O recorrente cenário de guerra no metrô em dia de jogo na Arena Pernambuco

Violência no metrô, na Estação do Barro, antes do clássico Náutico x Santa, pela Série B de 2015. Crédito: youtube/reprodução

É uma cena recorrente no Recife, o embate entre membros de torcidas organizadas nas estações de metrô e até dentro dos trens em dia de jogo de futebol, sobretudo na Arena Pernambuco, cujo modal é o principal acesso via transporte público. Não é a primeira vez que o blog toca neste assunto, com textos, fotos e vídeos de outros episódios (basta clicar na tag “Violência”). Desta vez, porém, impressiona a gravação de um passageiro, através de um celular, registrando um verdadeiro cenário de guerra no Barro, com rojões atirados para todos os lados, por marginais vestidos com as camisas da Inferno Coral e da Fanáutico, com o trem parado, levando ao pânico o povo presente. Violência protagonizada antes da vitória do Náutico sobre o Santa pela Série B.

A gravidade resultou numa medida drástica (e aceitável) do sindicato dos metroviários, que decidiu paralisar as atividades, com os 600 profissionais do Metrorec cruzando os braços entre as 12h de domingo e as 5h de segunda-feira. A falha na segurança atingiu diretamente 78 mil passageiros, muitos deles com destino, novamente, até São Lourenço da Mata, para o jogo entre Sport e Palmeiras, válido pela Série A e com expectativa de 30 mil torcedores.

Desta vez os prejudicados foram os rubro-negros, muitos deles. Mas não é bom esquecer que supostos integrantes da Torcida Jovem e da Inferno Coral também fizeram baderna no metrô em um Clássico das Multidões no Estadual de 2015, com o jogo do Náutico, no dia seguinte, na Arena, sendo penalizado com a paralisação do sistema. E assim segue a rotina de violência no nosso futebol, sem uma medida definitiva do governo do estado…

10 Replies to “O recorrente cenário de guerra no metrô em dia de jogo na Arena Pernambuco”

  1. Lamentável esta situação. As organizadas precisam ser punidas e as pessoas envolvidas condenadas.

  2. Pingback: Ônibus expressos e estacionamentos reforçados: Sport x São Paulo tem esquema especial | BOM JARDIM CONECTADO

  3. SEGUNDO ME INFORMARAM A POLICIA MILITAR E A CIVIL NAO PODEM ATUAR DENTRO DA AREA DO METRO(UMA VERGONHA)
    1-Deveriam Modificar a lei(fazer convenios, etc..) para que a PM e a policia civil possam dar proteção aos mais de 400.000 usurarios(trabalhadorese populacao em geral)
    2-Quem promover badernas e quebras do Bem Publico deverão ser presos ,cadastrados e obrigados a pagar os Prejuizos..
    IMEDIATAMENTE !
    Nao me interessa se é Bandido Organizado,ou bandido desorganizdo,tanto faz!!!
    Nao deve mais ter IMPUNIDADE que é a mãe dessa Bandidagem!!!

  4. Se fosse o que era feito na época que eu era um adolescente em plena ditadura militar…..quando o exército saia nas ruas do recife baixando o cacete em todo mundo a história era outra. Quantas vezes eu largava do trabalho a noite na cidade e tinha que sair correndo senão apanhava sem fazer nada…….ISSO SÓ ESTÁ ACONTECENDO POR QUE EXISTEM ESSAS LEIS RIDÍCULAS QUE DÃO GUARIDAS AS ” NOSSAS CRIANCINHAS” É UMA VERGONHA SEM TAMANHO O QUE ESTÁ OCORRENDO NA MINHA CIDADE.

  5. As “organizadas” são o câncer do futebol pernambucano. Junto com leis frouxas, inoperância do Estado, etc.

    Estamos rumando para um Estado de Sítio que será declarado em dias de jogos, penalizando os torcedores comuns, os trabalhadores e cidadãos de bem que precisam ir e vir.

    Não venham dizer que “a culpa não é das organizadas”, pois sempre as mesmas, com ou sem uniformes estão por trás desses absurdos. E não devemos culpar a torcida A, B ou C. TODAS elas são culpadas. No mesmo nível.

    Infelizmente, pessoas de bem ainda insistem em associar seus nomes a instituições que pregam o ódio, a indiferença e o desrespeito ao próximo (as vezes desrespeito até entre eles mesmos), tentando defender que as mesmas pregam boas ações, que elas deixam o estádio mais bonito, etc.

    Mas não. Elas estão afastando os torcedores do campo. Estão impedindo que mais pessoas se associem aos clubes e vão à campo, afinal quem em sã consciência vai a campo em um clássico? Qual pai levará seu filho pequeno a um estádio/arena diante de cenas tão lamentáveis e estarrecedoras?

    As “organizadas”, juntamente com a omissão do Governo do Estado de Pernambuco, na figura de seu digníssimo (e incompetente) Governador, o Sr. Paulo Henrique Saraiva Câmara, estão realmente afastando quem ama realmente o Clube Náutico Capibaribe, o Santa Cruz Futebol Clube e o Sport Club do Recife: o verdadeiro torcedor.

  6. O que nosso poder Judiciário Estadual e Federal diz sobre esses vândalos, ou melhor, marginais.
    O problema é que a impunidade permite tudo. Enquanto esses marginais não forem trancafiados teremos esses espetáculos bárbaros grátis sem a intervenção do poder publico omisso e incompetente.
    Isso é o reflexo da da situação atual do pais, onde todos fazem tudo e não são punidos.

  7. Amanhã, iremos ouvir aquela mesma estoria da Carochinha, por parte dos Órgãos de segurança do Estado. E depois, nada muda.

  8. Cássio, perguntar não ofende: por que quando joga o Náutico na Arena, semana sim, semana não, a gente não vê essas cenas de selvageria por parte da torcida? Por que só acontece quando a torcida do Santa Cruz está na história? Dá para pensar, não é? (Sei que não pode ser frontal quanto a isso, pela sua responsabilidade como jornalista, quando sempre tem de apresentar evidências.) Já fui assaltado duas vezes por torcedores do Santa Cruz, que surfam em ônibus, que consomem drogas, que furtam, que desrespeitam a polícia e o cidadão etc. etc. É triste, mas os fatos têm de ser revelados. Generalizar (“Todas as torcidas são violentas.”, é o que se costuma dizer) é sempre temerário. Um abraço.

  9. Simplesmente uma vergonha, os órgãos de segurança pública sabem como funciona, quando vai ter esses atos e até horário e mesmo assim não tomam nenhuma medida preventiva e ostensiva para evitar tal fato, enquanto isso a população sofre sem metrô durante todo o domingo, além da insegurança para quem utilizou durante o sábado a tarde. já fiz parte de torcida organizada e hoje tenho extremo repudio a todas

  10. Levanto uma questão muito simples, A polícia, sabendo que sempre ocorre esses casos por que não se posiciona de forma que pelo menos iniba este tipo de ação? Por que a Polícia Militar-PE nunca prende ninguém? Que Corporação é esta sem a menor moral, esta que se chama Polícia Militar Pernambucana. Comandante, o seu salário vem dos impostos que eu toda a população Pernambucana pagamos. Você comandante desta corporação chamada Polícia Militar PE, é pago e jurou defender os interesses da população, então cumpra sua função, comece a trabalhar e prenda estes baderneiros. ACABE DEFINITIVAMENTE COM ESTA PALHAÇADA. OU SERÁ QUE O PALHAÇO É O SENHOR COMANDANTE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*