Os centenários de Náutico, Sport e Santa passados a limpo

As camisas de Náutico, Sport e Santa Cruz já ostentam mais de cem anos de história. Certamente, cada torcedor pernambucano tem na memória um ano inesquecível no futebol, tanto por um grande desempenho como num fiasco daqueles. Contudo, há uma temporada marcante, que torcedor nenhum consegue fugir… o próprio centenário do clube.

No Recife, tais anos ocorreram em 2001, 2005 e 2014.

Quem brilhou mais? Quem passou o maior vexame?

Náutico em 2001. Fotos: DP/D.A Press

2001 – Náutico
O ano do centenário do Náutico começou com apenas três jogadores no departamento de futebol. Correndo contra o tempo, o grupo liderado por André Campos trouxe Júlio César Espinosa e atletas desconhecido como “Cuqui”. O time empolgou no Nordestão, liderando a primeira fase de forma invicta. A eventual derrota na semifinal para o Sport nos Aflitos, abarrotado, mudou o cenário. Além do clima pesado pela polêmica atuação do meia Marcelo Passos, que no segundo semestre seria contratado pelo Leão, houve a mudança de comando. Chegou Muricy Ramalho, encaixando o time. Pupilo de Telê Santana, o treinador iniciaria uma história marcante nos Aflitos.

Para isso, contou com um nome. Artilheiro do regional, o centroavante timbu (com a escrita já corrigida para “Kuki”) também brilhou no Pernambucano. Mesmo com os dois rivais na elite nacional, o Timbu se superou e faturou a competição depois de 11 longos anos, diante de 70 mil pessoas no Arruda. O “quer nadar, quer nadar?”, tão ironizado pelos rivais, foi devidamente respondido com os jogadores dando braçadas no campo até a taça, que manteve o “luxo” no emblema do hexa. O ano só não foi melhor porque o sonho de retornar a Série A foi brecado em Florianópolis, num duríssimo confronto contra o Figueirense. 2 x 1 cá, 1 x 2 lá. Com melhor campanha, o time catarinense chegou no quadrangular final.

Estadual (campeão)
31 jogos, 19 vitórias, 7 empates e 5 derrotas; 57 GP, 28 GC, +29 SG

Nordestão (3º lugar, semifinal)
16 jogos, 11 vitórias, 4 empates e 1 derrota; 32 GP, 15 GC, +17 SG

Copa do Brasil (44º lugar, 1ª fase)
2 jogos, 0 vitória, 1 empate e 1 derrota; 2 GP, 4 GC, -2 GC

Série B (5º lugar, quartas de final)
28 jogos, 13 vitórias, 5 empates e 10 derrotas; 47 GP, 38 GC, +9 SG

Total (63,2% de aproveitamento)
77 jogos, 43 vitórias, 17 empates e 17 derrotas; 138 GP, 85 GC, +53 SG

Sport em 2005. Fotos: DP/D.A Press

2005 – Sport
Luciano Bivar renunciou ao mandato de presidente do Leão em 2001, quando perdeu o hexa. Quatro anos depois, ganhou o pleito para presidir o clube no centenário. Novas promessas, novos investimentos. E novos erros. Começou o ano montando a “seleção da Série B”, com alguns dos melhores jogadores da edição anterior da Segundona. Vinícius, Cleisson, Ramalho etc. Os rubro-negros viram o Santa de Carlinhos Bala voar no Estadual, perdendo os dois turnos. Pior. Na última rodada, já eliminado, o time precisava vencer o lanterna Manchete, no Ademir Cunha, para ir ao menos à Copa do Brasil. Ficou num insosso 0 x 0 com a torcida chamando os jogadores de “paneleiros”.

Infelizmente, para a torcida, o ano estava longe de acabar. No Brasileiro da Série B, um acesso poderia suprir parte do sonho centenário – afinal, o time figurava na segunda divisão desde 2002. Entretanto, o time patinou desde as primeiras rodadas, com inúmeros técnicos (Edinho, Zé Teodoro, Adilson Batista, Neco…) e ficando a um triz de um vergonhoso rebaixamento à Série C, com direito à água no chope no “jogo do centenário”, contra o Santo André (1 x 2). Na última rodada, não fez por onde, perdendo do Gama com menos de cinco mil pessoas na Ilha. Só não caiu porque o Vitória tropeçou em casa, diante da Lusa. Ficar na B foi o “presente” do centenário.

Estadual (3º lugar)
18 jogos, 9 vitórias, 5 empates e 4 derrotas; 28 GP, 14 GC, +14 SG

Nordestão
não houve

Copa do Brasil
não participou

Série B (16º lugar, primeira fase)
21 jogos, 8 vitórias, 3 empates e 10 derrotas; 29 GP, 32 GC, -3 SG

Total (50,4% de aproveitamento)
39 jogos, 17 vitórias, 8 empates e 14 derrotas; 57 GP, 46 gc, +11 SG

Santa Cruz em 2014. Fotos: DP/D.A Press

2014 – Santa Cruz
Do trio de ferro, o Tricolor foi quem chegou ao seu centésimo ano com o melhor histórico. Era o atual tricampeão pernambucano e finalmente havia saído da terceira divisão, voltando à Série B após seis temporadas. O extracampo, contudo, implodiu o Santa. O clube foi punido duas vezes por ações de uma torcida uniformizada, com a segunda implicando no assassinato de um torcedor rival após um jogo no Arruda. Financeiramente, também enfrentou problemas Com o moral baixo, os resultados também sucumbiram. No primeiro semestre, duas eliminações para o então freguês Sport, tanto do Nordestão quanto do Estadual. A queda de Vica deu lugar a Sérgio Guedes e sua oratória interminável.

E foi preciso lábia para manter o astral de um time que simplesmente não conseguia segurar o resultado na Série B. Foram mais de dez partidas abrindo o placar e cedendo o empate ou mesmo a virada. No fim, já com outro técnico, Oliveira Canindé e sua linguagem popular, o time teve a esperança do acesso. Lotou a Arena Pernambuco com 34 mil pessoas e acabou surpreendido pelo América de Natal. Baque grande no ano, que ainda não acabou. Lembra da eliminação na semi do Estadual? Na disputa de terceiro lugar, o gol de Fabrício Ceará aos 42 minutos do segundo tempo tirou o time do Nordestão e da Copa do Brasil de 2015. Um centenário para esquecer.

Estadual (4º lugar)
14 jogos, 5 vitórias, 5 empates e 4 derrotas; 28 GP, 16 GC, +12 SG

Nordestão (4º lugar, semifinal)
10 jogos, 5 vitórias, 2 empates, 3 derrotas; 13 GP, 10 GC, +3 SG

Copa do Brasil (19º lugar, 3ª fase)
6 jogos, 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota; 10 GP, 7 GC, +3 SG

Série B (9º lugar)
38 jogos, 14 vitórias, 13 empates e 11 derrotas; 51 GP, 38 GC, +13 SG

Total (50,4% de aproveitamento)
68 jogos, 27 vitórias, 22 empates e 19 derrotas; 102 GP, 71 GC, +31 SG

13 Replies to “Os centenários de Náutico, Sport e Santa passados a limpo”

  1. Caros torcedores de ambas as equipes, depois de muito estar em silencio quero deixar bem claro tudo que aconteceu sobre minha passagem pelo Náutico onde somente eu quem fui crucificado em meio tanto esforço e profissionalismo da minha parte.
    Quando cheguei ao Náutico através do Ex Atleta e Empresario Geraldão junto com Marlon, não tinha se quer um recurso financeiro em seus cofres no Clube onde aceitei o desafio junto ao Julio Espinosa de trabalhar e buscar nossos objetivos!!! Sendo assim começamos os trabalhos conquistando vitórias atras de vitórias onde os torcedores passaram a voltar ao estádios e assim crescendo todos juntos em um só objetivo!!! Assim vários parceiros investidores começaram a se aproximar do clube, estava vindo fazendo grandes atuações e sendo uns dos responsáveis pelo elenco e por ter poder de opinar sobre definições de grandes contratações de atletas para o clube.
    Na mesma época tinha um salário de 5 mil reais onde recebi varias propostas inclusive do proprio Sport para trocar de clube onde não aceitei no momento ja que se tratava de um período muito importante para o clube sobre fase semi final da copa do nordeste, sendo assim mediante a varias especulações e pressão de todos os lados, começaram a especular que eu tinha acertado meu contrato com o Sport e isso não foi verdade!!! Infelizmente durante a semana turbulenta da semi final nos aflitos contra o Sport justamente na véspera do jogo tive um rompimento muscular no músculo da coxa na região do reto femural da perna direita justamente minha perna de apoio no qual tinha alguns privilégios em bolas paradas sendo em faltas e escanteios, comuniquei o Espinosa onde a maioria dos dirigentes não deram a minima e interesse sobre a gravidade da minha contusão.
    Apos o treino tomei banho me troquei de roupa e fui direto para o hospital para fazer ressonância magnética onde acusou 3 sentimetro aberto, apos isso comuniquei todos os envolvidos da comissão e dirigentes onde a pedido de todos os atletas acabei passando a noite toda sem dormir fazendo tratamento e mesmo assim fui para o jogo sem minimas condições de atuar. Perdemos o jogo apos eu ter jogado os 90 minutos e apos a partida fui ameaçado de morte por um dirigente do clube onde tive a proteção do Julio Espinosa, e mesmo assim fui uns dos ultimos a sair do estadio com escota da policia por motivo de alguns torcedores se manifestarem a querer me agredir!!! Mesmo assim apos chegar no Flat onde eu morava o que mais me deixou triste é que minha atual mulher junto com meu filho Murilo de apenas 5 anos de idade foram agredidos na saída do estadio onde chegaram a amaçar em algumas partes do meu carro.
    Mesmo assim fiquei de boca fechada fiz contato no Santos Futebol Clube para fazer tratamento da minha perna e depois de alguns dias na cidade de Santos recebi um faz do Clube pedindo para assinar minha rescisão de contrato sem direito a nada. Mais o que mais me deixou triste foi o fato de eu chegar no Clube da forma que estava e com um salario próximo a terminar em menos de um mês onde ninguém se manifestou interesse de renovação do meu contrato sendo que estava com salario de 5 mil onde alguns outros companheiros estava recebendo um salario de 32 mil reais…

  2. Caros em 1987 fica claro que foram dois torneios realizados, “módulo amarelo” equipes que não tinham rankig e módulo verde ” com as principais equipes do Brasil”. o que eu não entendo é como relatam alguns torcedores do export mais exacerbados, ao dizer que o export foi campeão autentico de 87. quando houve uma final no maracanã entre Internacional x Flamengo, isso não pode ser apagado da história do Brasil. Inclusive este jogo foi transmitido para todo Brasil e o jogo do export x guaraná só visto aqui em pernambuco .. Caros um título para ser autêntico, não precisa ser conquistado na justiça comum…

  3. No centenário do Sport, você esqueceu de escrever sobre a humilhante derrota para o Marília por 7 X 1

  4. Se i ixporti é campeão do centenário em 2006… O náutico é bi-campeão 2001 e 2002… Kkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Sim, concordo. O SPORT é campeão aos 100 anos, mas não campeão do centenário. Não precisamos daquele texto na Ilha do Retiro dizendo isso. Temos títulos suficientes pra humilhar sarna e barbie por uns 300 anos. Não vejo pra quê aquele lá. Inclusive, também não vejo pra que uma estrela de prata em tamanho menor em cima do escudo. Aliás, o SPORT é legítimo Campeão Brasileiro de 1987 e da Copa do Brasil de 2008, para o marketing aquelas estrelas são inúteis porque altera a nossa marca a cada conquista. Por mim tirava tudo e deixava apenas o escudo.

  6. Cassio, vc esquecei de citar a MAIOR CONQUISTA DO SPORT em 2005.. A BATALHA DOS AFLITOS.. Salvou o centenário do Leão.. Ao mesmo tempo, lascou com o timbu e o santa… Sensacional. Obrigado Gremio por salvar o centenário do sport.

    Obs.: Só pra perguntar, cassio. Sport foi campeão com 100 anos, OK? Logico que não foi o campeão do centenário… Mas o campeonato de 2005 acabou antes do dia 13 de maio, correto? E o de 2006 acabou antes de 13 de maio.. Sendo assim, sport foi campeão no centenário DELE, SPORT… ELE tava com 100 anos. Mas ele não foi campeão do ano do centenário, que seria o ano do nascimento.

  7. Não foram 11 mas 12 anos que o Náutico ficou na fila!de 1989 até 2001 caro!

  8. Sport não foi campeão no ano do centenário ,onde tivemos um dos piores anos de nossa história. 2005 foi simplesmente vergonhoso. Agora durante o nosso centenário fomos sim campeões contra a Sarna na ILHA e eu estava la.

    O único clube que ira passar definitivamente me branco o seu centenário e a sarna kkk. E humilhados pelo SCR em pleno ano do SEM TER NADA.

  9. O único Campeão do Centenário é o NÁUTICO, o resto foi campeão com 99 ou 101 anos kkkk, a verdade dói e não tem como fazer uma nova história. Bando de otáriooo sou o único campeão no centenárioooo, bando de otáriooo sou o único campeão no centenáriooo

  10. Quer dizer “Campeão com 100 anos”. O Sport ainda não tinha completado 101 quando foi Campeão em 2006. Acho uma forçada de barra desnecessária. O Sport tem muitos títulos pra humilhar seus rivais. Continue com seus diplomas, mas deixe de torcer pra essas piadas.

  11. Engraçado no estádio da ilha do retiro tem um letreiro bem grande que diz.SPORT CAMPEÃO DO CENTENÁRIO 2006??????? ALGUÉM SABE ME EXPLICAR ESSA CONTA AO LADO???? 1905 PARA 2006= 100 ANOS??????, ACHO QUE VOU JOGAR MEUS DIPLOMAS FORA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*