Mapeamento municipal de torcidas: Goiana (Plural/2015)

Pesquisa de torcidas em Goiana, em junho de 2015, através do Insituto Plural Pesquisa.

Localizado na Mata Norte de Pernambuco, o município de Goiana tinha a sua economia fundamentada basicamente na produção de cana-de-açúcar, há bastante tempo. Mas a chegada de uma fábrica de veículos, com um investimento de R$ 6 bilhões e 5 mil novos empregos, transformou a cidade, já na divisa com a Paraíba. E o instantâneo patrocínio da Jeep ao Flamengo levantou uma polêmica sobre a “relação” da empresa com o cenário local.

Um mês após o episódio, podemos ver um raio x das torcidas na cidade de quase 80 mil moradores. O Instituto Plural Pesquisa, que já havia mapeado Caruaru, foi contratado para fazer um levantamento particular na região e, no embalo do estudo, adicionou aquela pergunta que sempre rende nas discussões entre torcedores: “Qual é o time de futebol que você torce?”. Com espaço para apenas uma opção, os três grandes pernambucanos ficaram à frente, com 45% da população. Entre os times de outros estados, o Corinthians se saiu melhor, com 6%. O Fla, o primeiro parceiro da Jeep, aparece com apenas 2%.

No estudo, também chamou a atenção a quantidade de gente sem clube. Na margem de 42%, um misto de desinteresse e falta de acesso aos times.

Plural / Goiana 2015
Período: junho de 2015
Público: 400 entrevistados
Margem de erro: 4,9%
População estimada (IBGE/2014): 78.287

1º) Sport – 25% (19.571)
2º) Santa Cruz – 13% (10.177)
3º) Náutico – 7% (5.480)
4º) Corinthians – 6% (4.697)
5º) Palmeiras – 2% (1.565)
5º) Flamengo – 2% (1.565)
5º) São Paulo – 2% (1.565)
8º) Seleção Brasileira – 1% (782)
8º) Vasco – 1% (782)

Outros times – 1% (782)
Sem clube – 42% (32.880)

* A soma pode não chegar ou mesmo ultrapassar os 100% por causa com arredondamento, via Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

Pesquisa de torcidas em Goiana, em junho de 2015, através do Insituto Plural Pesquisa.

23 Replies to “Mapeamento municipal de torcidas: Goiana (Plural/2015)”

  1. Pingback: Mapeamento municipal de torcidas: Recife (Plural/2015)Blog de Esportes | Blog de Esportes

  2. É Alexandre. Fica se enganando aí. Sport é claramente o de maior torcida. Não vê quem não quer. É só olhar nas ruas, nas escolas, nos eventos, etc.

  3. NÃO FEZ A PESQUISA NÃO E SÓ VER UEM COLOCA MAIS TORCEDOR EM CAMPO A CADA JOGO A COISA ESTA NA PRIMEIRA E O SANTA ESTA NA SEGUNDA E AINDA ASSIM A TORCIDA COLOCA O MAIOR PUBLICO,ESSE POST FEZ SÓ UMA COMPARAÇÃO,FALOU QUE A COISA É A MAIOR PORQUE ESTA.

  4. Na vida o que vale é QUALIDADE e não quantidade! Quantos torcedores efetivamente vão ao estádio? Quem é a torcida que mais frequenta estádio? Precisa dizer ou quer que desenhe? Qual o nível social das torcidas? Infelizmente o nosso nível social esta cada vez maior , o número de torcedores sem acesso a educação, saneamento cada vez aumenta mais e estes torcedores mais pobres são induzidos a indicar numa pesquisa que torcem para o time da moda, mas que efetivamente não são torcedores.

  5. Deixando as costumeiras gozações quando desse quesito, a amostragem demonstra o que todas as pesquisas falam, hegemonia do SPORT também em maior torcida, o que distorce um pouco em relação ao estado de Pernambuco e a distancia de percentual, 25℅ para o Sport e 20℅ para os Tricobarbies. Isso pode ser encarado como característica local, mas se a tendência continuar vai ser de todas as cidades

  6. Eu,sei que a UNICA e EFETIVA “arma” que o consumidor tem é seu “PODER DE COMPRA”..(LIVRE ARBITRIO)
    Nao comprarei mais carro da FIAT!!!!!

  7. Bla,bla,bla…!!
    O Principal fato GRAVE aqui ninguem ta comentando e foi Levantado no Topico:
    A JEEP em PERNAMBUCO patrocinar Flamengo e outros clubes SUDESTINOS?????
    Isto é uma VERGONHA!!um ABSURDO!!!!
    Eu,sei que a unia “arma” que o consumidor tem é seu “PODER DE COMPRA”..(LIVRE ARBITRIO)
    Então,eu comprei um carro da Marca Fiat para prestigiar a Fiata,quando anunciou fabrica em Pernambuco!!!
    O que eu vou fazer apartir de agora??????

    Casoa JEEP nao Patrocine o SPORT,eu NUCA MAIS comprarei Produitos da FIAT!!!!
    Ponto final!!!!

  8. O SANTA CRUZ JÁ FOI A MAIOR TORCIDA, ATUALMENTE A MAIOR É O SPORT.QUALQUER LUGAR PÚBLICO COMO O CARNAVAL,SÃO JOÃO E FESTA DE RUA SÓ DA LEÃO!!!SÓ UM CEGO E UM SURDO QUE NÃO QUER VER OU OUVIR!!!!!!!!!

  9. Sou torcedor do Santa Cruz, mas, deixando a paixão de lado eu acho que realmente, atualmente o Sport tem a maior torcida (só não concordo que tenha quase o dobro da do Santa Cruz. O nosso Santa Cruz foi um time muito respeitado em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil na década de 70 (Ramon, Nunes, Vólnei, Fumanchu, Joaozinho, Pio, Wilson Carrasco, Neinha e etc), e até o ano de 1981. Daí para frente (exceção 2007) foi só decepções, com péssimas gestões, políticos a frente, curiosos e etc a frente do clube. Depois dos 5 x 0 do Bahia nunca mais fomos os mesmos e o Sport vem sendo um time sempre bem gerido, ganhando títulos e bem administrado, então é natural que tenha a maior torcida. Antes acredito eu que não o era.

  10. Não costumo comentar pesquisa. E, se a pesquisa for sobre quantidade de torcida dos clubes, aí é que a coisa fica mais ridícula ainda. Vejamos: Na matéria fala que o total da população estimada está em torno de 80 mil habitantes naquela parte do estado. Massa. Como posso confiar numa amostra de 400 pessoas? Ou seja, 0,005% do total da população.
    Sendo assim, vou providenciar uma pesquisa com a minha família (que não é pequena, algo em torno de 300 pessoas). Já adianto o resultado:

    95% torcem pelo Santa Cruz;
    4,5% torcem pelo Sport.
    0,5% torcem pelo Náutico.

    Posso dizer que essa amostra representa a realidade? NÃO! Santa Cruz e Sport possuem duas gigantescas torcidas. Já o Náutico cresceu nos últimos anos, mas ainda não faz figura perante os outros dois clubes. Na minha opinião há uma diferença enorme entre “Torcedor” e “Simpatizante”. Assim, chegaremos a seguinte conclusão: Torcida, o Santa Cruz tem mais. Simpatizante, o Sport. É apenas a minha opinião!

  11. Kkkk o cara quer dizer no comentário dele aqui que o santa ia ganhar a pesquisa se fosse feita logo depois da final do pernambucano. Kkkkkkkkkkkk é muita ilusão. Se conforme de uma vez, meu amigo. Até quando vcs vão questionar as pesquisas?

  12. Esta pesquisa a resposta é sempre relacionada com a situação do clube no momento.Por que não fez esta pesquisa logo após a final do pernambucano ???

  13. Uma decadência muito grande , mentalmente falando. Se vc é pernambucano e torce pro Flamengo vc é Paraíba, como se Paraíba fosse algo vergonhoso. Mas se vc torce pro bayer, juventus, ou barcelona, vc é da elite, sabe das coisas e tem muito saber.
    Gente, isso temos em pernambuco é um preconceito, sujo, e presunçoso. Isso é muito feio. Somos todos irmãos, filhos do mesmo pai. Mas temos nossas escolhas, vc curte brega outro gosta de forró. Basta de preconceito !

  14. A imprensa de Pernambuco e do Nordeste tem que se unirem para combater a imprensa sulista principalmente a rede Globo que trabalha diariamente sufocando os times do Nordeste e de outras regiões do Brasil para massificar alguns clubes do sudeste e o povo do Brasil só torcer por esses clubes e os outros clubes serem sempre meros coadjuvantes. abraço a vc da imprensa pernambucana , Cláudio de São Paulo capital

  15. Gente, o Flamengo é uma marca que foi trabalhada desde o tempo em que o Rio era a capital do país. Uma marca forte, mas uma enganação como afirmação de nacionalidade. Há coisas positivas no Flamengo, como em outros clubes, mas na essência trata-se de uma fraude, uma distorção histórica. Abraços

  16. Acho que Nuno Fonseca ficou chatxiado com a pernambucanidádje.

    Xola naum Nuninho.
    Mandem o Governador liberar logo o ICMS todo arrecado pela Jeep pro framienguô não cair.

    #NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOoooo…

  17. Ai eu pergunto: E?
    O bairrismo chegou ao seu limite. Um mimimi sem fim porque uma MULTINACIONAL resolveu patrocinar o clube de MAIOR TORCIDA DO MUNDO. Vão chorar na cama que é mais quentinha e fofinha.

  18. tudo bem, a adidas patrocina outros clubes fora da alemanha, mas ela INCLUSIVE patrocina muitos clubes locais (Alemanha) enquanto Pernambuco deve ter facilitado e muito para a instalação dessa fabrica em nosso território. Com os 4 milhoes q eles pagaram ao flamengo para ficar com um lugar secundário, abaixo do número e quase imperceptível, poderia colocar 6 milhoes ao invés de 4, e virar patrocinar master do Sport, ou entao ratear esses 4 milhoes para os 3 clubes de PE. Outra coisa, qual a porcentagem de pernambucanos trabalhando nessa fabrica?

  19. Engraçado, a fábrica é em Goiana e esse p…patrocinam o Flamengo, que está caindo aos pedaços e quero mesmo é que quebre de vez. Um outro lado da história (Baterias Moura = Metalúrgica Bituri) em Belo Jardim, esta tem até uma fábrica na Argentina e nunca sequer patrocinou nenhum time dos 3 grandes de Pernambuco e sim o Belo Jardim, que jamais chegará a lugar algum. Infelizmente o povo dessa terra é medíocre, pois só dá valor ao que vem de fora, um Estado com o segundo maior pólo digital do país e segundo maior pólo médico do país, pelo menos é o que falam e não ter um patrocinador forte para os seus times grandes…é o descaso total.

  20. Edu, isso se chama curiosidade jornalística. Já o seu caso é de mimimi crônico! Para de ficar fiscalizando o trabalho dos outros e aprende a valorizar OU faz melhor!

  21. Agora teremos reclamação se uma empresa patrocinar um clube de fora da cidade onde se instalou ?
    Até nisso tem choro ?
    Então os alemães podem reclamar da Adidas patrocinando o Sport.
    Isso é que se chama falta de pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*