A eterna renovação da torcida do Náutico

Torcida do Náutico festejando a vaga na fase de grupos do Nordestão 2018. Crédito: Família Alvirrubra/twitter (@FamliaAlvirrub1)

Há algum tempo as pesquisas indicam um envelhecimento da torcida do Náutico, cuja presença nos estádios vem sendo modesta – abaixo de 8 mil há quatro anos. Em 2015, o Plural Pesquisa lançou um levantamento sobre o Recife, após 800 entrevistas no município, com o timbu registrando 10% ao todo. Analisando além, mesmo considerando a margem de erro (3,46%), a diferença dos aficionados alvirrubros é evidente nas faixas etárias. Se acima de 50 anos, com o público nascido na era de ouro do clube, a distância num dado bruto entre alvirrubros e rubro-negros é de 16%, na juventude, com a seca de taças, o hiato salta para 39%. Inalcançável até mesmo a longo prazo.

Total no Recife
36% – Sport
31% – Santa Cruz
10% – Náutico

16-29 anos
46% – Sport
31% – Santa Cruz
7% – Náutico

30-49 anos
38% – Sport
31% – Santa Cruz
8% – Náutico

+50 anos
31% – Santa Cruz
25% – Sport
15% – Náutico

Portanto, ao assistir ao vídeo publicado pelo perfil Família Alvirrubra, com a alegria de três crianças na classificação no Pré-Nordestão – meninos nascidos durante o maior jejum do clube – , fica a satisfação de que, ainda que em menor grau, haverá sempre a renovação da torcida. Diante da tevê, o aperreio de uma decisão por pênaltis e a festa que fomenta a paixão no futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*