As redes sociais dos 40 principais clubes do Brasil até agosto de 2017, via Ibope

As redes sociais dos principais clubes do Brasil em 01/08/2017. Crédito: Ibope-Repucom

O Ibope publicou a atualização das bases digitais dos clubes do país, somando os perfis oficiais nas redes sociais mais utilizadas no futebol. O levantamento de agosto traz os 20 clubes da Série A e mais 20 clubes com os maiores quadros nas Séries B (13), C (3) e D (4). Ao todo, são dez times nordestinos, com o Sport sendo o mais popular. Neste mês, o leão foi o representante da região que somou mais torcedores nas quatro redes quantificadas. Hoje, na lista combinada, o rubro-negro tem 269 mil pessoas a mais que o Baêa. Só não lidera no face, mas vem reduzindo a diferença. Neste levantamento, a distância caiu de 28 mil para 25 mil. Se no quadro nacional o Trio de Ferro aparece com o Sport em 12º, Santa em 22º e Náutico em 31º, no ranking regional as colocações são 1º, 5º e 9º, respectivamente.

Na briga pelo topo, o Corinthians vê a vantagem diminuir mês a mês. Desde janeiro caiu 842 mil. Caso não ocorra uma revolução nas bases digitais do clube paulista, o Flamengo deve passar ainda em 2017.

Diferença entre Corinthians (1º) e Flamengo (2º)
01/2017 – 1.008.259 pessoas
02/2017 – 879.730 pessoas (-12,7%)
03/2017 – 775.363 pessoas (-11,8%)
04/2017 – 704.300 pessoas (-10,0%)
05/2017 – 449.539 pessoas (-36,1%)
06/2017 – 352.891 pessoas (-21,4%)
07/2017 – 281.020 pessoas (-20,3%)
08/2017 – 166.028 pessoas (-40,9%)

Voltando ao Nordeste, o Santa Cruz já está consolidado em 5º lugar, abrindo 34 mil pessoas sobre o Fortaleza na soma das plataformas. Agora, mirando o G4, precisa tirar uma diferença de 150 mil em relação a outro clube alencarino, o Vozão. Já o Náutico, o único nordestino que não conta com canal no youtube, segue no pelotão dos times de Natal, com um crescimento muito abaixo dos rivais do Recife. A seguir, a evolução dos times da região a partir da lista divulgada por José Colagrossi, diretor do Ibope-Repucom.

Os nordestinos com mais usuários nas redes e a evolução mensal
1º) Sport (2.805.979 seguidores) +59.792 (maior evolução no mês)
2º) Bahia (2.536.747) +31.928
3º) Vitória (1.599.842) +17.235
4º) Ceará (1.036.702) +5.621
5º) Santa Cruz (886.505) +13.039
6º) Fortaleza (852.298) +7.825
7º) América-RN (391.065) +3.742
8º) ABC (382.249) +3.433
9º) Náutico (363.146) +2.783
10º) CRB (245.923) +6.528

Ranking do NE no facebook
1º) Bahia (1.111.644 curtidores) +1.508
2º) Sport (1.085.895) +4.263 (maior evolução no mês)
3º) Ceará (650.098) +698
4º) Fortaleza (583.203) +116
5º) Santa Cruz (575.520) +47
6º) Vitória (421.584) +1.936
7º) América-RN (246.037) +483
8º) ABC (224.302) +235
9º) Náutico (211.978) +405
10º) CRB (137.462) +1.118

Ranking do NE no twitter
1º) Sport (1.387.150 seguidores) +41.283 (maior evolução no mês)
2º) Bahia (1.213.680) +22.802
3º) Vitória (1.027.512) +13.088
4º) Ceará (225.233) +2.360
5º) Santa Cruz (169.352) +10.739
6º) Fortaleza (146.090) +5.992
7º) Náutico (105.881) +1.437
8º) ABC (104.863) +2.573
9º) América-RN (84.424) +1.768
10º) CRB (52.672) +3.364

Ranking do NE no instagram
1º) Sport (283.759 seguidores) +9.843 (maior evolução no mês)
2º) Bahia (173.814) +6.657
3º) Ceará (147.484) +2.045

4º) Vitória (142.451) +1.994
5º) Santa Cruz (117.091) +1.525
6º) Fortaleza (112.595) +1.223
7º) América-RN (55.079) +988
8º) CRB (51.309) +1.444
9º) ABC (50.230) +559
10º) Náutico (45.287) +941

Ranking do NE no youtube*
1º) Sport (49.175 inscritos) +4.403 (maior evolução no mês)
2º) Bahia (37.609) +961

3º) Santa Cruz (24.542) +728
4º) Ceará (13.887) +518
5º) Fortaleza (10.410) +494
6º) Vitória (8.295) +217
7º) América-RN (5.525) +503
8º) CRB (4.480) +602
9º) ABC (2.854) +66
* O Náutico não possui perfil oficial

Obs. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E pode seguir perfis rivais, também contabilizados. 

3 Replies to “As redes sociais dos 40 principais clubes do Brasil até agosto de 2017, via Ibope”

  1. Oxe, tá errado.

    Sente a Cruz em vigésimo segundo (22º)?

    É muito, não chega nem a trigésimo (30º). Torcida que usa internet discada ainda.

  2. Interessante o crescimento do Sport, principalmente no Twitter e Youtube, com essa nova equipe de comunicação e MKT. Como usuário percebi a diferença na qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*