Apesar do artigo esquecido, mata-mata do Estadual terá cruzamento olímpico

A tabela básica da fase final do Campeonato Pernambucano 2018. Crédito: FPF/reprodução

O conselho arbitral do Campeonato Pernambucano de 2018 aconteceu em 3 de outubro de 2017, na sede da FPF, na Boa Vista, com representantes dos onze clubes envolvidos. Na ocasião, os oito times do interior votaram pela implantação da fase quartas de final, vencendo os três grandes da capital, que queriam manter o formato com mata-mata a partir da semifinal. Então, foi produzido o regulamento oficial, com 16 páginas. Quase completo.

Com o turno classificatório se aproximando do fim, as projeções sobre os chaveamentos começam a ganhar força entre torcida e imprensa. No entanto, embora o tema tenha sido discutido no arbitral, a composição dos mata-matas não foi colocada no texto do regulamento. Abaixo, os trechos sobre as quartas e a semi – um claro esquecimento da federação pernambucana de futebol, que deverá publicar uma ‘instrução complementar’, como possibilita o artigo 28. O blog entrou em contato com a entidade, que confirmou a necessidade de um adendo, mas também assegurou que o chaveamento segue, de fato, o ‘cruzamento olímpico’. Apesar de admitir a falha, a direção lembra que a tabela básica trouxe a composição das quartas (acima) – mas não da semi.

Portanto, eis as composições das quartas e da semi, em jogos únicos…

Quartas de final (mando de campo para a melhor campanha na 1ª fase)
1º x 8º (chave A), 2º x 7º (chave B), 3º x 6º (chave C) e 4º x 5º (chave D)

Semifinal (mando de campo para a melhor campanha na 1ª fase)
Vencedor da A x Vencedor da D e Vencedor da B x Vencedor da C

Final
A decisão é a única fase eliminatória com jogos de ida e volta, com a última partida sendo mando do time mais bem colocado na primeira fase

O regulamento do Pernambucano 2018 sobre as quartas de final. Crédito: FPF/reprodução

O regulamento do Pernambucano 2018 sobre a semifinal. Crédito: FPF/reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*