Termo de Ajustamento de Conduta pelo fim das organizadas, via STJD. Adianta?

Inferno Coral, Torcida Jovem e Fanáutico

As maiores torcidas uniformizadas dos clubes pernambucanos (Jovem, Inferno Coral e Fanáutico) estão vetadas há algum tempo nos estádios, tendo que se submeter a camisas com a palavra “paz” para obter uma autorização parcial. No caso da Jovem, nem isso, pois o Sport cortou relações. Indo além, a FPF firmou um termo um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, pedindo o fim das facções. Na assinatura, com a presença do procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, os clubes locais se comprometeram com 12 cláusulas. A primeira delas é quase um resumo.

“Os clubes comprometem-se a abolir, extinguir, rescindir, romper, vedar imediatamente qualquer benefício ou custeio direto ou indireto a torcidas organizadas, tais como doação e/ou subsídio de ingressos, custeio de transporte interno ou externo para jogos como mandante ou visitante, reserva de assentos em sua praça de desporto, cessão de espaço dentro de estádios ou de sua sede, hospedagem, repasse de recursos, ou por qualquer outro meio de auxílio, apoio, subvenção ou patrocínio de qualquer natureza, inclusive quanto ao licenciamento ou utilização indevida de suas marcas ou símbolos.”

Para o presidente da FPF, Evandro Carvalho, o termo pode ajudar no controle e enquadramento dos sócios e no monitoramento da chegada e saída dos torcedores nos estádios, assim como  “criminalizar os vândalos”, saindo da esfera esportiva – abaixo, a íntegra do documento. Nesse tempo de violência no Recife, e são quase duas décadas, outros termos de ajustamento foram firmados, com compromissos semelhantes, com as mesmas uniformizadas. Por isso, é sempre bom relembrar o levantamento do Ministério Público de Pernambuco, com dados junto à Polícia Militar, delegacias da capital e Juizado do Torcedor. Foram 800 crimes envolvendo uniformizadas entre 2008 e 2012, num raio de até cinco quilômetros a partir dos estádios. Furto, roubo, lesão corporal, formação de quadrilha. Problema antigo, sempre ascendente…

5 Replies to “Termo de Ajustamento de Conduta pelo fim das organizadas, via STJD. Adianta?”

  1. A marginalidade é enorme,todo jogo é isso em campo,os bandidos roubando e depredando os onibus sempre…pra mim é tudo marginal! torcedor é aquele que vai com a familia em campo torcer pelo clube e não quebrar nem roubar. Por isso eu e minha familia não vamos mais a campo e nem saimos pro centro em dia de jogo principalmente do santa cruz

  2. Sou tricolor e gostaria muito que o Glorioso seguisse o exemplo do Sport, que rompeu com os marginais que afastam tantos torcedores de bem dos estádios…

  3. Termo de ajustamento? Com a aliança promíscua entre as direções de Náutico e Santa Cruz com as respectivas torcidas? Faz-me rir… o único clube que merece todos os elogios no quesito, no Brasil, é o Sport. O resto é conversa mole de dirigentes comprometidos até o osso com esses marginais de torcida organizada. A imprensa sabe disso, mas, como tudo o mais que se reporta às irmãs siamesas (Náutico e Santa Cruz), faz olhos cegos e ouvidos moucos. Não é o seu caso, Cássio Zirpoli, que é um jornalista sério, da nova geração. Mas a imprensa esportiva pernambucana de há muito está degradada. Bem como os quadros diretivos esportivos.

  4. CONTRA A VIOLÊNCIA TUDO EM PRIMEIRO LUGAR TEM VÁRIAS FORMA DE VIOLÊNCIA UMA DELAS É NÓS TORCEDORES E PAI DE FAMÍLIA TER QUE ASSISTIR , JOGO NOS ESTADOS QUE TERMINA PELA MADRUGADA SEM TRANSPORTE FICAMOS A DEUS DARÁ POR CONTA DE UMA EMISSORA DE TV QUE NÃO PODE BOTAR SUAS NOVELAS PARA DEPOIS DO JOGO ISTO TAMBÉM É VIOLÊNCIA O QUE É QUE VOCÊS ACHAM MILHARES DE TORCEDORES NO MEIO DA RUA DEPOIS DA MEIA NOITE SEM TRANSPORTE O VOCÊS ACHAM DOS MORADORES NOS ARREDORES DOS ESTADOS UMA HORA DA MANHÃ SEM TE PODIDO DORMIR COM AS BADERNAS NO MEIO DA RUA , KD O ´JUÍZADO DO TORCEDOR PARA PROIBIR ESTE HORÁRIOS DE JOGOS A GLOBO NÃO ESTA NEM AI PARA QUEM FICA DE MADRUGADA NA RUA JÁ ESTA NA HORA DE VOCÊS REVER ESTE HORÁRIO DE JOGOS , OUTRA COISA DOMINGO DIAS DAS MÃES NÃO TEVE O PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE DOS PERNAMBUCANOS POR CONTA DE UM JOGO , ONDE ESTÃO OS MAIS DE 20 MIL POLICIAS DESSE ESTADO POCO MAIS DE 200 BAGUNCEIROS PARAM O PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE DE PERNAMBUCO POR A POLICIA NÃO PODE ANDAR NOS METROS ONDE JÁ SE VIU ISTO , TEM QUE MUDAR ESTA LEI QUE POLICIA NÃO PODE FICA DENTRO DOS METROS

  5. queria nem rir,mas assim fica impossível ,primeiramente,deixo claro aqui que sou a CONTRA isso,organizada incentiva dentro dos estádios,lembro de minha adolescência na Fanáutico,e foram anos maravilhosos!! A questão é que eles só vão conseguir,no máximo,proibir entrar em campo com camisa de T.O.,porém,qualquer um pode entrar uniformizado com camisa do clube,ou não,ou seja,isso tudo não passa de palhaçada…a T.O. sempre irá existir,querendo eles,ou não..Agora,se sabem que sempre ocorre confronto em clássicos em determinados pontos,por que eles não combatem isso??aí sim seria o certo,mas preferem fazer palhaçada e enganar os mais leigos dizendo que vão extinguir as organizadas!!! NÃO PASSA DE BALELA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*