A necessária união do futebol brasileiro para a reconstrução da Chapecoense

Clubes de luto pela Chapecoense

O dia 29 de novembro de 2016 seria histórico para a Chapecoense, que, contra todos os prognósticos, disputaria a sua primeira final internacional. Infelizmente, o Brasil acordou em choque com a notícia sobre a queda do avião que levava a Chape para Medellín, onde disputaria o título da Copa Sul-Americana. Morreu quase todo o elenco do exemplar e carismático clube catarinense, que foi da Série D à Série A em cinco anos e vivia o seu auge.

Num raro (e necessário) momento de união dos clubes brasileiros, todos trocaram seus escudos pela versão enlutada do alviverde da Arena Condá, incluindo Náutico, Santa Cruz e Sport. Todos com a seguinte frase:

“Hoje, todos os clubes do Brasil são um só”

A final da Copa do Brasil, na quarta, e última rodada do Brasileirão, no domingo, foram adiadas em uma semana, para 7 e 11 de dezembro. Treinos, entrevistas e demais atividades esportivas foram cancelados de norte a sul. Não há clima.

Sobre o incerto futuro do clube, sem dúvida um pormenor diante da tragédia com 71 vítimas fatas, a Chapecoense precisa de amparo de clubes e dirigentes. Como sugestão, a Conmebol poderia dividir o título da Sula, cuja decisão não faz mais sentido, moral e tecnicamente. Como o Atlético Nacional já é o atual campeão da Libertadores, a vaga na próxima edição não seria um problema. E na Série A, em 2017, a Chape poderia ter uma imunidade contra o descenso, até porque a sua reconstrução deve passar por todos, incluindo adversários.

Meus sentimentos a todos aqueles que fazem e torcem pela Chape.

3 Replies to “A necessária união do futebol brasileiro para a reconstrução da Chapecoense”

  1. Eu custo a acreditar que isso aconteceu, hoje de madrugada estava assistindo um filme quando de repente no SBT eles deram a notícia, mas como não tinham ainda muitas informações eu pensei deve ter sido um pouso forçado. Qual nada foi sim uma grande tragédia. Na minha opinião todos os clubes do Brasil devem se unir e cada um doar um jogador a Chape pois vai ser muito difícil começar do zero. QUE DEUS OS ACOLHA NA SUA BONDADE E DÊ FORÇAS A TODOS OS FAMILIARES. AMÉM.

  2. O mais estúpido nessa situação, é que só assim a Chape cai na boca da grande mídia, patrocinadora dos clubes pertencentes à antiga ( atual ?), QUADRILHA DOS 13. Para essa turma, o futebol brasileiro se resume a isso. Há muito o clube( Chape ), merecia uma reportagem de vulto, ou pelo menos ser mais frequentemente citada. Mas não, o que vemos nesses jornalismos da grande mídia, era a papagaiada de sempre… corinthians, flamengo, botafogo, São Paulo, fluminense, e até time frequentador assíduo de segunda divisão, o vasco. Era muito melhor elogiar esses rapazes pelo que vinham fazendo, e estavam por fazer, em vida. Antes, pelas décadas de 80,90, era fan desses programas, hoje, como torcedor de time nordestino que sou, não me fazem a menor falta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*