Casarão da Estrada do Arraial, símbolo do futebol pernambucano, leiloado pela justiça

Sede do América, na Estrada do Arraial. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press

Uma dívida de R$ 109.919,20 custou a sede do América Futebol Clube. O tradicionalíssimo casarão verde na Estrada do Arraial, inaugurado em 16 de dezembro de 1951, pode se transformar numa loja de eletroeletrônicos.

Tudo por causa de um leilão para abater uma dívida de fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS), segundo determinação da justiça (veja aqui).

O curioso é que, de acordo com a Prefeitura do Recife, o imóvel – o único patrimônio do Mequinha – estava avaliado em R$ 5,3 milhões, a partir do cálculo do imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI).

Ou seja, a dívida abatida representa apenas 2% do valor de mercado da sede. É no mínimo estranha essa decisão, sem qualquer outra alternativa, até porque bens de Náutico, Santa Cruz e Sport também já foram ameaçados de leilão pela justiça, mas jamais foram executados. Pobre, Mequinha.

Francamente, o casarão já deveria ter entrado em processo de tombamento pela Fundarpe e pelo Iphan há tempos, como a sede de Rosa e Silva, por exemplo. Agora, deve ser demolido. Lá, uma placa relembra a inauguração.

“Construído e incorporado ao patrimônio do América Futebol Clube”

Era, também, um patrimônio do futebol pernambucano. O despejo fere a todos.

Sede do América, na Estrada do Arraial. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press

One Reply to “Casarão da Estrada do Arraial, símbolo do futebol pernambucano, leiloado pela justiça”

  1. Amanhã teremos um café da manhã aberto a todos! Na resistência pela preservação deste patrimônio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*