De uma grande derrota no Mundial até a CPI. Mas sem dúvidas sobre a escalação

Ronaldo sendo interrogado na CPI CBF/Nike em 10 de janeiro de 2001

A acachapante derrota brasileira na final da Copa do Mundo de 1998, com Zinedine Zidane comandando a França no 3 x 0, deflagrou uma crise administrativa na CBF, chegando a uma investigação através de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI). Duas, na verdade, com uma no Senado e outra na Câmara. A investigação foi até junho de 2001.

A diligência focou o milionário contrato entre a CBF e a Nike, assinado em 1996 e que renderia US$ 160 milhões durante uma década. Contudo, os interrogatórios se estenderam aos integrantes do Mundial. Foram chamados Zagallo, Edmundo e Ronaldo, com a suspeita de que a fabricante, patrocinadora do Fenômeno, tivesse pressionado na escalação no Stade de France.

Quatro edições depois, a Seleção voltou a sofrer um golpe duríssimo em campo. A humilhante derrota na semifinal, em casa, deixará marcas na história da paixão nacional. O 7 x 1 aplicado pela Alemanha pode ser o recomeço organizacional da Confederação Brasileira de Futebol.

Talvez não chegue a tanto, com uma nova CPI – uma ameaça constante à entidade. Mas, sobretudo, que os deputados não façam perguntas pertinentes como essas abaixo, em 10 de janeiro de 2001…

O sr. deputado Eduardo Campos – O Zagallo tinha… No esquema tático da Seleção, você tinha um papel… É fato, foi noticiado à época em alguns jornais, você tinha um papel na marcação do Zidane ou… ou isso é conversa do…

O sr. Ronaldo Luís Nazário de Lima – Quem tinha? Eu tinha um papel?

O sr. deputado Eduardo Campos – Sim, na… no esquema tático, na marcação do Zidane?

O sr. Ronaldo Luís Nazário de Lima – Isso vai ajudar muito na… na… na CPI?

O sr. deputado Eduardo Campos – Vai. Eu acho que vai. Senão, não teria perguntado.

O sr. Ronaldo Luís Nazário de Lima – Tudo bem. Eu não me recordo da marcação no Zidane, quem tinha que marcar.

O sr. deputado Eduardo Campos – Não recorda.

O sr. Ronaldo Luís Nazário de Lima – Tu diz na hora do gol do… do…

O sr. deputado Eduardo Campos – Não. Na hora do gol, não.

O sr. Ronaldo Luís Nazário de Lima – … ou durante o jogo?

O sr. deputado Eduardo Campos – Durante o jogo.

O sr. Ronaldo Luís Nazário de Lima– Ah, eu não me recordo quem deveria marcar o Dunga… o… o Zidane. Acho que quem deveria não marcou muito bem, também, não é?

O sr. deputado Eduardo Campos – Porque foram dois, né? (Risos.)

O sr. Ronaldo Luís Nazário de Lima – Pois é.

O sr. presidente (deputado Nelo Rodolfo) – Satisfeito, Deputado?

O sr. deputado Eduardo Campos – Satisfeito.

Pois é, acredite. Antes dos dois mandatos de governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) cumpriu três mandatos na câmara dos deputados, de 1995 a 2007, e foi um dos componentes da CPI CBF/Nike.

Sobre o relatório final, que acabou reprovado – sem surpresa alguma, como fica claro -, confira a íntegra do documento de 220 páginas aqui.

4 Replies to “De uma grande derrota no Mundial até a CPI. Mas sem dúvidas sobre a escalação”

  1. Surrealismo puro, sabia que a cara de pau de Campos vem de longa data. Estamos bem arranjados com esse tipo de político mesmo.

  2. Cara, tô chorando de rir aqui com esse seu resgate. Chorando de rir e morrendo de raiva. Isso só demonstra o trabalho sério que é feito lá na Capital Federal. Primeiro criam uma CPI pra investigar algo que o governo não tem nenhuma ingerência, segundo que o distinto deputado não sabia em absoluto o que estava fazendo ali… E todos eles sendo pagos por quem??? Por Rubro-negros, como eu, Alvirrubros, Tricolores e demais cidadãos país afora.

  3. Minha reaçao ao ler o texto é igual a quando estava 5×0 no 1° tempo: paralisada, olhando fixamente de boca aberta, sem acreditar no q vejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*