A moto, as mortes, o trânsito e os desafios

 

A sexta edição do Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã, promovido pelos Diarios Associados, trouxe  uma discussão sobre o fenômeno do aumento da frota e as consequências no trânsito e na saúde pública. O fórum contou contou com a participação do médico João Veiga, coordenador do Comitê Estadual de Prevenção de Acidentes de Moto, do promotor de justiça Francisco Edílson de Sá Júnior e do vice- presidente da Federação Nacional dos Corretores e Empresas Corretoras de Seguro (Fenacor), Carlos Valle.Acompanhe os números:

No trânsito:

Em 2000 a frota de motos em Pernambuco era de 144.804
Em 2010 – subiu para 639.406 motos  ( + de 300% de aumento)

Nos hospitais:
8.700 atendimentos foram realizados em 2010 de vítimas de acidente de moto
571pessoas morreram

47,5 pessoas morrem por mês no estado de acidente com moto
11,8 pessoas por semana
1,5 pessoas por dia

Hospital da Restauração:
Setor de Traumatologia
5 enfermarias
40 leitos
80% ocupados por vítimas de motos

Meta

Comitê  Estadual de Prevenção de Acidentes de Moto:
Reduzir  os acidentes em 7% ao ano
Reduzir em 10 anos – 50% dos acidentes

 

3 Replies to “A moto, as mortes, o trânsito e os desafios”

  1. Um dos pontos que me chamou atenção no debate, no fórum de hoje, foi a observaçao de que a moto precisa ser vista também do ponto vista econômico e social. Econômico, porque gera recursos.Social, porque gera milhares de empregos:motoqueiro, motoboy, e etc.

    Talvez seja o caso de se investir pesadamente na qualificação desses trabalhadores afim de que não cometam tantas infrações que resultam em acidentes sequelam eles mesmos e atingem outras pessoas.

    Por fim, parabenizar os DIARIOS ASSOCIADOS em promover este Fórum mensal. Issos Demonstra que do DIÁRIO DE PERNAMBUCO não está apenas interessado em informar sobre os problemas de mobilidade urbana,mas se propõe a dar sua contribuição,no afã de achar ,coletivamente, a melhor proposta de mobilidade urbana que culminem em cidades mais humanas e com mais qualidade de vida.

    Irineu Messias
    Gerente Geral de Articulação
    Secretaria de Transportes/SETRA

  2. fico em duvida porque vcs não chamaram um representante da associedade publica, cade a categoria dos trabalhadores, vcs acham que o curso vai adiantar?
    o maior indice de acidente são aqueles que praticam lazer e não trabalhadores, o maior numero de acidentado são aos finais de semana. deixo aqui uma opinião analizem bem.

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