Os grupos do Nordestão 2015 e o novo caminho ao mata-mata

Zeca Brito e a Taça do Nordestão de 2015. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

O Recife foi palco de um evento bem organizado para o lançamento da Copa do Nordeste de 2015, com direito à apresentação da bola oficial, do novo troféu dourado e do mascote Zeca Brito. Claro, também foram sorteados os cinco grupos, numa transmissão ao vivo no canal Esporte Interativo.

Conforme informado anteriormente, Sport e Náutico foram cabeças de chave, junto a Bahia, Vitória e Ceará, através do ranking da CBF. Então, vamos aos grupos definidos e a uma breve análise do blog sobre os favoritos às vagas no mata-mata, a partir da tradição dos clubes envolvidos.

Em jogo, um título ainda mais valorizado pelo prêmio de R$ 3,185 milhões…

Grupo A – Vitória, América-RN, Confiança e Serrano
O grupo tem a presença de dois ex-campeões nordestinos, que inclusive disputaram a final de 1998, vencida pelo Mecão. O Leão baiano, tetra, é o favorito natural. Pela disparidade dos dois mais fortes para os demais, há chance de duas equipes avançarem.

Grupo B – Sport, Sampaio Corrêa, Coruripe e Socorrense
Sem dúvida, uma chave tranquila para o Leão da Ilha. Em busca do tetracampeonato, o Rubro-negro é favorito desde já à primeira colocação. Deve ter algum trabalho contra o Sampaio Corrêa, que o eliminou da Copa do Brasil de 2011.

Grupo C – Náutico, Salgueiro, Moto Club e Piauí
O Timbu terá mais uma vez um duelo estadual logo na primeira fase, desta vez contra o Carcará, em sua segunda participação regional. Outra curiosidade é a presença de times do Maranhão e do Piauí, as novidades desta edição.

Grupo D – Ceará, Fortaleza, Botafogo e River
É a chave mais equilibrada, com direito ao Clássico-Rei de Fortaleza. Tamanho equilíbrio, e consequentemente uma pontuação mais baixa no geral, deve complicar a ida do vice-líder às quartas de final. O Castelão deve registrar o maior público da etapa inicial.

Grupo E – Bahia, CRB, Campinense, Globo
Eliminado ainda na primeira fase nos últimos dois anos, agora o Bahia deve avançar. O tricolor da Boa Terra conquistou seu último título em 2002. Também é digno de nota o retorno do Campinense, o surpreendente campeão em 2013.

A tabela deverá ser divulgada em três semanas. No regulamento, serão cinco grupos de quatro times. Os cinco líderes e os três melhores segundos colocados avançam às quartas. No mata-mata a fórmula é a mesma da Copa do Brasil.

Nas quartas de final, a composição das chaves será a seguinte:

Melhor líder x Pior 2º lugar
2º melhor líder x 2º pior 2º lugar
3º melhor líder x 3º pior 2º lugar
4º melhor líder x 5º melhor líder

Já tem os seus favoritos às vagas na segunda fase do Nordestão? Comente.

Grupos do Nordestão de 2015. Imagem: Esporte Interativo/Twitter

17 Replies to “Os grupos do Nordestão 2015 e o novo caminho ao mata-mata”

  1. eu concordo com o Diego Albues, as federaçoes do nordeste deveria abrir mao do brasileirao, mesmo porque so servimos para faser numero e graça para o sul e sudeste. fariamos o nordestao com premios em dinheiro e vagas na libertadores e sul americana para o primeiroo 2 e 3 lugar. digo isso porque…nunca, jamais, em momento algum seremos campeao do brasileiro nos modo que e hoje a competiçao. poderiamo chegar la se hovese uma forma de cruzamentos. posso ta falando besteira mas, nos modas atuais ninguem no nosso nordeste consegue o tao sonhado titulo.

  2. Tem algumas pedras que esse ano creio q vai sair do sapato do Vitoria. Uma delas é o seu Ceará… Outra é o seu America-RN… Esses cabras aprontaram no Barradão… O Vitória tá devendo com esses dois e galera tá de olho…Quando o time enbalar vamos pegar esse cabras aqui e vai ser daquele jeito 3,4 ou mais. Sport, Bahia, Nautico tudo farinha do mesmo saco, só baratino, só ganha da gente no gude preso e quase nunca….kkk
    o Spot perdeu 3 partidas pra gente ano passado com nosso time reserva… kkk e fica tirando onda pq tá na primeira divisão, ano q vem cai…kkk
    O bahia ano retrasado tomou 7×3 e 5×1;
    Agora seu Ceará nao deu 4×1 na gente e o America 3×0 no Barradão….
    Vamos esperar…

  3. Se o Vitoria tomar vergonha na cara e jogar a bola q esqueceu de jogar ano passado 2014, ganha o título.
    Somos Penta-Campeoes. Só de Vice do Nordestão sao 3
    O time precisa retomar a hegemonia regional. já q não ganhou nda a nivel nacional. Ah foi Vice da Copa do Brasil 2010.

  4. meu velho o vitória não é tetra é penta , vc não incluiu o titulo da primeira taça do nordeste, reconhcida inclusive pela cbf, e que aconteceu em 1976, vam,os passar a informação correta hein,,,,ou será má vontade°°°°°°

  5. O diretor do Santa Cruz disse que o clube não mandaria representante ao evento de lançamento da Copa do Nordeste porque não pactuaria com mentiras. Se ele falou pelo clube, achando o clube maior que todos os outros envolvidos, fico pensando na possibilidade do Santa Cruz conseguir se classificar para a competição de 2016 e rejeitar por orgulho e arrogância.

  6. OS NOSSOS CLUBES NORDESTINOS DEVERIAM ABDICAR DO CAMPEONATO BRASILEIRO,FORMANDO O CAMPEONATO NACIONAL NORDESTINO O CAMPEÃO DEVERIA ABOCANHAR UMA DAS VAGAS BRASILEIRAS NA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA,O VICE-CAMPEÃO E O ERCEIRO COLOCADO FICARIA COM AS VAGAS NA COPA SULAMERICANA. O CAMPEONATO DO NORDESTE PODERIA TER DUAS OU TRES DIVISÕES .

  7. Agora, lascou…sem a participação na Copa do Nordeste de 2015, é agora que os jogadores vão vender refrigerantes na Encruzilhada pra entrar algum dinheiro no time do canal de Beberibe. Time liso é uma bosta…

  8. ACHO QUE SE FOSSE 4 GRUPOS COM 5 TIMES SERIA MELHOR, POIS OS TIMES JOGARIAM MAIS 2 PARTIDAS E GARANTIRIAM UMA RENDA A MAIS COMO MANDANTE, SE CLASSIFICANDO OS 2 MELHORES DE CADA GRUPO!!!!!!!

  9. E cadê o Santa Crui ?

    E o Diretô num disse que ia jogar a Copa NE ?

    Será que esse Nordestão vai ter sucesso sem o SANTA CRUI ?

  10. Ta crescendo muito a copa do NE, que grande campeonato, to contando as horas pra começar.
    Grupo A – é um repeteco desse ano, pois Vitoria, America e Confiança já estavam no mesmo grupo. E pelo terceiro ano consecutivo Vitoria e America estão no mesmo grupo. Serrano é figurante, o terceiro time da BA é sempre muito fraco. O Confiança se manter o time que está agora vai dar muito trabalho, mas para manter o time é necessário que o time suba a serie C, o que pode acontecer! America/RN tem um ótimo elenco a nivel copa NE, um ótimo palco, semifinalista atual, já foi campeão, #respect. Vitoria maior campeão da copa NE, sempre um dos favoritos ao título, veremos se o time será de serie A ou de serie B no final do ano. Acredito que dois times se classificam aqui.
    Grupo B – grupo bipolarizado! Quem pensa que o Sport vai ficar em primeiro tranquilo e pegou moleza, pode tirar o cavalo da chuva. Sampaio correa é um clube gigante, de grande torcida, campeão da serie B, C e D, semifinalista da copa conmebol. Estavam adormecidos e agora que acordaram não vai mais dormir! Coruripe e Socorrense farão figuração. Acredito que Sport e Sampaio façam uma grande disputa pela primeira posição, e ambos passem de fase.
    Grupo C – Acho que o grupo mais nivelado por baixo, tem um representante piauiense, o Piauí que acho que não vai agregar muito a competição, tomara que esteja errado, mas claro que achei correto a inclusão do Estado. O Moto, papão do Maranhão, ta adormecido mas é um time de respeito. Salgueiro, que tem nesse momento o melhor elenco da sua história, e é sempre forte em casa, pode ascender a serie B, entra como um dos protagonistas do grupo! Náutico, o time grande do grupo , o favorito. Acredito que só um time deve passar nesse grupo, que deve ser equilibrado. E acredito no Náutico. Salgueiro vai complicar muito e deve fazer até 9 pontos em casa, se fizer 3 pontos fora também pode passar como segundo. Falta experiencia ao Moto por isso não aposto nos maranhenses, apesar do potencial deles. Piauí deve ser figurante.
    Grupo D – grupo mais forte da competição. Os dois grandes cearenses vem já esse ano com grandes times, ambos muito bem em suas respectivas series, ambos devem subir e melhorar ainda mais. O Botafogo/PB tem um time de muita qualidade, que também deve subir e ir a serie B do Brasileirão. O River/PI tem um time de nivel médio e deve complicar os adversários principalmente jogando no Piauí, mas deve ser o lanterna, mas com ressalvas já que está no grupo mais forte. Aposto em apenas um classificado nesse grupo, aposto no Ceará.
    Grupo E – segundo grupo mais forte, bons times! Bahia sempre favorito mas ta sempre caindo já na primeira fase. CRB pode até subir a serie B esse ano, tem um time médio/forte para essa competição, mas pode ser desmanchado como sempre… Campinense vem com o respeito de um time que foi campeão do Nordeste recentemente, essa parece ser sua maior força, não acredito no time paraibano, mas se montar um time médio já vai complicar muito os adversários. Globo vem como saco de pancadas na maioria das análises, mas não é bem assim, o time potiguar tem um time encaixado, e se manter a base vai surpreender. Aposto na classificação do… GLOBO! E se o Bahia quiser se classificar vai ter que fazerem mais pontos que o vice do grupo C.

    Tudo muito lindo, mas tem defeitos. Não dá para não ressaltar as ausências de ABC, Santa Cruz, CSA, ASA, Icasa… O Ceará merece uma terceira vaga!

  11. O Salgueiro tem tudo para se classificar talvez ate em primeiro pelo menos jogos contra o Náutico serão 6 pontos garantidos

  12. Bom Dia!
    Somos da assessoria de comunicação do Piauí Esporte Clube. Queremos informar ao ilustre redator do bom blog que o escudo do Piauí postado no banner que se refere aos grupos da Copa do Nordeste 2015, não é o original.
    O postado no banner foi o escudo do Piauizão há mais de 10 anos.
    Mais informações: http://www.piauiesporteclube.com

    Atenciosamente;
    Jornalista Reinaldo Barros Torres
    Teresina/PI
    Tel. (86) 9949-6822

  13. O GRUPO DA MORTE SEM DÚVIDA É O GRUPO D E O MAIS FÁCIL E.

    O GRUPO DO NÁUTICO TAMBÉM ESTÁ FÁCIL E DA PARA PASSAR TRANQUILAMENTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*