O recorrente deserto do Náutico na Arena Pernambuco, um calvário sem fim

Assinatura do contrato do Náutico com a Arena Pernambuco. Foto: Aluisio Moreira/divulgação

A pauta estava no mesa do conselho deliberativo do Náutico: ir ou não à Arena Pernambuco? Dos 86 nomes presentes, 84 votaram a favor do acordo.

Jogar em um estádio moderníssimo durante 30 anos parecia um novo passo para o Timbu. Fora os detalhes do contrato, com percentual nos ingressos pagos, outro nos bilhetes subsidiados, luvas, investimento no CT etc. Dinheiro que em um primeiro momento seduziu os alvirrubros.

Em contrapartida da ida, esperava-se o óbvio. Um estádio funcional, com uma mobilidade ainda não vista no Recife, a partir de dois acessos viários e um metrô batendo à porta. Confortável e acessível. Como sabemos, não seria o caso. Já a votação do conselho resultou posteriormente, em 17 de outubro de 2011, nas assinaturas do consórcio que administra a arena, do governador Eduardo Campos e do então presidente timbu, Berillo Albuquerque.

E partir daí, mudando de casa em junho de 2013, o Náutico começou o seu calvário. O mosaico vermelho é praxe nos seus jogos, sobretudo à noite, no meio da semana. A queixa no acesso ao local, a 19 km do Marco Zero, é sistemática e o poder público não se mexe – nem para cumprir a promessa de implantar o BRT na Radial da Copa, que, apesar do nome, não ficou pronta.

Contudo, a própria operação da arena já recebe queixas, como a falta de guichês, a saída lenta no estacionamento e os poucos bares abertos. Em campo, a fase do time não ajuda? Talvez, mas é bem difícil acreditar que com o mesmo rendimento não haveria uma presença bem maior nos Aflitos

Jogos oficiais com 500 pessoas? Clássico com 4 mil? O empate em 3 x 3 entre Náutico e Piauí, pelo Nordestão, foi só mais um às moscas. No borderô, apenas 698 pessoas. Não dá, 30 anos assim não.

Hoje, o contrato em nada se parece com uma “parceria”. Nem para o Náutico nem para o consórcio. Não haver um plano B para o mando dos jogos já não faz sentido algum – ao contrário de Sport e Santa, sem contratos definitivos.

Abrir a arena para ninguém, de forma recorrente, é quase comodismo da empresa criada através da parceria público-privada, com a garantia de receita do governo do estado caso a previsão anual de faturamento seja abaixo de 50%. Francamente, hoje 50% seria um sucesso, pois o dado é muito menor. Enquanto isso, o estado vai se afundando para bancar a conta milionária. O fardo do governo anterior está pesado. Para mim, para você, para o contribuinte.

No cartaz que marcou a assinatura do contrato, havia a frase “Clube Náutico e torcida alvirrubra, bem-vindos à Arena Pernambuco”. Quatro anos depois, pouquíssimos alvirrubros se sentem à vontade por lá…

Nordestão 2015, Náutico x Piauí. Foto: Celso Ishigami/DP/D.A Press

26 Replies to “O recorrente deserto do Náutico na Arena Pernambuco, um calvário sem fim”

  1. caro sr. tisc, tsc, “O Melhor do Nordeste é o SANTA”! eu não costumo responder a seres anônimos medrosos e covardes que não se identificam, e se eu fosse o zirpoli eu nem permitiria que “coisas anônimas” tivessem comentários postados no blog. mas eu vou quebrar o protocolo filhotinho, apenas pra dizer que por conta do ainda e por enquanto monopólio absurdo do entulho da ditadura rede globo nas transmissões do futebol brasileiro, o microscópico santa cruz é usado pelo o entulho da ditadura pelo o entulho ser anti-sport club do recife, não por mérito do micro santa cruz e sim por ódio da rede globo ao maior do centro-norte o bravo leão da praça da bandeira, porque na verdade verdadeira o entulho da ditadura quer que o santa cruz se exploda assim como quer que o náutico se lasque. então por ódio ao sport a globo ordenava que a seleção jogasse naquele monstro decadente assombrado que só falta falar de tão abandonado prestes a ser incorporado pelas construtoras chamado “arruda”. mas informo-lhe que na primeira copa que o brasil sediou, a sede de recife foi a bombonilha da magia, e agora em 2014 o ódio ao sport clube do recife e a sanha pelo dinheiro do contribuinte prevaleceram de novo, e fizeram a arena-pe. mas por razões óbvias e gritantes, vide a localização, logística e grandeza hegemônica do leão em pernambuco e no centro-norte, qualquer recifense/pernambucano são mentalmente sabe que a sede da copa deveria ser a ilha do retiro. mas o ódio da globo timelife e a foruxidão dos homens públicos do estado nao queriam que a ilha figurasse em cadeia planetária em evidência como sede da copa pra o mundo. entendeu filhote? agora da próxima vez se identifique se for homem!

  2. meu Deus por que esses burro negro simete aonde não e chamado, oooo
    buscado de lixo vão si preocupar com a merda de vocês.

  3. Meus prezados senhores saudosistas…:
    Entendam que um estadio sem padrão FIFA..é MUSEU!!!

    nao adiantam lamurias,,romanticas, ,saudosas…chorosas…copiosas….
    tudo isso ja ERA!!!

    Estadio aprovado pela CBF e FIFA é Padrao da Arena..e priu!!
    Esses dinossauros.. dos nosso clubes..ou mordernizam no “Padrão FIFA” ou ja era!!!
    Essa arena é pra uns 45.000 espectadores..nao é muito..oras,!
    O Problema é que o publico do nautico ta dando 600 torcedores,isso é lá..culpa de Eduardo campos???

    kakakakakkakakakakaka!!!,nao me façam RIR!!!!!!

  4. Berilo, arreteado com a fenomenal distância, já decidiu: volta para o chiqueirinho róseo, para umas seis temporadas. Após, negócio só com a ARENA SPORT ESPETACULAR. Com ODEbroche, nunca mais. Ualita! PELO REI TUDO!!!

  5. Estão apostando muito no fanatismo do nosso torcedor, afinal, ir para um estádio para assistir a um jogo que termina à meia noite, pagando estacionamento caro, sem segurança, e sem transporte coletivo, somente para os mais efusivos…
    E por outro lado o nosso memorável estádio dos Aflitos, muito bem mais localizado e perto dos verdadeiros alvirrubros, entregue às moscas.
    Quanta Barbaridade, contemplada, inclusive, pelos ilustres diretores do Náutico!

  6. Caro andré barbosa de luna, qual o estádio que recebia a Seleção Brasileira antes da Arena? o MUNDÃO DO ARRUDA, então Iha do mangue é o meu PAU, o estádio a ser transformado em Arena era o arruda.

  7. sou rubro-negro,e concordo plenamente com os citados comentários abaixo,na minha visão o náutico não volta mais aos aflitos,toda via porém uma quebra de contrato com o consorcio arena,seria o fim do estadio patrimonial dos aflitos.
    o campeonato pernambucano perdeu seu brilho,não existe mais emoção,motivação e acima de tudo,o torcedor tá lentamente perdendo a vontade de ir a campo,principalmente,nessa arena de são lourenço,tantos são os motivos: a distancia o lugar e muito tenebroso,sombrio e no final das partidas,os torcedores ficam ao deus que me guarde,principalmente na madrugada quando se tem jogo as 22hs da noite e terminando a meia noite,o torcedor que se vire.
    o náutico estar caminhado em via de contramão, e consequentemente seguindo para um triste fim,notem que o torcedor não quer isso,nem fez isso,nem aquilo,mais sim diretorias e comissões de altas cúpulas que hoje atualmente estão ai de braços cruzados,esperando no que isso vai dar,alguém tem de pagar o preço,da suntuosa arena e infelizmente a bomba chiando ficou com o náutico,o planejamento foi bem claro e dando enfase que todos já sabiam,exceto a torcida timbu.

  8. O Eduardo Campos prejudicou a cultura e a historia futebolistica de Pernambuco. Muito. Porque o futebol pernambucano desde o inicio do século passado tinha sua historia, seu hábito e sua cultura em torno da ida ao Campo do Náutico, ao campo do Arruda. Ao campo da Ilha. Cada torcida se dirigia ao seu campo. Após o jantar das quartas-feiras. Após o almoço do domingo. Tudo era perto. Os sistemas de deslocamento eram conhecidos. Havia um cultura futebolista muito grande. Mas Eduardo Campos foi insensível a isso. Coronelesco. Mandão. Autoritário. Ele não pensou duas vezes em destruir a historia do futebol pernambucano. Mandou fazer a Arena. Arena que prejudica os clubes. Contanto que a sua vontade prevalecesse sobre a Historia de Pernambuco. Sobre a Historia dos Clubes de Futebol de Pernambuco.

  9. A conclusão é que o Eduardo Campos com o seu projeto ambicioso de se tornar presidente prejudicou Pernambuco demais. As obras feitas no Estado, ao tempo de Eduardo, estavam todas voltadas para o seu projeto pessoal. Os viadutos da PE 15. Os BRTs. A Arena da Copa. As obras de Suape. Tudo se endereçavam ao seu projeto politico pessoal. O jogo de interesse das empreiteiras por trás. O povo sendo enganado. Enganado porque as obras não se destinavam ao povo. Mas ao projeto politico de Eduardo Campos. A prova é a qualidade do que foi feito, e o que deixou de ser feito. Gastou-se o dinheiro do povo pernambucano. E as obras são mal localizadas, como a Arena. Mal feitas, como o túnel da Caxangá. Como as estações do BRT. Os viadutos da PE 15. Isto quando não foram abandonadas, feitas pela metade. E o que dizer da navegação do Rio Capibaribe? Quanto se investiu ali? Quanto se desperdiçou de dinheiro ali? Mas a população nunca está a salvo de chegar outro politico e continuar a enrolação. Continuar fazendo obras que tem mais foco em beneficiar as empreiteiras do que a população. Nenhum politico constrói para o povo. Mas para as empreiteiras. Para si e para os seus apaniguados.

  10. Culpar a Arena é simplista. O fato é que o produto FUTEBOL PERNAMBUCANO é muito ruim. Ninguém vai sair de Recife 22h para ver um time horrível como o do Náutico fingir que joga futebol. Peguem um cantor top e coloquem na Arena às 22h e verão a diferença. Repito : O problema é o produto oferecido, não a localização da Arena.

  11. não havia necessidade alguma de se fazer essa arena, tinha ilha do retiro que seria o estádio ideal pra copa, havia ainda o arruda. bem, todos sabem que arena foi pra farra do boi do dinheiro público tendo eduardo campos e sua turma como principal interessado. e o náutico entrou no esquema sim. bem, com a merda feita, alguém precisa limpar, digo, quem ficou vivo precisa dá um jeito de salvar aquilo lá. o povo de são lourenço da mata e camaragibe não têm nada a ver com a farra, com o estrago feito. vejamos, o náutico ficar com a arena-pe seria areia demais pro caminhão dele, então, com uma torcida pequena do porte de 15, 20 mil pessoas, o melhor pro náutico seria reformar os aflitos e esquecer arena-pe, até por que numa visão futura otimista, pra o náutico não se sentir um peixe fora d’água na arena-pe, ele teria que projetar um aumento de torcida a médio e longo prazo com conquistas de títulos de projeção nacional e internacional, e por acaso o náutico tem porte e gente engajada nisso? acho que nem preciso responder né… pra mim, o santa cruz apesar de ter menos patrimônio e estrutura que o náutico, tem torcida pra lotar a arena. poderia assim se livrar da falência negociando o arruda e ficar com a arena em definitivo, seria uma salvação mútua pra arena-pe e santa cruz. já o sport até a arena sport ficar pronta mandaria seus jogos na arena-pe, assim como o náutico enquanto não se reforma os aflitos. acho o mais sensato pra todo mundo.

  12. 1-Qto ao caso especifico do Nautico todos sabem que é a menor torcida do estado.Não adianta nem tentar..”esconder o Sol com uma peneira”.
    2-Uma das soluções que dou ,de inicio meio para se refletir:..
    -Que o governo do estado faça um teste para transferir eventos do Centro de Convenções para os setores de eventos da Arena!!
    Em vez de aumentar o centro de convenções..passar varios eventos para o setor de Eventos da Arena..Melhorando os meios de transporte (Onibus expressos..etc…etc..etc..)
    Garanto que a Arena ira melhorar e muito seu faturamento!!

    O que falta em Pernambuco são” IDEIAS” Inovadoras.!…em vez de os mediocres de carteirinhas…ficarem “azedando”…falando mal do Nosso Ex-governador ..alimentando egos doentes!!!
    Me lembro que quando Foi inaugurado o Centrode convenções…
    os mediocres diziam que o Centro de convenções “seria..sempre.. um Elefante Branco…etc….
    Na realidade..O Centro de Convenções é um Sucesso!!!

  13. O que chama a atenção é o projeto de acesso a Arena não contemplar uma estação em frente a ela. O ex-governador Eduardo Campos ou foi omisso por corrupção ou foi incompetente. Como já foi mostrado em outros casos, fico com a primeira opção, e não tem essa de que morreu e tá perdoado não.

  14. Houve precipitação da diretoria do Náutico na adesão da arena. Por sua vez o governo do estado não cumpriu com o prometido quando apresentou o projeto a FIFA. Veja os pontos que não foram cumpridos.

    1) Metrô até os estádio; a última estação fica a 3 Km do estádio;
    2) Mais via de acesso ao estádio, atualmente o percurso principal é a BR 232 que em dias de jogos fica bastante congestionada;
    3) A própria federação pernambucana coloca os jogos às 22:00 h, o jogo termina às 00:00 h. O metrô funciona até às 23:00 h.
    4) O governo caiu na besteira dar subsídios para arena, no ano passado o governo do estado desembolsou 93 Milhões;
    5) Deve ter algum superfaturamento, onerando os cofres do governo;
    6) Preços na arena, bastante elevado. O estacionamento estão cobrando R$ 20,00 ou seja, três vezes mais elevado do que um shopping, onde seu automóvel fica em área coberta, e na arena não.
    7) Violência urbana, onde a torcida não consegue andar no metrô civilizadamente;
    8) Ou os governantes tomam ação efetiva visando viabilizar esta arena, ou vai se tornar inviável, virando um elefante branco.

  15. Existe uma corrente muito forte para acabar com o futebol do nordeste, e o Náutico está na pauta. Quase todos os jogos do time são 22h com transmissão pela TV, e com o metrô funcionando até às 23h. Sem levar em conta que o grupo dos 13 em conjunto com uma determinada emissora DE TV coloca o dinheiro na mão de um único clube. Eles querem o torcedor na frente da TV, e não no campo de futebol.

  16. Pelo amor de Deus diretores do nosso Náutico, VOLTEM PARA NOSSA CASA QUE TANTAS GLÓRIAS NOS DEU!

  17. Muito engraçado para não dizer estranho. Conseguiram o mais difícil, os recursos financeiros e a construção da Arena, porém o aparentemente mais fácil que seria o transporte, quer seja de metrô o de ônibus específicos para torcedores não estão à disposição, e ainda inventaram horários de jogos que dificultam ainda mais, parecem até que o objetivo é o de diminuir o público…
    Por outro lado, o memorável Aflitos, palco de tantas alegrias dos alvirrubros, e muito querido por todos, e de fácil acesso, ficou à mercê das moscas…
    É brincadeira… Culpam os políticos, mas os diretores do timbu também contribuíram para esta bárbarie.
    É uma pena. Os resultados dos “esforços” estão ai para serem comprovados.

  18. QUANTO CUSTA FAZER UMA PARTIDA DE FUTEBOL NA ARENA ? QUANTOS TORCEDORES DEVEM COMPARECER NA ARENA PARA COBRIR OS GASTOS COM A REALIZAÇÃO DE UMA PARTIDA DE FUTEBOL NA ARENA ? RESPONDIDA ESSAS PERGUNTAS, GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUMA VANTAGEM EM REALIZAR UMA PARTIDA COMO A DE ONTEM NA ARENA ITAIPAVA ? NÃO SERIA MAIS VANTAGEM PARA A ARENA, GOVERNO DO ESTADO E PARA O NÁUTICO REALIZAR UM JOGO COMO ESSE CONTRA O PIAUÍ NOS AFLITOS ? ESSE CONTRATO TEM QUE SER REVISTO, POIS DA FORMA QUE ESTÁ, NÃO É VIÁVEL A REALIZAÇÃO DESSES JOGOS, PRINCIPALMENTE QUANDO ESSE JOGOS SE REALIZAM AS 22:00 HORAS.

  19. O acordo deveria ter sido: jogos grandes na Arena e o restante nos Aflitos. A contra-partida seria investir e modernizar o Eládio de Barros Carvalho, além do centro de treinamento, é claro. Assim, todos sairiam ganhando.

  20. Assunto desnecessário. Contrato foi firmado, com valorização extrema de toda imprensa pernambucana, e agora fica essa pressão nas partes. Ruim para a arena? Quais critérios técnicos e financeiros foram usados nessa análise? A própria arena nunca se posicionou a respeito. E acho que nunca o fará. Ligaram o modo ignore e assim permanecerão. Estão certos

  21. Baita texto Cássio! Lembro-me bem de quando jogávamos nos Aflitos, um estádio muuuuuito distante dos padrões FIFA mas que era nossa casa, as equipes de fora (São Paulo, Santos (seleções de craques naquele tempo)) temiam jogar com o Timba lá no estadio. Faltava qualidade técnica, mas sobrava garra e vontade devenceruuu, o torcedor tava junto, jogava também! Hoje, como alvirrubro já nem sinto mais aquele ânimo de ir ao estádio, ou até ligar a TV. Pra que? Pra ver o Náutico derrotado? Sim, cada jogo que fazemos ali é uma derrota, independente do resultado. Sim, saímos perdendo em jogar em uma lugar distante, que nesse tempo todo se mostrou aquém do clube, enfim, jogar em um campo neutro.
    Como você bem citou a frase utilizada na assinatura desse contrato lastimável, ratifico, como torcedor, tudo que você falou: a Arena Pernambuco nunca foi a casa do Náutico, e jamais será!

  22. Excelente texto, Cássio. Infelizmente temos um governo omisso em todas as esferas que você imaginar. Os caras demoram anos e anos pra fazer uma estrada fácil ou um túnel de 100 metros.

  23. Puta texto, Cássio(tá inspirado esse mês; primeiro as obras que nunca saíram do papel e agora esse sobre o Náutico)!

    É total verdade, cresceram o olho e não pensaram nas consequências (principalmente nos contras). Continuar desse jeito(jogando lá sem perspectivas de mudanças no contrato e com os aflitos parado sem gerar receita), timbuzinho fecha as portas.

  24. Mas Cássio isso é a aura do Naico, só vergonha, vergonha e vergonha!!! Torcem mais para os adversários do Sport do que pro seu próprio clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*