Fifa Football 2016 licencia 16 clubes brasileiros, sem o Sport por preciosismo

Os 16 clubes brasileiros no game Fifa 2016. Foto: EA Sports/twitter

A Eletronic Arts confirmou os clubes brasileiros no Fifa Football 2016. O game conseguiu as licenças oficiais de 16 times, todos da primeira divisão. Ficaram de fora Corinthians, Flamengo, Sport e Goiás. Os dois primeiros porque firmaram acordos de exclusividade (obtendo receitas maiores) com o rival Pro Evolution Soccer, da Konami, enquanto goianos e pernambucanos colocaram empecilhos burocráticos sobre a cessão de imagem dos atletas, inviabilizando a chancela e criando uma barreira antimarketing. Afinal, se ausentaram do jogo de futebol mais vendido do mundo – só estão presentes no PES.

Desta forma, o Rubro-negro só pode aparecer no Fifa (e olhe lá) de forma genérica (nome do clube, uniforme, escudo e nomes dos jogadores), como “S. Recife”, a mesma alcunha adotada na última referência ao clube na franquia, em 2013. A princípio, entretanto, a EA Sports não deve utilizar times genéricos…

Clubes brasileiros no Fifa
2001 – 13 times
2002 – 13 times
2003 – 15 times
2004 – 16 times
2005 – 16 times
2006 – 16 times
2007 – 22 times (Santa Cruz)
2008 – 24 times (Náutico, Santa Cruz e Sport)
2009 – 26 times (Náutico e Sport)
2010 – 20 times (N. Recife e S. Recife, os genéricos de Náutico e Sport)
2011 – 20 times
2012 – 20 times
2013 – 20 times (N. Recife e S. Recife)
2014 – 21 times (Náutico)
2015 – sem times brasileiros
2016 – 16 times (S. Recife, a confirmar na atualização)

Sobre os clubes brasileiros no PES 2016, clique aqui.

8 Replies to “Fifa Football 2016 licencia 16 clubes brasileiros, sem o Sport por preciosismo”

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, COLOCAR UM TIME DESSE NUM JOGO INTERNACIONAL, KKKKKKKKKKKKKKKKK, MUNDIÇA DANADA, POVO FEIO DA CAÇAMBA!!!

  2. Essa Fiat esta,de sacanagem!
    A Jeep,não patrocina o Sport?

    ,eu vou mudar de Carro(hoje fiat) vou de

    Hyundai HB20 com 6 anos de garantia !!

    , bye,bye FIAT!!!!

  3. Fredinho alvi-Bubro ou cobra da lama:
    Eduardo Batista é coisa nossa!!! kakakkakakaka!!
    Eduardo batista tem 5 (cinco propostas) e nao saiu do Sport, é Nosso!!!
    Quanto a esse jogo: o Sport, perde e o jogo Perde,mais ainda!

  4. Seja no game ou na vida real, uma coisa é fato, o que os dirigentes do Sport estão fazendo com o clube é brincadeira… Em primeiro lugar, não se adimite a manutenção do incompetente do Eduardo Baptista no cargo de técnico do time. Qualquer um pode ver que esse cara já deu o que tinha que dar (e deu pouco, se analisarmos os resultados desse ano, tanto no Pernambucano quanto na Copa do NE), sua postura apática e conformista tem influenciado negativamente os atletas e afundado a cada dia mais o time! É realmente lamentável o que esse senhor está fazendo com o Sport Clube do Recife e a diretoria, não se sabe por que razão, continua passiva diante do péssimo trabalho que vem sendo apresentado. O Eduardo escala mal o time e mantém no banco jogadores como Régis e Hernane Brocador – realmente não dá pra entender?? Não duvido nada que não esteja no bolso de alguém… A quem interessa que o Sport esteja fora da Libertadores da América? A CBF?? A Rede Globo??? Vamos refletir… #foraeduardobaptista

  5. Mais uma merd.. do Sr. Arnaldo Barros e da sua incompetente equipe de marketing. Sinceramente não se sabe o que a corja do Martorelli pretende fazercom o Sport Clube do Recife..?? Estão achando pouco o que já estão fazendo com a imagem do time no cenário do futebol nacional? Agora perdem uma boa oportunidadede massificar o escudo do clube e dar aos nossos filhos a oportunidade de interagir mais com o time no campo virtual… Agora uma coisa é certa, se o técnico do game for o Eduardo Baptista, pode esquecer porque nem com joystick hi-tech esse time vai ganhar. #foraeduardobaptista

  6. Olá, Cassio.

    Teve uma notícia sobre isso na ESPN, do dia 29/08, onde o diretor de marketing do Sport, Cid Vasconcelos disse o seguinte: “Eles (EA) queriam que cada atleta assinasse um contrato individual de cessão de imagem. O entendimento do nosso jurídico é de que detemos o uso coletivo da imagem de nosso grupo e que um documento autorizando o uso dos jogadores seria suficiente”.

    Segundo o texto, o Sport “chegou a enviar o seu modelo de uniforme para a EA através de sua fabricante de material, a Adidas, e foram surpreendidos com o desfecho”.

    Cid Vasconcelos concluiu: “Nós havíamos chegado a um acordo comercial, acertamos tudo, mas eles ficaram nessa celeuma, tinham um prazo-limite e aí infelizmente não foi possível a inclusão do Sport, o único representante da região Nordeste na Série A”.

    Ou seja, foi a EA que não concordou em receber um documento único autorizando o uso da marca e dos atletas. Eu, particularmente, concordo com esse pensamento do diretor de marketing do Sport.

    Nesse caso, a burocracia não foi só da parte de Sport e Goiás. A EA ficou fresca demais nesse aspecto, por conta do problema da última edição.

    Acho um pouco injusto da sua parte, colocar a culpa só nos clubes. =D

    Abraços.

    Fonte:
    http://espn.uol.com.br/noticia/539198_refem-de-jogadores-fifa-16-ve-atletas-se-negarem-a-assinar-contratos

    Nota do blog

    Glauber, a explicação do Sport é plausível. Porém, a determinação da EA Sports ao clube deve ter sido a mesma aos demais, que não viram problema em conseguir as assinaturas… E, na queda de braço, o clube acabou de fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*