Censo do Flamengo lista 908 mil pessoas e Pernambuco tem menor % do Nordeste

Censo Rubro-negro, do Flamengo, em 28/04/2016. Crédito: nrnoficial.com.br/reprodução

Durante 59 dias, o Flamengo abriu o cadastro para o Censo Rubro-negro, um site criado para mapear a torcida do clube no Brasil. Ao todo, 908.013 pessoas se cadastraram, fornecendo dados do CPF. Promovido pela empresa Golden Goal Gestão Esportiva, o cadastro oficial teve uma média diária de 15 mil adesões, encerrando o prazo original de inscrição em 28 de abril. Tema em outras oportunidades no blog, vamos à influência do Fla no Nordeste.

Comprovando o cenário de resistência, com preferência local, Pernambuco apresentou o menor percentual do time mais popular do país, o único abaixo de 1% na região. O índice é ainda mais relevante ao considerar que o estado tem a segunda maior população (9,2 milhões), abaixo apenas da Bahia (15,1 milhões). Em todos os estados, porém, é necessário destacar a possível influência do cadastro via internet, o que pode limitar a participação da torcida de baixa renda.

Segundo a pesquisa nacional de torcida mais recente, da Paraná Pesquisas, em 2016, o Mengo teria 33 milhões de aficionados, com grande parte fora do Rio de Janeiro. O cadastro do clube manteve essa perspectiva, com 57% da torcida fora do estado de origem, sendo o Distrito Federal o maior colaborador (6,4%). Lembrando que o presidente do Fla, Eduardo Bandeira de Mello, havia dito que o clube teria a maior torcida em 24 estados, o que incluiria Pernambuco, estatística rechaçada pelo blog, através de todas as pesquisas já divulgadas.

Percentual absoluto do Censo Rubro-Negro (até 28/04/2016)
4,40% – Bahia (39.952)
2,30% – Maranhão (20.884)
1,90% – Ceará (17.252)
1,90% – Paraíba (17.252)
1,70% – Rio Grande do Norte (15.436)
1,40% – Piauí (12.712)
1,40% – Sergipe (12.712)
1,20% – Alagoas (10.896)
0,87% – Pernambuco (7.899)

26 Replies to “Censo do Flamengo lista 908 mil pessoas e Pernambuco tem menor % do Nordeste”

  1. Isso mostra que aqui em Pernambuco nos temos time pra torcer nos não precisamos torce pra times do Sul e Sudeste pois isso é que eles querem que o futebol pernambucano e nordestino sejam extintos ou dominados por eles, aqui no nordeste nos tbm temos equipes de tradição Sport, Santa Cruz, Náutico, Bahia, Vitória, Ceará,Fortaleza,CRB e Salgueiro quem é nordestino tem muitas opções pra torcer por um time. Pro futebol nordestino crescer nos não precisamos torcer pra times do Sul e Sudeste. Parabéns Pernambuco por não se iludir pela mídia e pela CBF, aqui no nordeste tbm temos equipes gigantes, de tradição, de torcida e que não tem medo do Flamidia, ainda falta muito pro futebol nordestino crescer, porque na Paraiba,Piauí,Maranhão e Sergipe não tem equipes de tradição e de torcida eu nunca pelo menos uma equipe de um desses estados joga pelo menos uma série B e muita gente por lá torce pelas equipes do Sul e Sudeste infelizmente. Mas não podemos olha somente pelo lado negativo do futebol nordestino tbm temos equipes de tradição e de torcida
    Sport Recife, Santa Cruz, Náutico, Bahia, Vitória, Ceará, Fortaleza, CRB e Salgueiro. Pernambuco, Bahia, Alagoas e Ceará tem Grandes equipes, muita tradição e tem torcida, não sou preconceitoso e comunista mas essa é a realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*