Projeto de readequação da Ilha, o passo inicial para retomar os 32 mil lugares

Projeto de otimização da Ilha do Retiro. Crédito: Jaime Portugal Arquitetura/Instagram

Com o projeto da arena estagnado, por falta de investidores (R$ 700 milhões em tempos de crise? irreal), o Sport deve partir para reformas pontuais na Ilha do Retiro, visando o conforto, para não ficar tão distante do padrão atual oferecido nos principais estádios do país, e na acessibilidade, que vem limitando a capacidade de público. Por isso, a direção atua em duas frentes.

Com prazo maior, uma comissão de reforma ficou responsável pelo estudo de viabilidade, sobre as verdadeiras necessidades do velho estádio (cadeiras em todos os setores? cobertura? ampliação?). Em outra vertente, para ontem, o objetivo é melhorar o acesso, um dos motivos para a diminuição da capacidade, de 32.983 torcedores para 27.435. Limitação a ponto de não poder liberar 10% (lei) aos visitantes, com o corpo de bombeiros autorizando apenas 2.335 pessoas (em vez de 2.743). Contratado, o escritório Jaime Portugal Arquitetura elaborou esta segunda parte, já concluída, tanto no estádio quanto no entorno.

A princípio, um projeto voltado para a acessibilidade, de cadeirantes e idosos, com rampas e sinalizações, além de numeração das cadeiras. Somando cadeira central, ampliação, especial e sociais, são 12.937 assentos vermelhos. Com a numeração, espera-se uma melhora no processo de venda online. Caberá ao clube adotar ou não as sugestões técnicas. O laudo em vigor dos bombeiros, determinando a capacidade atual, vale até 25 de setembro de 2016, com a Ilha podendo sofrer novas adequações. Inclusive com nova redução.

Projeto de otimização da Ilha do Retiro. Crédito: Jaime Portugal Arquitetura/Instagram

10 Replies to “Projeto de readequação da Ilha, o passo inicial para retomar os 32 mil lugares”

  1. A arena pernambuco tem serios problemas, fica no meio do nada o estadio, so seria possivel assumir, se houve-se uma gestao profissional da arena para eventos diversos. monetizar a arena pernambuco alem dos jogos, monetizar a ilha do retiro para eventos diversos tambem!

  2. A ampliação da ilha do retiro só será possível se derrubar e construir o estádio em outro ângulo, porque no atual só pode haver ampliação entre arquibancada frontal é a geral dá sede.

  3. talvez a melhor opção teria sido assumir a arena PE desde o começo. mas a necessidade de uma arena moderna é urgente. uma arena não é apenas o estádio. é o argumento para a modernização e crescimento progressivo. a arena traz junto o conforto, maior capacidade, melhor iluminação, melhor disposição visual, maiores e melhores patrocinadores, maior visibilidade. o clube usará como forma de fidelização do sócio-torcedor, como exploração maior da marca “SPORT RECIFE”, como local de ações diversas. o ct nós temos (precisa modernizar e ampliar, mas tá ótimo), o clube da crescendo, a torcida crescendo, sócios crescendo, o time evoluindo a cada temporada… falta a modernização do estádio – no caso, a ARENA!

  4. Sem ter como “invadir” e tomar o que é dos outros, fica difícil ampliação. Só tem uma maneira, derruba a sede que dá e bota a sede num terreno invadido lá por trás.

  5. Repetindo e acrescentando:
    Ilha do retiro reformada para 32.000 espectadores só
    ”quebra um galho”!

    Sou rubro negro e tenho certeza ,que o “Clube” que vai assumir a Arena da Copa ja tem nome;SPORT!

    SE nao conseguir Um Mega Parceiro “CONFIÁVEL” para tocar a construção da Arena da Ilha do Retiro!

    Pois ,mesmo reformando o estadio ,a antiga Ilha do Retiro,
    tenho certeza que estadio para “somente” 32.000 torcedores já nao atende a ocupação da nossa Torcida mantendo o crescimento Nacional e Internacional do Sport ,nos ultimos vinte anos….!(A Arena Da Copa é para 45.000 torcedores sentados confortavelmente e é do Mesmo tamanho da Arena Rubro-negra!

    So nao sei se sera logo..mas tem torcida para Tal!!(ocupar a Arena da Copa)

  6. Pô,”quebra um galho”

    Sou rubro negro e tenho certeza ,que o “Clube” que vai assumir a Arena da Copa ja tem nome;

    SPORT!

    So nao sei se sera logo..mas tem torcida para Tal!!

  7. Projeto feito por um rubro-negro. Tem tudo para dar certo. Parabéns Sport! Parabéns Jaime Hugo!

  8. Estrutura, gestao, administração tudo devia ser espelhado na dupla CAP e Coxa. Estadios dos melhores, campanhas boas (so do cap), base forte. Td q o Sport precisa p crescer mais e se firmar (como a dupla) na serie A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*