A gratuidade para crianças nos estádios, um benefício com várias versões

Torcedores mirins de Náutico, Santa Cruz e Sport. Fotos: NauticoNet, Torcedor Coral e Site Oficial do Sport

A gratuidade para crianças em jogos de futebol é algo bem antigo no país. A variação neste benefício refere-se basicamente à idade máxima para o benefício. 7, 8, 10, 12 anos? Em cada estádio, uma norma distinta. Mas há a exceção. Na Allianz Parque, inaugurada em novembro de 2014, a diretriz inicial veta a gratuidade. Daí, a polêmica em torno da cobrança de ingresso a um bebê de seis meses. No estádio do Palmeiras, a frase dita pelos funcionários foi “entrou, paga”, pois trata-se de uma propriedade particular. A explicação poderia ser aplicada aos estádios de São Paulo (Morumbi) e Corinthians (Itaquerão), mas ambos liberam o acesso para crianças de até 7 e 11 anos.

Segundo o Procon, a cobrança está respaldada pelo Direito do Consumidor, pois não se estabelece uma idade mínima. Verdão à parte, vamos à situação em Pernambuco. Em qualquer jogo com mando de campo de Náutico, Santa ou Sport há a gratuidade para os torcedores mirins. O menor limite é o do Leão, com “7 anos e 364 dias”, vulgo “8 anos incompletos”. No Tricolor, pré-adolescentes de 12 anos ainda conseguem entrar sem pagar. Em todos os casos, naturalmente é preciso estar acompanhado de um adulto responsável.

As gratuidades nos estádios locais se estende às autoridades (com documentação), um privilégio garantido por lei há décadas, com policiais militares, delegados e juízes podendo assistir a qualquer partida como público geral. A regra também se aplica aos idosos? Não. Neste caso, há o direito à meia-entrada, previsto no Estatuto do Idoso, a partir dos 60 anos de idade. Na capital paulista, o Corinthians libera o acesso para idosos cadastrados.

Gratuidades no futebol pernambucano:

Arena Pernambuco (Náutico)
Crianças – até 8 anos*
Autoridades – policiais militares, delegados e juízes, atletas, ex-atletas, ex-árbitros.

Arruda (Santa Cruz)
Crianças – até 12 anos (incompletos)*
Autoridades – policiais militares, delegados e juízes.

Ilha do Retiro (Sport)
Crianças – até 8 anos (incompletos)*
Autoridades – policiais militares, delegados e juízes.

* A criança deve ser acompanhada de um adulto e ter documento com a idade.

No público detalhado no borderô oficial, entregue à FPF ou CBF, a soma dos “não pagantes” inclui ainda os jornalistas cadastrados para a cobertura. É preciso registrar todos os espectadores para o gasto do seguro obrigatório.

3 Replies to “A gratuidade para crianças nos estádios, um benefício com várias versões”

  1. Fui no estadio do time do Oeste em Itapolis, um abuso o local do visitante muita lama mal dava pra assistir o jogo sem falar q meu bb de 1 ano e8 meses tive q pagar 20 reais pra ele entrar no estadio e o meu de 6 anos eles qriam carteirinha de estudante pra eu poder pagar meia entrada. De tanto eu fazer bafão na frente do estadio consegui q ele pagasse meia entrada ou seja um absurdo isso. É uma vergonha

  2. Parabéns Manoel Valença. Todas as crianças são lindas, mas a mais bem vestida é a sua filha.

  3. Oi Cássio, a Linda Tricolor aí é minha filha Giovanna Valença, bisneta de Raul Valença, um dos Irmãos Valença, compositores de frevos (Teu Cabelo Não Nega, Sonho que durou tres dias,etc) e do hino oficial do Santa Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*