As combinações matemáticas para a classificação no hexagonal do Estadual

Combinações possíveis para a classificação do Campeonato Pernambucano de 2015. Crédito: Roberto Corrêa, professor de matemática do Curso Exponencial

Existem 27 combinações possíveis na última rodada do hexagonal do título do Campeonato Pernambucano de 2015, cujo desfecho será conhecido em 5 de abril. O professor de matemática Roberto Corrêa elaborou um quadro com todos os resultados possíveis na 10ª rodada, mensurando as possibilidades de cada clube rumo à semifinal da competição.

O quadro acima considera a seguinte ordem de jogos na coluna do meio: Serra Talhada x Central, Salgueiro x Náutico e Sport x Santa Cruz. Na coluna à direita, a ordem de classificados caso ocorra a combinação correspondente.

O Sport está 100% garantido na liderança e o Serra tem 0% de chance de classificação. Eis as demais colocação do diretor do Curso Exponencial…

Possibilidades na briga pela vice-liderança, entre Central e Santa: 

Central – 77,7%  de chance de ser o segundo colocado (21 combinações em 27) e 22,2% de ser o terceiro colocado (6 em 27)

Santa Cruz – 22,2% de chances de ser o segundo colocado (6 combinações em 27) e 77,7% de chances de ser o terceiro colocado (21 em 27)

Há uma ressalva na disputa entre alvinegros e tricolores – que vale o mando de campo no jogo de volta da semi. Em três combinações (2, 5 e 8), todas com vitória do Serra sobre a Patativa e empate no Clássico das Multidões, existe a possibilidade de o Tricolor ocupar o 2º lugar, desde que tire 3 gols de saldo em relação ao concorrente (hoje, +1 para o Central e -2 para o Santa).

Nessas hipóteses, caso o Santa tire exatamente 3 gols de saldo, ainda poderia haver empate no número de gols marcados pelos dois times. E aí ficaria muito difícil fazer uma previsão, segundo o próprio matemático.

Possibilidades na briga pelo 4º lugar, entre Náutico e Salgueiro: 

Náutico – 66,6% de chance de se classificar (18 combinações em 27) e 33,3% de ser eliminado (9 em 27)

Salgueiro – 33,3% de chance de classificação (9 combinações em 27) e 66,6% de ser eliminado (18 chances em 27)

10 Replies to “As combinações matemáticas para a classificação no hexagonal do Estadual”

  1. Se a FPF/arbitragem não interferir, Salgueiro, Central e Sport vencem fácil.
    O resto é conversa pra vender jornal !
    E mais, a final do torneio da província será Sport x Central !
    A FPF quer a todo custo ressuscitar os defuntos da capital !
    Já tentou transferir o jogo do Central na semi-final para a Arena !
    O jogo do Salgueiro domingo será transmitido pela Globo, vamos acompanhar de perto a arbitragem.

  2. Que dor de cotovelo desse João Gomes. João Gomes, logo vi que é torcedor da 5ª ou 6ª força do estado. O Salgueiro tá vivo ainda no estadual, já mostrou que tem condições de vencer o Nautico e vou torcer para que se repita. Se vencer pega o Sport, se perdemos para o Sport temos a disputa pelo 3º lugar e pegaremos o Central com certeza, pq diferente do Salgueiro o Central abre a rodinha contra qualquer grande do Recife, portanto não comemore. Olha como vc tem inveja, secando o Salgueiro no estadual, no nordestão e na copa do Brasil. Como é dificil a vida de vcs ai no Agreste, o Salgueiro joga apenas 10 anos o futebol profissional e já consegue incomodar muita gnt. Vlw Anti!

  3. o salgueiro agora encontrou o que ele queria. Pois se passar pelo nautico na 10ª rodada, o sport manda o salgueiro ir embora. Se passar pelo piaui, o flamengo ganha em salgueiro e o proprio salgueiro não joga no maracanã( lembro-me que o palmeira despachou o meu central desta mesma forma). o salguero vai se deparar com time forte, na copa do nordeste e assim será tambem despachado. eu já disse que time de lugar pequeno não chega a lugar algum.

  4. o salgueiro agora achou o que ele queria: se passar pelo piaui perde em casa para o flamengo e não joga no maracanã. se passar pelo nautico, na 10ª rodada perde para o sport em casa e no Recife. Na copa do nordeste, dentro em breve, se depara com time forte e será despachado. Eu já disse que time de lugar pequeno não chega a lugar algum. Dorme com essa aí, CARCARÁ.

  5. Oh, Cássio, em atenção ao leitor do seu blog Lauro Mafra, que comentou, eu teria a dizer o seguinte: realmente, ele tem razão em um ponto: O Cálculo das Probabilidades aplicado ao futebol, tem algumas restrições. Claro, que não é a mesma coisa, de você calcular por exemplo as chances de alguém ganhar a mega sena, onde todas as 50.063.860 combinações de 6 dezenas tem exatamente as mesmas chances de serem sorteadas. Essa é realmente a chance de alguém acertar na mega sena, jogando apenas um jogo de 6 dezenas: 1 chance em 50.063.860. No futebol é PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL, mesmo levando-se em conta a diferença técnica entre 2 times, dizermos, por exemplo, que o clube A, tem digamos: 70% de chances de vencer o clube B, haveriam 20% de chances de ocorrer empate, e apenas 10% de chances do time B ganhar. Baseado em que afirmaríamos isso ? Nas campanhas de cada time ? Isso é muito relativo. Por que o time A tem 70% de chances de vencer B, e não 80% ou 90% ? É também verdade, que alguns sites aplicam esses métodos Ex: chance de gol: http://www.chancedegol.com.br, do estatístico paulista Marcelo Leme de Arruda. SÓ QUE ELE ABSOLUTAMENTE NÃO EXPLICA, COMO E PORQUE ELE CHEGOU Á CONCLUSÃO, QUE O TIME C, TEM POR EXEMPLO 60% DE CHANCES DE GANHAR, O TIME D TEM 30% E O EMPATE TEM 10%. Nem ele nem ninguém, jamais poderão explicar isso. Ele apenas admite, que esse cálculo esteja correto, baseado nas campanhas de cada time. mas volto a repetir: ISSO É UMA CONCLUSÃO DELE, NÃO HÁ COMO PROVAR, ESSES NÚMEROS. No cálculo que eu fiz, aproximei as chances de cada time vencer um jogo, ou de perder, ou de empatar, como sendo de 33,33% de chances para cada evento. CLARO, QUE ISSO TAMBÉM É UMA SUPOSIÇÃO MINHA ! Levando-se porém em conta, que as campanhas de Central, Santa Cruz, Náutico e Salgueiro, são muito parecidas (até uma certa rodada atrás tava quase tudo embolado), poderemos em tese, com uma aproximação razoável, que as chances do time A ganhar, ou de ganhar B, ou de haver empate, são de 33,33% para cada evento. Acho que isso, de certa forma, responde ao leitor Lauro Mafra, que, acredito deve ter bons conhecimentos de Cálculo das Probabilidades. É isso aí, um grande abraço !

  6. acredito q vai ser assim… santa em 2 salgueiro em 4º

    salgueiro elimina o sport e o santa pra n ficar com peso na conciencia perde pro central ae a final vai ser salgueiro x central ae a disputa pro 3º lugar vai ser melhor q a final !!!! Santa x sport decidindo o 3º lugar vai ser TOP !!!!

    vai ser feito na copa do mundo todo mundo querendo q a argentina perdesse pra holanda pra decidir o 3º contra o brasil !!!

  7. Cassio, esse percentual não mostra, de fato, as chances de cada time. Da maneira como é colocado, é considerado que cada evento tem a mesma probabilidade de acontecer, o que não é verdade.

    Ao invés de falar de chance de classificação, no caso de náutico e Salgueiro ou chance de ficar em 2o lugar, no caso de Central e santa cruz, esse percentual representa única e exclusivamente a razão entre as ocorrências e o universo total.

    Para um número coerente de de chances de classificação, se faz necessário uma análise específica do probabilidade de cada evento ocorrer em cada um dos 3 jogos, levando em consideração, principalmente, fatores como momento do time, local da partida e histórico do confronto.

  8. Parabens pelo seu trabalho, porém para mim o que vai decidir esse héxagonal será a Raça.

  9. OH, CÁSSIO, OBRIGADO POR TER PUBLICADO ESSE MEU TRABALHO. ESTAREMOS SEMPRE À DISPOSIÇÃO. UM GRANDE ABRAÇO !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*