Jovem (Sport)

Inferno Coral (Santa Cruz) – 80 mil membros
Principais aliadas: Força Jovem (Vasco), Galoucura (Atlético-MG), Bamor (Bahia) e Mancha Azul (CSA).

Torcidas uniformizadas aliadas da Inferno Coral (Santa Cruz)

Fanáutico (Náutico) – 20 mil membros
Principais aliadas: TUP (Palmeiras), Geral (Grêmio), Jovem (Botafogo) e Cearamor (Ceará)

Torcidas uniformizadas aliadas da Fanáutico (Náutico)

23 Replies to “As ramificações das uniformizadas com a Jovem, Inferno Coral e Fanáutico”

  1. A mãe de um torcedor que ficou tetraplégico após ser vítima de violência no estádio do Arruda em 2007 precisa de ajuda. Veronaldo Silvino da Silva, 28 anos, sofreu um afundamento no crânio após levar uma pedrada na cabeça quando estava na fila da bilheteria para um jogo do Santa Cruz, no Arruda, na Zona Norte do Recife. Desde então, o jovem vive em uma cama, em estado vegetativo, sob os cuidados da mãe, em Peixinhos, Olinda, no Grande Recife.

    O que mantém a família são dois salários mínimos, que custeiam, principalmente, medicamentos, procedimento de limpeza e comida de Veronaldo. Um dos salários é a aposentadoria dele, enquanto o outro é pago pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A mãe do jovem diz que não possui assistência médica e que não consegue atendimento eficaz no posto de saúde local.

    Se você quiser ajudar Veronaldo com doações ou de alguma outra forma que achar melhor, é só se comunicar com a mãe do rapaz pelo telefone 8691-7807.

    Esse foi mais uma vitima da covardia dessa gangue no arruda..

    Atacar pessoas sem chances de defesa ,covardes!!!!!

    Ja houve outro arremesso de latrina na ilha do retiroha alguns anos atras.. pela torcida selvagem ,atualmente indiciada..
    Esse tipo de crime ja foi planejado e executado varias vezes. no passado recente..
    E a Justica fica so olhando…sem fazer nada!!!
    (Gracas a Deus nao atingiu ninguem.)

  2. É meus senhores parece que o assassino não é tão inofensivo como quer fazer crer o seu “adevogado”, vejam:

    Sete anos de impunidade, Veronaldo Silvino foi atingido por um tijolo jogado do anel superior do Arruda, situação idêntica à que vitimou Paulo Ricardo Gomes;

    Everton Felipe Santiago de Santana, 23 anos, era um veterano da Inferno Coral. Frequentava a torcida pelo menos desde 2008, quando ainda era menor de idade.
    Everton, conhecido como Ronaldinho entre os integrantes da facção, costumava viajar com a uniformizada para outros Estados. No ano passado, inclusive, participou da briga generalizada contra integrantes de uma organizada no CRB, em Maceió, que custou ao Santa Cruz a perda de três mandos de campos na Copa do Nordeste deste ano.
    No Fotolog (rede de compartilhamento de imagens), Everton Felipe postou várias fotos de viagens com a Inferno Coral, em algumas, fazia questão de se vangloriar de confrontos contra torcidas adversárias.
    “Essa viagem vai ser a melhor. Nóis (sic) da TOIC (sigla da Inferno Coral) vai chegar daquele jeitinho de cão raivoso”, postou em 2009, junto a uma foto com integrantes da uniformizada em confronto com outra torcida.
    Em outra imagem, ele aparece ao lado de integrantes da organizada do Atlético-MG, Galoucura, “aliada” à Inferno Coral em um jogo na Ilha do Retiro. “É nóis (sic) do bonde dos 35 lá na Ilha. Foi tudo nosso no domingo. Nóis quebrou foi tudo (sic)”.
    Segundo a reportagem apurou a página do acusado no Facebook foi apagada logo após o assassinato da última sexta-feira.

    A Polícia/Justiça tem que solicitar ao Facebook o conteúdo da página do assassino, com certeza vai encontrar muita coisa.
    Por que a página foi apagada ???????
    Pode ter certeza qu tem mais gente envolvida !

    O povo de PE e do Brasil exige apuração e punição máxima a todos os envolvidos.

  3. O que resolve é punir os marginais das organizadas, não proibir as torcidas.

  4. Por causa desses monstros o futebol está do jeito que está. Entrem um dia em uma sede de “Organizada” pra vcs verem. É um mais mal encarado que o outro, chega dá medo, escondí logo meu celular, nunca mais.

  5. Copa do Mundo de Futebol, momento único para ganhar dinheiro com publicidades e venda de produtos, o futebol em nível internacional simbolizam a união e confraternização entre as nações e a valorização do esporte competitivo como um componente saudável para a vida.

  6. ACHO QUE A EXTINÇÃO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS NÃO VAI RESOLVER. ACHO QUE VAI SER O ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA DO PODER PÚBLICO. AS “CAMISAS” NÃO ENTRAM NOS ESTÁDIOS DE PERNAMBUCO HÁ ALGUNS MESES E, MESMO ASSIM CONTINUA ACONTECENDO BRIGAS FORA DOS ESTÁDIOS. E SÃO SEMPRE AS MESMA FIGURINHAS E SEMPRE NOS MESMOS LUGARES!!!!!!

  7. ACHO QUE A EXTINÇÃO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS NÃO VAI RESOLVER. ACHO QUE VAI SER O ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA DO PODER PÚBLICO. AS “CAMISAS” NÃO ENTRAM NOS ESTÁDIOS DE PERNAMBUCO HÁ ALGUNS MESES E, MESMO ASSIM CONTINUA ACONTECENDO BRIGAS FORA DOS ESTÁDIOS. E SÃO SEMPRE AS MESMA FIGURINHAS E SEMPRE NOS MESMOS LUGARES!!!!!!!

  8. o poblema nao e so as facçoes mas tambem os integrantes que de dela fazem parte nao e apenas nos jogos que acontece esse problema no dia a dia os jovens em especial estao cada vez mais demonstrando um compotamento estranho sem natureza humana

  9. Torcida organizada deveria fazer acoes comunitarias,visitar hospitais.. fazer festa,trazer mais torcedores para os estadios,sortear camisas e brindes do clube.. para os fãs do futebol..
    Mas a Gang Organizada, so quer vagabundar, ganhar dinheiro facil e viajar as custas dos clues, assaltar,fazer arrastões…destruir patrimono, e MATAR!!!

    E quem FISCALIZA isso e Pune excessos??——->NINGUÉM!!!

    Que triste realidade!!!!!!!

    CADÊ a JUSTIÇA ??

    Cade o estatuto do torcedor?

    cade o tribunal especial??

    A justiça so serve para NEPOTISMO e favorecimento dos ricos Desembargadores e “ADÉVOGADOS” que desfilam em suas Limosines Pretas com seus escritorios NO Palacio Joana Bezerra e com vistas para Boa VIAGEM!!!!

    Tudo se lixando para a “segurança” da População!!!!

  10. SE A IMPRENSA SABE DISSO A POLICIA TAMBÉM SABE , ENTÃO SÓ NÃO PRENDE ESSES CARAS SE NÃO QUISEREM!!!!!!!!!!

  11. Facínoras, acham que estão abafando, quando destróem a beleza do futebol. Idiotas e covardem, é o que são.

  12. O arruda nao tem manutenção nenhuma,fruto de administracoes “pateticas”(cabelereiro,vigilantes..so faltou ter presidente “pipoqueiro(sim aquele da carrocinha de pipocas.) ,teve presidente contratado..uma palhaçada a cada ano…..ate hoje em dia.
    Esse atual Presidente do santa é patetico,cara de vitima, coitadinho,mamando no pobre santa cruz..um clube que deve cair para 3 divisao com a pontuação que ta tendo na serie B..
    (no final todos tiram a BUNDA da seringa e o rapaz morre!,

    O Santa cruz deveria pagar o salario dele calculado por 35 anos de vida!!!!(vida profisisonal,ate aposentadoria…)

    Observacao:Deveriam chamar “Torcidas Organizadas” de ————————>”Criminosos Organizados” para assaltar, atemorizar,destruir e Finalmente MATAR pessoas inocentes e sem chances de se defender(sem chances de defesa)

  13. O estado atual do arruda dá medo pela insegurança da estrutura ja aprodecida” do estadio velhoe sem consevação pois o clube esta falido..

    E tambem da medo pela insegurança que essas quadrilhas organizadas promovem com tendencias para matar, ferir,aterrorizar..ate a policia deve ter mêdo,ao que parece..!

    O arruda nao tem manutenção nenhuma,fruto de administracoes “pateticas”(cabelereiro,vigilantes..so faltou ter presidente “pipoqueiro(sim aquele da carrocinha de pipocas.) ,teve presidente contratado..uma palhaçada a cada ano…..ate hoje em dia.
    Esse atual Presidente do santa é patetico,cara de vitima, coitadinho,mamando no pobre santa cruz..um clube que deve cair para 3 divisao com a pontuação que ta tendo na serie B..
    (no final todos tirama BUNDA seringa e o rapaz morre!,

    O Santa cruz deveria pagar o salario dele calculado por 35 anos de vida!!!!

    Observacao:Deveriam chamar “Torcidas Organizadas” de ————————>”Criminosos Organizados” para assaltar, atemorizar,destruir e Finalmente MATAR pessoas inocentes e sem chances de se defender(sem chances de defesa)

    A Justica estadual e federal so quer saber de ter mordomias com SEDES suntuosíssimas e Carros pretos blindados..salarios altissimos.($$$$$). e, em contra partida(na contra-mão) —>Providencias praticas ate hoje nenhuma!

    Uma vergonha!!!

    nao fazem nada pela população!!

  14. POIS É, A FANÁUTICO TAMBÉM É ALIADA DA TERROR BICOLOR DO PAYSANDU, APESAR DE TER DITO QUE A FANAUTICO TAMBÉM É ALIADA DA TORCIDA DO PAYSANDU, EU NÃO PERTENÇO E NUNCA VOU PERTENCER A ESSAS ORGANIZADAS A NENHUMA EU SOU UM TORCEDOR COMUM QUE VAI PARA APOIAR O TIME NÃO ORGANIZADAS OU FACÇÕES COMO QUEIRAM, EU SÓ ME LEMBREI DO JOGO PAYSANDU X SPORT AQUI NO RECIFE E VI PELA TV A TORCIDA DO NÁUTICO ( FANAUTICO ) JUNTO COM A TORCIDA DO PAYSANDU AI EU PESQUISEI E TIVE A CONFIRMAÇÃO DE QUE SÃO ALIADAS.

    ISSO SINCERAMENTE DEVIA ACABAR, TORCIDA ORGANIZADA É PRA FAZER FESTA NO CAMPO, NÃO PRA BRIGA DENTRO OU FORA DELE.

    ISSO O QUE ACONTECEU, FOI UM RETRATO DO QUE EU DISSE A ALGUM TEMPO ATRÁS QUANDO SAIU A PROIBIÇÃO AS ORGANIZADAS DAQUI DE PERNAMBUCO, MAIS UMA PROVA QUE NÃO ADIANTA PROIBIR ELAS DE ENTRAR COM BANDEIRÃO, CAMISAS OU BATERIAS, ISSO NÃO ADIANTA, O QUE TEM QUE HAVER É MAIS RIGOR NAS LEIS, E FAZER LEIS ESPECIFICAS E APLICAR CORRETAMENTE ESSAS LEIS, COMO TAMBÉM O CADASTRO DESTAS TORCIDAS.

  15. Não existe inocente em TO´s. Falo por experiência própria. Acompanhei jogos em PE por muitos anos. E pude perceber que a diversão deles é vandalizar e mostrar superioridade na porrada. Vão armados naqueles bandos que caminham até os estádios, existem carros que dão suporte, por isso, as armas não são encontradas em revistas policiais. Eu ficava perto da uniformizada até o cheiro de maconha subir. Então, me afastava. No fim do jogo marcam as brigas e os presidentes das torcidas são os mediadores. Não se enganem, eles gostam é de acabar uns com os outros e com tudo e todos que tiver pela frente. O rapaz morreu de graça, poderia estar em casa tranquilo. Mas preferiu dar “suporte”. Nesse contexto eu posso dizer que quem está na chuva é pra se molhar. Essa turma vai para o campo disposta a tudo. E alguém sempre vai levar a pior. Talvez esse rapaz tenha levado a melhor noutros momentos, infelizmente, chegou a vez dele sair por baixo. Essa é a realidade das TO´s. Viram quantos da uniformizada estavam no enterro? Muitos, né!? Isso me diz que ele era ativo e membro ativo de organizada sabe de tudo, não tem nada de inocente! Assumem o risco quando se expõem dessa forma. Lamentável!

  16. A realidade é de que não existe nenhum inocente nestas torcidas. Frequentei por muito tempo estádios em PE. Por essa aproximação e por causa da bonita festa que fazem na arquibancada, tive uma aproximação com uma uniformizada. Mas era só pular um pouquinho, acender um sinalizador, quando era permitido, e nada mais. Saia de perto quando subia o cheiro de maconha. Eles vão armados aos estádios e a grande diversão é mostrar quem é melhor que o outro na porrada. A idéia é ser maior, roubar camisas, etc. O jeito é banir todas as TO´s e os bons torcedores conseguirão embelezar os estádios de outra forma.

  17. A aliada da Inferno Coral aqui em SP é a Mancha Verde do Palmeiras.

    Infelizmente oq antigamente as TOs serviam p/ fazer uma festa diferente nos estádios, agora servem como proteção aos bandidos. Eles veem q nunca são punidos e se travestem com uma camiseta p/ cometerem seus delitos.
    Ñ vejo o fim das TOs como solução, mas sim q o criminoso responda criminalmente por todo e qlq ato.

  18. Interessante, Washington, a Rádio Ilha pertence ao Sport Club do Recife ou à Torcida Jovem? Não tem nada que estar saudando facção de T.O. de adversário no futebol. Pode sim dar boas vindas aos torcedores rivais, mas diretamente à T.O. não! Se isso acontece, tratem de demitir o atual locutor da Rádio Ilha, seja ele quem for!

  19. Coisas interessantes a perceber: Todas os símbolos das T.O. utilizam elementos de força, ódio, morte (músculos preponderantes, caras raivosas e caveiras). Os que apresentam feições, todos com olhares intimidadores. Outros dados interessantes: as 3 grandes do recife somam respectivamente: 90 mil, 80 mil e 20 mil integrantes. A maior prova que eles não amam seus clubes é a quantidade de sócios de cada um dos clubes. Se ao invés de se associarem à T.O. eles se associassem aos clubes, teríamos muito mais retorno financeiro. Fora que nem Jovem, nem Inferno, nem Fanáutico, disponibilizam piscina, quadras esportivas e eventos sociais para seus integrantes e os clubes sim. Enfim…

  20. Cassio, eu como mineiro radicado em Pernambuco desde 99 sinto uma certa tranquilidade em ir para os jogos do Sport, justamente por conta desta “parceria” entre Máfia Azul (Cruzeiro) e TJS (Sport). Isso é claro inclusive através da Radio Ilha, que deixa isso bem claro e dá as boas vindas não a torcida do Cruzeiro, mas sim para “a Máfia Azul, aliada da Torcida Jovem”… é desta forma mesmo, entre aspas que o sistema de som da Ilha do Retiro apresenta a torcida “adversária”.

    Por outro lado, nunca tive coragem de ir a um Cruzeiro x Santa Cruz, uma vez que a Galoucura (Atletico Mineiro) é aliada da Inferno Coral. Em 2006 mesmo ouve uma pequena confusão na saída com torcedores cruzeirenses.

    Já nas partidas contra o Náutico eu nunca tive nenhum temor, justamente porque não existe qualquer tipo de parceria entre as organizadas do Atletico Mineiro ou até mesmo do América Mineiro com a Fanautico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*