A avaliação da CBF sobre o árbitro de vídeo no Cornélio de Barros: protocolar

O trabalho do Árbitro de Vídeo no Cornélio de Barros. Foto: CBF/youtube

O título pernambucano de 2017 foi decidido em um golaço de Everton Felipe, mas o lance marcante da final foi o gol anulado do Salgueiro, aos 24 minutos do segundo tempo, pouco antes do tento do Sport. Após a cobrança de escanteio, o auxiliar marcou a saída de bola, com a curva ultrapassando a linha de fundo. A bronca é que a jogada prosseguiu e o carcará balançou as redes, com Álvaro. Então, o árbitro Wilton Sampaio acionou o árbitro de vídeo, que teve acesso às mesmas imagens das 15 câmeras da Globo Nordeste, transmitidas para 976 mil telespectadores, ao vivo. E a decisão original foi mantida, com o tiro de meta (oficialmente, sequer foi “gol anulado”). A polêmica foi além da conta – e o blog entende que a bola não saiu.

Aqui, a avaliação oficial da CBF, uma vez que o jogo foi o segundo teste no país com o recurso tecnológico. O primeiro foi justamente no jogo de ida.

“Na cabine do Árbitro de Vídeo, Péricles Bassols (CBF) começou a conferir os replays. Uma imagem ampliada com o zoom eletrônico da microcâmera dentro do gol dava a impressão de bola fora, mas ele concluiu que o lance era duvidoso. Seguindo o protocolo aprovado pelo International Football Association Board (Ifab), Bassols recomendou que Wilton revisse as imagens no monitor colocado ao lado do campo. Sampaio checou e avaliou que a marcação inicial deveria ser mantida”

A seguir, as aspas dos principais responsáveis pelo recurso no sertão.

“Manoel Serapião (autor do projeto do árbitro de vídeo)
“Avalio de forma muito positiva, sobretudo porque houve uma atuação eficaz. Houve uma revisão que inferiu e proporcionou uma decisão correta da arbitragem num lance absolutamente ajustado, que só o árbitro de vídeo poderia concluir”

Alício Pena Júnior (vice-presidente da comissão nacional de arbitragem)
“Tudo cumprido dentro do protocolo estabelecido pela Fifa para a utilização do árbitro de vídeo, a também pela Ifab. Mesmo com essas dificuldades de posicionamento de câmera e da cabine de tamanho um pouco reduzido cumpriu-se o protocolo e as exigências que nos foram determinadas. Entendo que é mais um grande passo na estabilização e utilização desse processo”

Péricles Bassols (árbitro consultor na cabine)
“Tem um lance que suscita dúvida, um lance fino, de bola dentro ou fora, e em seguida nós temos um gol que se a bola é fora, teria sido irregular. Como foi muito justo, a gente tem que sugerir a revisão. Revisão sugerida, o árbitro vai até a tela, revê o lance e lá ele constata o que viu no campo e mantém a sua decisão de que a bola saiu, porque ele constata a mesma coisa que ele viu in loco, sem câmera. E aí as visões se complementam e chega à decisão final”

Confira a avaliação sobre o árbitro de vídeo no jogo ida clicando aqui.

7 Replies to “A avaliação da CBF sobre o árbitro de vídeo no Cornélio de Barros: protocolar”

  1. Andre teu complexo é de “vira-latas” nao tem cura mano!

    toma pelo menos vacina de cachorro..kkkkk,anualmente te protege!!!

    pergunta simples:

    O que voces estão fazendo aqui no jogo decisao do campeonato se voces disputaram o terceiro e quarto lugar??????

    Nao entendo a logica dos sofredores ETERNOS!!!!!

  2. campeão 41 vezes, campeão copa do brasil, campeão brasilerio 1987….

    Clube com vocação de GANHADOR!!!!

    vao dormir todo dia com esse pesadelo!!!!!

    SPORT!!!!!!!!!!!!

  3. Inveja ,inveja
    Quem invalidouo Lance na realidade foi o

    BAN-DEI-RINHA!!

    O Bandeirinha viuq ue abola fez uma curva e saiu..

    O resto é fofoca de um bando de desocupado!!!

    Sport tem 41 campeonatos..!!

    Quem anulou invalidou o lance foi o Bandeirinha!!!!
    Foram ver o” recurso de video” mas nao adiantou de nada..nao confirmou o que o Bandeirinha legitimamente viu! (a bola saiu)
    O Batedor se fosse competente deveria bater coma “PATA” direita e nao com a “PATA” esquerda quem joga bola sabe disso!!! quem manda ser burro?????!!!!!!
    Este recursos de câmeras (modernos) so deveria se aplicar as Modernas arenas!! com otima instalação,iluminacao,blablablablablablabla!!!!

    UM campo ” pasto de gado” daqueles nao da condição de instalar o recurso de Cameras! seus IGNORANTES E PERDEDORES ETERNOS!!!!!!!

    as cameras foram da Rede globo e muito mau instaladas precario demais!!!!!!

  4. Se a imagem de um vídeo poder ser sorrateiramente distorcida para proteger as oligarquias vis desta nação. Então tá tudo!. Viva LULA, Dirceu, Temer, Aécio, Maluf, Beira Mar, JBS, Ricardo Teixeira, Árbitros de futebol, Presidentes de Federação Diego Souzas. Viva a nossa Nação e seus gloriosa valores de nosso caráter.

  5. Grande moral estes três ex-árbitros tem para atestar e avaliar como positiva a decisão de anular o gol do salgueiro. Todos eles já tem histórico de favorecimento ao time queridinho da imprensa pernambucana, portanto o que eles disserem e nada é a mesma coisa!!!!

  6. VERGONHA DE PRIMEIRA CATEGORIA NEM O LANCE ELES MOSTRAM NOJEIRA TOTAL BOCADO DE VAGABUNDO JÁ E ACOSTUMADO A SER CAMPEÃO SEM SER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*