Memorial do Sport até 2016, na tentativa de transformar história em dinheiro

Troféus do Brasileirão de 1987, leão do Norte 1919 e da Copa do Brasil de 2008. Fotos: rankingdeclubes.com.br, Diario de Pernambuco e memorialdosport.blogspot.com.br

O Sport já catalogou 1.700 objetos históricos em sua sala de troféus, num trabalho comandado por Fernando Bivar. Inicialmente, o trabalho visava a composição do memorial do clube. O ano era 2008, com o futuro museu ao lado da loja rubro-negra. Além das taças, o visitante poderia conferir padrões utilizados aos longos dos anos, flâmulas, bolas de grandes partidas, documentos, fotos e vídeos. O projeto, agendado para  fim de 2009, não saiu do canto, com a apertada sala de troféus ainda sob os cuidados de Baixa.

Seis anos depois, o clube apresenta um novo projeto para o Memorial, “com a intenção de criar um espaço para a visitação das mais variadas pessoas, que por qualquer motivo, se interessem pela história do Sport, o memorial está sendo idealizado para se tornar também, mais um ponto turístico da cidade do Recife”. Neste nicho do mercado, os museus de Barcelona e Real Madrid são os cases mundiais (e mais rentáveis), com espaços abusando da tecnologia.

No Brasil, um bom exemplo sobre visitação paga – uma fonte alternativa de receita – está no Santos, com espaços exclusivos sobre Pelé e Neymar e exposições especiais. O local já chegou a receber 26 mil pessoas em um mês. Tentando se inserir neste contexto, desta vez o Leão prevê a inauguração até dezembro de 2016. Ou seja, o mesmo período de execução da tentativa anterior.

Até lá, as taças do Brasileirão de 1987, do Leão do Norte em 1919, que deu origem ao mascote, e da Copa do Brasil de 2008, as mais procuradas, seguem isoladas, com a visitação restrita a um ambiente já defasado.

Confira a situação atual das salas de troféus dos clubes pernambucanos aqui.

Eis os maiores memoriais do futebol brasileiro…

1.505 m² – Grêmio (a ser concluído)
Memorial do Grêmio na Arena. Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

1.500 m² – Corinthians
Memorial do Corinthians. Foto: cidadedesaopaulol.com

1.200 m² – Internacional
Memorial do Internacional, no Beira-Rio. Foto: Inter/site oficial

500 m² – Flamengo
Memorial do Flamengo. Foto: Flamengo/site oficial

500 m² – São Paulo
Memorial do São Paulo. Foto: SPFC

380 m² – Santos
Memorial do Santos. Foto: Santos/site oficial

6 Replies to “Memorial do Sport até 2016, na tentativa de transformar história em dinheiro”

  1. Uma boa ideia é proporcionar tour pela Ilha, indo desde a arquibancada aos vestiários e passando pelo gramado. E uma vez no mês um tour guiado pelo um craque. Isso já é feito pelos clubes da europa.

  2. Vai ser muito bom, ver nosso clube evoluindo, crescendo como toda instituição de sucesso, enquanto isso, os frustrados Tricobarbies poderiam até imitar criando o “Memorial da boneca Barbie frustrada”, ou quem sabe ” Memórial da Cobra morta Megalomaníaca “, caberia bem, a BARBIE com seu fulgante troféu Hexa Teia de Aranha, e os banguelos com cobiçado troféu da série” Z”, kkkkkkkk. Hilária essa nossa concorrência.

  3. giovani é um gênio! PST!!!!

    chorô pra tu flanela! kkkkkkkk… 87 vc só ver na ilha do retiro!

  4. realmente, é uma vergonha o sport o único time grande do estado não ter um memorial, imperdoável diretoria, o único campeão brasileiro do estado, o único campeão nacional de pernambuco e ainda sem memorial!? fica chato mesmo…

  5. No memorial do Flamengo só não tem a taça de 87, essa só poderá ser vista no memorial da Ilha do Retiro, em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*