Analisando o mapa de curtidas dos clubes em Pernambuco, via Globo/Facebook

Mapa de curtidas de clubes em Pernambuco. Crédito: globoesporte.globo.com (reprodução)

O Mapa das curtidas dos times do Brasil no facebook, produzido pelo globoesporte.com em parceria com a rede social de Mark Zuckerberg, é espetacular. Próximo do que se imagina caso o IBGE resolva adicionar, um dia, a pergunta “Para qual time você torce?” ao censo nacional. Foram analisadas 54 milhões de curtidas nas páginas oficiais de 43 clubes do país, em maio de 2015. A partir disso, um mapeamento individual em 5.570 municípios. Aqui, vamos tratar de Pernambuco. O mapa foi colorizado com o líder em cada cidade, independentemente da intensidade de pessoas envolvidas.

No caso local, apenas três clubes lideram entre os 185 municípios. Pelo volume territorial, a ordem seria a seguinte: Flamengo (vermelho), Corinthians (preto) e Sport (amarelo). Pela quantidade de cidades pernambucanas, a ordem seria Timão (99), Sport (53) e Fla (33). Contudo, os dois cenários vão de encontro ao Ibope, a pesquisa tradicional mais recente, que apontou a ordem Sport, Santa, Corinthians e Náutico. Vamos, então, a um exemplo de distorção. Petrolina, com maioria flamenguista, tem um território imenso, de 4.561 km², com 331 mil moradores. Já o Grande Recife é formado por 14 cidades, totalizando em 2.770 km², mas com uma população de 3.914.317 habitantes. Detalhe: o Sport ficou à frente em toda RMR. Visualmente, parece ter menos “likes”. Na própria Zona da Mata (com o Leão à frente) a densidade populacional é superior ao Sertão (Fla).

Em escala nacional ocorre a mesma distorção, com domínio territorial do Mengo, por mais que o Corinthians tenha mais curtidores (10,4 milhões x 10,1 milhões). Um mapa de calor poderia amenizar essa percepção, assim como a divulgação do percentual absoluto em cada estado, o que não foi divulgado num primeiro momento. São apenas observações sobre o levantamento, no qual o próprio portal faz questão de não tratar como “pesquisa de torcida”, até mesmo por não contar com a fatia (geralmente de 20%, segundo os institutos) de pessoas que não gostam de futebol. Mas em nada diminui a sensação sobre um raio x jamais visto neste polêmico assunto.

Sport: presente em 5.446 municípios, 1º em 53, 2º em 33, 3º em 38, 4º em 48
Santa: presente 3.130 municípios, 2º em 8, 3º em 17 e 4º em 22
Náutico: presente em 3.880 municípios, 4º em 4

Mapa de curtidas dos times do Brasil no Facebook (Sport). Crédito: app.globoesporte.globo.com/futebol/mapa-das-torcidas-no-facebook (reprodução)

Mapa de curtidas dos times do Brasil no Facebook (Santa Cruz). Crédito: app.globoesporte.globo.com/futebol/mapa-das-torcidas-no-facebook (reprodução)

Mapa de curtidas dos times do Brasil no Facebook (Náutico). Crédito: app.globoesporte.globo.com/futebol/mapa-das-torcidas-no-facebook (reprodução)

8 Replies to “Analisando o mapa de curtidas dos clubes em Pernambuco, via Globo/Facebook”

  1. Concordo com as análises pra minha surpresa inteligentes dos colegas, e explico, não que não considere outras pessoas inteligentes, minha surpresa foi que as três que li antes de postar eram bem sensatas, acrescento aos comentários que a mídia local não tem culpa desse projeto de polarização, pessoal, a Globo pertence a NBC Americana e é dona com o dinheiro desta também de quase todas as outras redes de TV, rádio, a internet é Americana, resumindo toda comunicação global pertence aos gringos, mas o que isso tem a ver com o assunto em questão poderiam perguntar, simples “manipulação”, concentração de renda, alienação populacional, entre outras coisas.

  2. Grande comentário Jorge . passou tudo que a maioria não quer escutar. vejamos grandes clubes do nordeste nos anos 70 quase todos antes tinha chances de ao menos ser vice campeão ou campeão de alguma competição nacional .. hoje em pleno século 21 fica cada vez mais difícil algum time do nordeste ser campeão de alguma competição nacional. e o export. e o grande traidor do nordeste junto com o vitória e o Bahia foram se vender aos grupos dos trezes ladroes

  3. Resido há mais 50 anos no RJ e torço pelo Sport, pois sou pernambucano, e vejo pernambucanos que não sabem nem em que região ficam SP e RJ, torcendo por times desses estados, isso me envergonha. Não conheço nenhuma pessoa nascida nos estados supramencionados torcendo por times do nordeste. Metade dos torcedores do Flamengo, Corintihas e outros times da região SUDESTE são nordestinos.

  4. é muita modernidade… já não basta a disputa de mais títulos, maior torcida, etc. hoje em dia tem melhor gramado, estádio mais novo, arena mais moderna, mais curtidas no twitter, mais curtidas no facebook, número de sócios torcedores, sócios que pagam 100 reais e que pagam 200…e o lado esportivo fica bem depois.

    é tipo a estáticas de chances desperdiçadas (?????), que de tão subjetiva geralmente diz tanta coisa quanto o que está escrito na pedra da gávea (“pelos feníncios”).

    espero a analise de quantos jogadores ainda usam chuteiras pretas e/ou não tem tatuagem.

  5. A culpa desse crescimento e a aimprensa pernambucana q não faz nada contra esse poderio da Globo. Como pode o time mais popular de Pernambuco q é o sport jogar em um domingo às 18e30hrs. Para colocarem o Corinthians ou o Flamengo direto para Pernambuco inteiro. Desse jeito vão matar o futebol pernambucano mesmo., era para a imprensa pernambucana fazer uma guerra contra a Globo para passar o jogo nas quartas feiras e domingo para todo Pernambuco assim como fazem em São Paulo aki só passa jogo do time de São Paulo, veja se a Globo tem peito pra por outro time de outro estado nos domingos e quartas a noite pra o povo Paulista assistir? Então lutem gostar a Globo não assistam jogos de times do sudeste do Brasil não.

  6. Boa noite! Sou colaborador do competente Vinicius Paiva no Blog teoria dos jogos e queria opinar sobre esse fantástico mapeamento do Facebook! Estive fazendo algumas pesquisas para comparar o perfil Brasileiro dividido por faixas etárias e o perfil etário do Facebook. Consultando as faixas etárias que compôe o facebook percebi que apenas 11% dos usuários do facebook tem mais de 45 anos de idade, o que enviesa o mapeamento de torcidas para as camadas mais jovens da população e que prejudica times que tem suas massas torcedores mais concentradas entre os mais velhos. Cito clubes como Santos, Botafogo, Fluminense no Brasil e Náutico em Pernambuco que levam desvantagem no mapeamento. A Internet é muito concentrada na região sudeste com mais de 50% dos usuários, nas áreas urbanas e nas classes A,B e C. 80 % dos usuários do facebook tem menos de 35 anos de idade. Fica claro que 35% da população Brasileira com mais de 40 anos de idade ainda não é representada de forma significativa no facebook.

  7. Se vc observar o que levou a este quadro do ponto de vista sociológico é tudo muito normal . Tem tudo a ver com mídia direcionada e poder econômico injusto : Fla e Corinthians , por conta da massificação imposta pela Globo e do abandono da mídia ao futebol local (também culpa da Globo) só poderiam estar na frente .
    O Nordeste é massacrado pela Globo com jogos de ambos . Vc não pode ver um América-MG x Nautico ou Boa x Santa na Tv aberta , quando os dois jogam fora. Mas pode assistir Coritiba x Flamengo ou Figueirense x Corinthians . As consequências são óbvias a longo prazo .
    E o Sport estar na frente disparado dos outros 2 times de Recife é reflexo direto de seu poderio financeiro solitário em Pernambuco desde anos 90 , pela imposição criminosa do Clube dos 13 e depois Globo , que matou a rivalidade do Estado ao oferecer ao clube a primazia de ganhar cotas milionárias , relegando Nautico e Santa Cruz a visitar as adjacências da falência , recebendo cotas zero.
    Esse é o retrato da massificação idiotizante da mídia e da influencia selvagem e arbitrária do poder econômico sobre as paixões do povo.

    Mudam o curso da história , alteram a percepção das pessoas , induzem-nas a acreditar no modelo que invade seu subconsciente e levam-nas abandonar suas crenças mais puras (curiosamente retrato muito semelhante do que acontece no comportamento das pessoas em relação à política neste momento do Brasil ) .
    O resultado é o quadro de robotização do povo que assistimos : nordestinos aos montes torcendo por times do sudeste e clubes do Nordeste morrendo na pobreza.
    Parece lindo pra Globo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*