Sem evolução, Falcão é demitido do Sport

Falcão, durante o trabalho no Sport em 2016. Foto: Ricardo Fernandes/DP

O técnico Falcão não resistiu à eliminação do Sport em Campina Grande. Sem mostrar futebol durante 180 minutos, na visão do blog, o time leonino acabou sofrendo um justo revés diante do Campinense. No dia seguinte à despedida do Nordestão, o presidente do clube, João Humberto Martorelli, comunicou a demissão. A decisão surpreendeu. Não pelos resultados do treinador, muito abaixo neste ano, mas pelo perfil da atual diretoria rubro-negra, que segurou Eduardo Batista durante dois longos jejuns na Série A, em 2014 e 2015 – e só saiu por vontade própria, indo para o Flu. Com uma semifinal estadual pela frente, parecia improvável a mudança. Mas ocorreu, e foi correta.

Com Falcão, o Sport evoluiu na reta final do Brasileirão. Reorganizou o esquema de Eduardo e finalizou em 6º. Porém, veio virada do ano e reformulação do elenco, com reposições questionáveis. Wendel por Serginho? Danilo por Christianno? Brocador por Vinícius?! No caso de Túlio de Melo há qualidade, mas a troca seria difícil, no lugar de André. Em campo, em 2016, um time travado. Iniciou com três volantes de maneira forçada, pela limitação de elenco, mas tomou gosto pelo formato e pelas peças escolhidas, com uma ligação ruim entre meio e ataque. Com sete meses de trabalho, o padrão foi se perdendo, sem aspecto de mudança, por mais que a retórica pós-jogo continuasse correta (na maioria das vezes). Faltou o pré-jogo e o jogo propriamente dito.

Somando Série A, Sul-Americana, Nordestão e Estadual (2015/2016):
34 jogos
17 vitórias
6 empates
11 derrotas
55% de aproveitamento 

Rubro-negro, o que você achou da saída de Falcão?

12 Replies to “Sem evolução, Falcão é demitido do Sport”

  1. óxente…Mai eu pensei que Fulcão iria dá muichus titulu pro meu spoti ! Esa nosa direturia é muichu safada mermu. Pelo spoti tudo, mas tudinho mermu !

  2. acho que sofremos como desmanche do time do ano passado,os jogadores que chegaram não renderam,não sei se o problema é treinador,na minha opinião o problema é qualidade tecnica mesmo, Serginho fez um pessimo capeonato no vasco,cristiano idem,Vinicius araujo pelas vezes que vi jogar no cruzeiro não agradou,Mark voltou agora mais ainda me parece o tanto perdido ao estilo do futebol Brasileiro,sem contar que jogadores antes regular como Samuel xavier,Renê,Matheus Ferraz cairam muito o desempenho,espero que o novo treinador consiga fazer esse time jogar,pois continuo achando que o problema não foi só tatica e sim tecnica, um possivel nome é o de NEY FRANCO.

  3. Meu amigo praticamente o elenco principal nao jogou junto.Tem o Andy wallace para começar a jogar.Diego Souza,com o chleno gonzalez..entrosamento nao vem em 2 partidas!!!!
    por exemplo, quem questiona a Grande qualidade de Diego Souza?,
    So se a pessoa for um cara inseguro e incompetente p analizar futebol
    vai dizer q Diego Souza nao Joga Bola? ou Diego Souza nao gosta do Sport.!??
    O Campeonato MEDIOCRE Pernambucano encerrou as inscrições muito…..muito cedo,para proteger Nautico, santa cruz e salgueiro. que saõ clubes considerados inferiores em Grana e Qualidade de jogadores,se é pra falar BEM CLARO.
    Resultado nesta BOSTA do Pernambucano Diego Souza nao pode jogar!!!
    Copa do Nordeste outros jogadores nao puderam jogar .Ficam campeonatos mediocres proibindo GRANDES JOGADORES DE EXERCER A PROFISSÃO.e mostrar futebol.
    Sou bem direto em achar que Falcao faria uma boa serie A,acho que foi precipitação da diretoria demitir Falcao.Eu amo o Sport, para nao deixar duvida que as criticas são de um Rubro negro autentico!!,
    A diretoria se sentiu pressionada inclusive pela torcida JOVEM!
    inclusive.!
    Bons Treinadores:
    SO Nelsinho Batista,Abel Braga ou Marcelo Oliveira .os outros são cabeças de bagre!
    Gallo nunca aproveitar juniors do Nautico e foi convocado para treinar seleção sub-20 do Brasil,Ridículo,isso!!!
    Resumindo:Time Titular do Sport ainda nao entrou em campo!!!
    Andre,Danilo agora, Brocador..Diego souza inclusive sairam super inflacionados! Sport nao podia bancar salario maior!!!!,parece que voce nao Lê jornais.!!

  4. É muito difícil para o treinador fazer um bom trabalho com o elenco de pernas de pau que o Sr. Martorelli e seu bando de incompetentes cupichas deixaram para o Sport Clube do Recife. De forma absolutamente incompreensível e totalmente proposital a diretoria deixou os bons jogadores irem embora, foi o caso de Wendel, Régis e até mesmo o Hernane Brocador. Além disso, faltou competencia na hora de contratar. Agora, o próximo passo é entregar o Danilo Fernandes ao Internacional, fechando com chave de outro mais uma temporada desastrosa dessa gestão atual. O Sport em 2017 é série B. Escutem o que eu estou dizendo…

  5. Galo é um idota,boa pinta..Na seleção de juniors do Brasil?? foia maior cagada quem indicou ele,era treinador do Nautico e nunca aproveitou nenhum jogador sub-20!
    Descarto:Gallo,Renato Gaucho,cristovão Borges..Celso Roth são umas BOSTAS sem futuro, tudo cara burro sem saber mudar o time no vestiario.,
    Indico:Abel Braga cara Lider,e durão,Nelsinho Batista(improvavel)Marcelo Oliveira, esses sim sao Bons candidatos e sabem fazer uma equipe bem montada.!

  6. Algumas coisas são uma incógnita para o torcedor. Parece até que os jogadores queriam a demissão do técnico, apesar de ninguém entender a vinda de dos volantes Serginho e L. Antonio que não são cabeças de área e sim cabeças de bagre, pois nossa transição defesa ataque não existe obrigando Durval fazer ligação direta, só Falcão não via, mais o que chama atenção é que o resto do time ninguém tá jogando nada, e é isso que agente desconhece. Vou dar o exemplo, Martelote foi boicotado pelos jogadores da cobra morta, porque declarou que a equipe precisava de no minimo oito reforços, dando a entender que os que ali estavam não prestavam para serie “A”, então foi boicotado até ser demitido, e Falcão foi boicotado porque?? Mistério a ser respondido no futuro, ou não.

  7. Posicao acertadada da diretoria. Falcao otimo como jogador que foi. como treinador!!!!otimo comentarista!!!!!!!

  8. Não gostei. Estadual e Copa do Nordeste ñ deveriam ser referência para trocar o comando, estas competições de nada valem.
    Agora no brasileirão sim, se tivesse indo mal teria de trocar pra ñ correr o risco de cair.

  9. Zirpoli comete erro: Hernane Brocador saiu porque quis. o que o senhor escreveu demonstra que Falcão teve culpa nisso. No restante do texto, nenhuma crítica a fazer. E sobre a demissão do Falcão, achei acertada.

    Nota do blog

    Internamente, o jogador não tinha a preferência do técnico, Domingos. Com isso, a direção não fez esforço para mantê-lo.

  10. Cássio, entendo que a atitude da diretoria foi correta, embora tenha sido surpreendente pelo perfil, Falcão não conseguiu fazer o time deslanchar em 2016, zero de evolução, o substituto dentro do limite orçamentário é Gallo (saiu pela porta dos fundos, mas todo mundo merece uma segunda chance), Marcelo Oliveira é caro demais.

  11. A saída de Falcão já era eminente no Sport, com ele o time não rendeu o esperado, portanto as portas ficam abertas para Marcelo Oliveira, Nelsinho Baptista, Eduardo Baptista entre outros que estão no cenário do futebol nacional ou internacional de preferência os desempregados.

  12. Com Eduardo houve uma maior tolerância pelo cenário ser um pouco diferente. Ele era “cria” da casa e tinha 2 títulos na bagagem, além de ser um “Baptista”.
    Diretoria agiu acertadamente e em momento propício (há 1 mês do Brasileirão).
    Agora resta esperar o substituto. Ir numa aposta é temerário. Trazer um medalhão, idem. Marcelo Oliveira é talvez a melhor opção de mercado de momento.
    Abraços e parabéns pelo blog e pelos posts em geral no twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*