A nova lista de campeões do Nordeste

Campeões do Nordeste, segundo a Liga do Nordeste (1975-2014). Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Post atualizado em 24/05/2017

Uma reviravolta histórica na lista de campeões do Nordeste está a caminho. Por mais curioso que possa parecer, a lista de campeões do futebol regional sempre foi controversa, até mesmo sobre a definição do primeiro ganhador. O Sport em 1994, na Copa do Nordeste organizada em Alagoas, ou o Vitória, campeão do Torneio José Américo de Almeida Filho, em 1976? O próprio álbum oficial da competição de 2014 veio com uma lista incomum. Pois o status pode pertencer até ao CRB, em 1975.

O blog apurou que a Liga do Nordeste, através de seu presidente, Alexi Portela, encaminhou à CBF a lista de campeões oficiais do Nordestão, englobando não só os torneios organizadas pela liga como outros de peso semelhante. O pedido de análise à diretoria de competições (ainda não respondido) leva em conta as duas versões do Torneio José Américo de Almeida Filho, organizado na década de 1970 para movimentar os clubes fora do Brasileirão. Em setembro de 2012 a CBF já havia sinalizado pela primeira vez o reconhecimento do título baiano, através de seu guia anual. Agora, pode ocorrer a equiparação ao Nordestão, junto a 1975.

A suposta primeira edição teve apenas seis times de três estados, nenhum deles da cena principal. No caso, Alagoas (CRB), Paraíba (Botafogo, Treze e Auto Esporte) e Rio Grande do Norte (ABC e Potiguar). O Clube de Regatas Brasil foi o campeão ao bater o Botafogo de João Pessoa nos pênaltis. A CBF ainda não estipulou um prazo para a resposta, mas, considerando que o pedido veio da própria Liga do Nordeste, eis a nova lista de campeões…

Lista de campeões* 

Torneio José América de Almeida Filho
1975 – CRB*
1976 – Vitória*

Copa do Nordeste
1994 – Sport
1997 – Vitória
1998 – América-RN
1999 – Vitória
2000 – Sport
2001 – Bahia
2002 – Bahia
2003 – Vitória
2010 – Vitória
2013 – Campinense
2014 – Sport
2015 – Ceará
2016 – Santa Cruz
2017 – Bahia

Maiores campeões*
5 Vitória (*)
3 Sport e Bahia
1 CRB (*), América-RN, Campinense, Ceará e Santa Cruz

* Títulos de 1975 e 1976 sob análise de chancela.

O blog listou outros 16 torneios Nordeste e Norte-Nordeste, desde 1946, sem chancela da CBF, além do caminho necessário para oficializá-los. Confira aqui.

23 Replies to “A nova lista de campeões do Nordeste”

  1. Olá pessoal!
    As torcidas rivais não devem desvalorizar as competições feitas nas décadas de 70 porque foi onde a luta começou. Se temos hoje essa copa maravilhosa do NE foi porque alguém lá atrás se pro pois a isso. Não devemos ser um povo sem memória. Todos os times que fundaram a Liga do NE, como meu Botafogo-PB, assim como esses que venceram competições antigas merecem respeito. Abraço a todos e todas!

  2. O vitoria possui 2 títulos, um que foi disputado com times da categoria de base e em outro foi um torneio reduzido em que não disputou 4 grandes clubes do nordeste, como o presidente da liga é um ex presidente do vitoria, ele se diz 5 vezes campeã,

  3. Quanto a esses dados não tenho como contestar, o Vitória ter chegado a mais títulos regionais, porém é como se diz: VICETÓRIA, ô time que gosta

    Título nacional que é bom nada!!!

    D. Canô coitada morreu com mais cem anos esperando o Vicetória ser campeão nacional e não viu, nem da série B.

  4. Por favor, galera, entendo que todos queiram beneficiar seu clubes nessa contagem, mas vamos aos fatos. Considerar o título de 1975 do CRB como nordestão é ridíclulo, primeiro porque o pequeno torneio não abrangeu a região nordeste por completo, apenas três estados e, ainda, sem nenhum critério prévio para adentrar ao torneio. é como se hoje o Galícia, da Bahia, o América de Pernambuco e o Globo do RN se juntassem, batessem uns babas e o vencedor deste pequeno torneio se auto denominasse campeão do Nordeste. Vi alguns torcedores solicitando a colocação das fases da Zona Nordeste da Taça Brasil como título do Nordeste. Minha gente, por favor, não sejamos ridículos, não é e nunca será (as fases da Zona Norte e Nordeste da Taça Brasil) uma copa do nordeste, pois se tratava de uma fase do campeonato nacional, uma FASE, não um torneio, um pouco de pesquisa livre de uma intencionalidade clubística lhes dirá isso. Para completar, sempre haverá polêmica, já houve campeonatos nas décadas de 40 e 50 que também podem solicitar seu pleito como copa do nordeste, muito embora tenham sido pouquíssimos desses torneios que tenham abrangido, realmente toda a região, critério que considero fundamental à consolidação de um campeonato como copa do Nordeste.

  5. acho engraçado esses caras do mangue achar que nao vale o titulo, um titulo conquistado no campo, nao um torneio que era o ultimo e que jogou contra 4 times e só pq chegou na final, levando 3 x 0 achar que é melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se toca mangues, caranguejos, CRB chegou na final e ganhou, uma diferença enorme e outra era a 1 edição e nao a última que ninguem quis mais participar como bahia, sport e vitoria kkkk arregando como sempre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    “Ridículo o CRB ser considerado campeão, um torneio com times pífios igual a ele, Único time do NORDESTE a disputar uma FINAL de campeonato Internacional é o CSA , chupa crbosta kkkkkkkk. Nunca serão nada e tem 10 TÍTULOS ATRÁS.”
    RESPONDENDO ESSE ANIMAL, TORNEIO PÍFIO É JOGAR CONTRA SÃO RAIMUNDO, VILA NOVA, ESTUDIENTES DA VENEZUELA( EXISTE ESSE TIME?) E TALHERES E QUERER SE GABAR POR ISSO KKKKKKKKKKKK, ATÉ O AMISTOSO QUE O CRB JOGOU CONTRA O PORTO DE PORTUGAL E GANHAMOS POR 1 X 0 FOI MELHOR QUE ESSE TORNEIO FALIDO QUE NINGUEM QUIS MAIS PARTICIPAR, NAO TEVE UM TIME GRANDE NESSE TORNEIO FALIDO MANÉ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E LEMBRE-SE QUE SUA BOSTA EM 17 ANOS SÓ GANHOU UM ALAGOANO E SEM CONTAR QUE JA FOI PRA SERIE B DO ALAGOANO 2 VEZES E JOGOU 3 VEZES PQ NAO CONSEGUIU SUBIR KKKKKKKKKKKKKKK TIME MISERÁVELLLLLLLL KKKKKKKKKK O PAPAI MANDOU LEMBRANÇAS ZÉ ROELA, NETO BAIANO MANDOU TB E SCHEWNK KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. Em 1975 aconteram 2 taças onde o crb jogou com 5 times de nenhuma expressão, 2 nem existem mais. A outra competição vencida pelo CSA teve a participação dos grandes clubes do Nordeste e foram todos os estados da região. Como a CBF vai reconhecer isso? O peso dos participantes e das federações envolvidas deve ser preponderante. Aqui em Maceió temos um historiador e um radialista com todos os dados das duas competições com fatos e fotos. O Diário de Pernambuco poderia entrar em contato com Walter Luis da Rádio CBN.

  7. Ridículo o CRB ser considerado campeão, um torneio com times pífios igual a ele, Único time do NORDESTE a disputar uma FINAL de campeonato Internacional é o CSA , chupa crbosta kkkkkkkk. Nunca serão nada e tem 10 TÍTULOS ATRÁS.

  8. O VITORIA É PENTA-CAMPEAO REGIONAL LEGITIMO! O RESTO É CHORO E MI-MI-MI. INCLUSIVE AGORA O VITORIA SUB-20 SAGROU-SE O PRIMEIRO CAMPEAO DA COPA DO NORDESTE SUB-20 . PARA A CBF E NO SITE DA CONFEDERAÇÃO O MAIOR CAMPEAO REGIONAL É O ESPORTE CLUBE VITORIA. SAO 8 FINAIS, 5 TITULOS E 3 VICE-CAMPEONATOS DA COPA DO NORDESTE. ESPERO QUE A DUVIDA TENHA SIDO ESCLARECIDA… SEM MI-MI-MI!

  9. CRB foi campeão do Nordeste sim!
    dizer o contrario é a mesma coisa que dizer que o Sport não foi campeão brasileiro de 87

  10. esse titulo do CRB de 75 ta confirmando um titulo de um time superior naquele ano de 75 no nordeste que apos a conquista do nordeste foi tetra campeao alagoano de 76,77,78,e 79. parabens galo,alagoas merece .

  11. Isso só pode ser piada de muito mal gosto . Esse título do CRB, e o dos títulos do Vitória não passam de delírio. O primeiro foi um torneio para ver quem era o pior time do NE. O segundo, conquistou o título de 2010 jogando contra o juvenil ou juniores dos adversários !

  12. Finalmente foi feita justiça!CRB campeão nordestino de fato e de direito!Valeu Galo querido e mais bonito do Brasil!

  13. reconhecer este título do CRB será um erro grave, pois aquilo foi um hexagonal com 3 times da paraíba, 2 do rio grande do norte e 1 de alagoas. isto é copa do nordeste? nunca será! sem times de CE, BA e PE, com 3 estados na disputa, metade dos times eram da PB, sendo q os melhores do RN e PB(américa e campinense) estavam no brasileirão.

  14. tome sua porradinha Jahia filha kkkk Ceara campea, seus vice, Vitoria dando força apesar de ser fregues do Ceará

  15. A história do futebol nordestino dos anos 60 foi apagada ? “Aperta o reset” KKKKKKK .
    Os torneios nacionais daquela época valem como campeonato brasileiro hoje – todos , mas os torneios regionais somem ? Como que para participar da Taça de Prata (que hoje é considerado Brasileiro) o torneio regional tinha valor e para contagem de conquistas não ?
    isso aí está parecendo esqueminha para beneficiar uns (já sei até quem ) e prejudicar outros. É só olhar quem é o presidente da Liga , um dirigente do Vitória . Vejam, quem fica na frente com essa nova solução : Vitória . Se fossem unificados todos os torneios nordestinos desde os anos 50 o líder seria o Bahia , com Nautico em 2º junto com o Vitória .Mas um dirigente do Vitória não faria esse favor ao Bahia .

  16. Se isso que o CRB conquistou foi um nordestao, os 5 títulos do Náutico com certeza foram também, não tenho nem dúvidas.

  17. Acho correto a inclusão de todos os campeões do Nordestão, esse campeonato de 1975 existiu e o CRB merece ser colocado como o campeão do Nordeste naquele ano. Agora, tivemos outros campeonatos do Nordeste ao longo da história, como o de 1969, deveria oficializar todos eles!

  18. Ou seja, esse Torneio José Américo de Almeida Filho foi um torneio onde os times pequenos disputavam, enquanto os grandes estavam no brasileiro. Isso deveria ser considerada uma espécie de série b do Nordestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*