A divisão das torcidas brasileiras através da televisão por assinatura, via Sky

Ranking de assinantes da Sky no Brasil, em 29/09/2014

A Sky tem 5,2 milhões de assinantes distribuídos entre seus os pacotes de televisão a cabo, com um público total de 17 milhões de telespectadores. É a maior operadora do país, com 16% do público no Nordeste.

A partir desses dados, a própria empresa elaborou um ranking de clubes em seu site oficial, com cadastro online. Nele, o Flamengo, como ocorre nas pesquisas tradicionais, está na frente, com 995 mil clientes.

Vale destacar que o consumo dos pay-per-view deve tomar conta futuramente das negociações dos direitos de transmissão (Séries A e B). Quanto mais torcida entre os assinantes, melhor – e não só o iboppe em sinal aberto.

Levando em conta o quadro da operadora de setembro de 2014, os três grandes clubes pernambucanos aparecem entre os vinte primeiros colocados do país: Sport 15º, Náutico 18º e Santa Cruz 19º. O blog já havia feito o mesmo levantamento em janeiro, o que mostra agora que a presença do Tricolor na Segundona (ou seja, com 38 jogos transmitidos) não mudou muito o percentual.

Agregados, os três representam 2,53% das assinaturas em todo o Brasil, o que gera um total de 131.560 titulares.

Eis a divisão considerando só os dados do trio.

Sport – 71.760 (54,54%)
Náutico – 30.160 (22,92%)
Santa Cruz – 29.640 (22,53%)

A Sky também enumera os seus assinantes por estado. Em Pernambuco, além dos locais (com 75,20% do bolo) e das principais forças do Sudeste, clubes tradicionais do Nordeste também têm espaço, como Bahia, Vitória, Ceará e Fortaleza. Como surpresa, a presença do Remo, em 20º.

Ranking de assinantes da Sky em Pernambuco, em 29/09/2014

18 Replies to “A divisão das torcidas brasileiras através da televisão por assinatura, via Sky”

  1. Rodrigo Batista,

    Coisento se passando por tricolor, NÃO VALE! Isso é vontade de ser tricolor, é? Pq eu nunca me passei por coisento, nem mesmo para tentar enaltecer o Santa, me passando por “rival”. kkkkkkkkkkkk

  2. Ô turma ignorante do caráleo.

    Isso ñ é uma pesquisa de opinião bando de manés, é um levantamento feito através do site da Sky.

    Se vc é assinante, faça seu cadastro no site e lá tem a pergunta p/ qual time vc torce.

    A Sky ñ vai ligar p/ todos os seus clientes perguntando p/ qual time torce, pois como já citei, isso ñ é uma pesquisa.

    Ñ sei pq toda vez q tem esses dados sobre torcida é um chorôrô do caramba.

    Sou tricolor e é fato q a Coisa tem torcida maior, assim como é fato q a torcida do Santa é bem maior q a da Barbie.
    O fato do clube estar disputando a série A, B, C ou D ñ impacta na base de assinantes de uma TV a cabo ou satélite, por isso ñ existe isso de ter mais ou menos jogos transmitidos p/ aumentar/diminuir a base de assinantes. Quanto ao fato de se contratar o PPV ok, o fato de transmitir os jogos tem grande influência no número de assinantes.

    Este levantamento comprova q são poucos os torcedores pernambucanos q são assinantes da Sky. E como comparação entre os 3 clubes pernambucanos, A Coisa lidera com folga, e o Santa tem um número pequeno. Isso comprova oq as outras pesquisas já demonstraram, a torcida do Santa, em sua maioria, é composta de pessoas das classes C baixa, D e E, e, portanto, ñ possuem renda suficiente p/ se darem ao luxo de terem TV por assinatura.

    É tão difícil compreender isso?

  3. Cássio, essas pesquisas ou esses números de audiência de jogos pela TV, seja a aberta ou fechada, é pura balela. Na TV fechada, hoje, eu sou assinante da GVT e não existe nenhum ou nada que me identifique como torcedor do Sport. Quando assinei com a TV paga não me perguntaram qual o meu time. Em relação a audiência, eu tenho várias partidas disponíveis ao mesmo tempo e passo o tempo todo mundano de canal, aí eu pegunto: Eu dei audiência pra quem? Quando assinava a NET, o procedimento era o mesmo da GVT. Essa TV por assinatura é uma caixa preta, que não tem como fiscalizar, pois eles dão os números pra quem querem. Como os responsáveis são torcedores dos clubes do Rio e São Paulo é natural (mal caratismo é uma regra) que eles puxem pra lá.

  4. Não acredito que estes números mostram de fato a realidade, pois sou assinante do PPV a mais de 5 anos, sou torcedor do Sport e nunca fui perguntado sobre qual o time que eu torço… Quando liguei para Sky para questionar este informação, eles me afirmaram que não existe a opção para registrar qual o meu time… Portanto, essa informação fornecida pela operadora é tendenciosa e equivocada!!!!

  5. Vale destacar é que a tv quer mesmo é que os torcedores fiquem em casa assistindo o jogo ao invés de ir pro estádio.

    Péssimos dias e horários dos jogos com a tabela montada de forma estratégica para que o torcedor não vá ao estádio e continue colocando dinheiro na tv ao invés de colocar no clube.

    Estádios cada vez mais vazios, caros e os clubes criando dependência da tv sem ter o torcedor perto.

  6. Gustavo Sandres,

    Não concordo com a sua visão. Está muito claro que os dados do post não representam uma pesquisa tradicional de torcida, mas sim um levantamento de assinantes de uma operadora de tevê a cabo (a maior do país). Portanto, na minha opinião, é bastante relevante saber quais torcidas têm mais pacotes. Até mesmo porque o PPV tem um peso cada vez maior…

  7. Cassio,

    Os números apresentados são apenas a nível de curiosidade, correto? Porque essas informações acabam sendo influenciadas por outros indicadores. Por exemplo, a renda per capita, o tamanho da população de cada estado, esses números indiretamente fazem a demanda pelo serviço de TV a cabo com maior ou menor frequência. Logo a informação acima fica um tanto vazia, não achas?

  8. tricolores,parem de chorar,e vejam a quantidade de torcedores que voçês andam colocando na série B,este ano.UMA VERGONHA.KKKKKKKKKKKKKK

  9. Algumas coisas precisam ser pontuadas para que tudo fique muito claro.

    1) Isso não é parâmetro para medir tamanho de torcida;

    2) Sou assinante Sky e não perguntaram meu time;

    3) O Santa Cruz passou 6 anos sem ter jogos no PPV.

    A Sky não pergunta para todos os assinantes qual é o seu time. Eu sou assinante e não perguntaram, portanto, não foi contabilizado como uma assinatura de um torcedor do Santa Cruz.

    É preciso levar em consideração na matéria que o Santa Cruz passou 6 anos sem ter jogos no PPV. É natural que o número de assinantes do Santa Cruz seja menor, já que até o ano passado não tínhamos acesso a esse serviço.

    A tendência é que no próximo ano esse número cresça bastante. Mas é fundamental que o fato do Santa Cruz ter passado mais de meia década sem jogos no PPV seja pontuado.

    SDS CORAIS!

  10. Sinceramente, já fui da SKY, hj sou assinante NET e N-U-N-C-A, em nenhuma das operadoras me foi perguntado qual era o meu time. Difícil embasar qualquer análise nestes dados.

  11. PRIMEIRO, ISSO NÃO QUER DIZER EM TAMANHO DE TORCIDA.

    SEGUNDO, A MATÉRIA NÃO TEM NADA A VER COM TÍTULOS.

    A MATÉRIA É BASTANTE INTERESSANTE.

  12. Sou assinante Sky, e qnd fiz a assinatura fui perguntado pra qual time torcia…
    Essa pesquisa realmente é tendenciosa, os favelados do canal não tem dinheiro…

  13. Jorge Teixeira, independente de qual série o clube participa, isso ñ interfere na qtde de assinantes de uma TV paga. Pode até interferir na qtde de ppv. Tanto é q o teu clube estava na série A ano passado e os números foram sempre os mesmos.
    Felipe a pesquisa realmente existe e é feita através do site da Sky, ñ tem nada de duvidoso pq responde o assinante q quiser e ñ tem como o mesmo cpf responder diversas vezes.
    Bobo da cidade é tão bobo e besta q Sky ñ é Net p/ fazer gato.

    Oq podemos tirar de conclusão é basicamente isso. O Sport possui a maior torcida de Pernambuco e tem uma base de assinantes de TV paga maior q seus rivais.
    E o Santa tem em sua maioria da torcida composta de pessoas q ñ possuem serviço de TV paga e por isso nessa pesquisa perde até p/ o Náutico em qtde de assinantes.
    Logo em se tratando de repasses da TV pela venda de PPV o Sport receberia maior valor frente a seus rivais.

    Esta pesquisa comprova q o Santa tem em sua maioria um perfil de torcida de renda mais baixa, pois a maioria ainda depende do sinal aberto e/ou possuem Tv a cabo q é mais barato q TV por satélite.

  14. Sei que não tem nada a ver com o assunto, mas essa é pro torcedor do nautico ficar mais “ligado”

    TÍTULOS DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO(1990 – 2014):

    1990
    1991
    1992
    1993
    1994
    1995
    1996
    1997
    1998
    1999
    2000
    2001 – NAUTICO
    2002 – NAUTICO
    2003
    2004 – NAUTICO
    2005
    2006
    2007
    2008
    2009
    2010
    2011
    2012
    2013
    2014

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  15. Os números do Náuco eu até entendo, já que a torcida não vai mais longe que a distância de casa pra padaria. Mas o Çantinha com isso tudo?! E vale fazer gato?

  16. Sou Santa Cruz. Já fui assinante da Sky por muitos anos, agora estou com a Net, quase sempre assinando o pay-per-view. Nunca, em nenhuma das duas operadoras, fui perguntado pra qual time eu torço. Por isso acho que estes números são altamente duvidosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*