Carga e descarga só à noite


Com informações do Diario de Pernambuco

A partir de 16 de janeiro do próximo ano, os caminhões com mais de seis metros de extensão estarão proibidos de circular nos bairros do Recife, Santo Antônio, São José e Boa Vista. A restrição será das 6h às 22h. A mudança é uma das medidas previstas no Plano de ação de trânsito para carga e descarga anunciado, na tarde de ontem, pelo prefeito do Recife, João da Costa. O projeto inclui ainda a implantação de 139 vagas de Zona Azul para operações de carga e descarga nos quatro bairros, voltadas a veículos com até seis metros. Alguns desses espaços já existem, mas não contam com sinalização sobre a rotatividade. As ações poderão durar até uma hora.

Quem descumprir as novas normas estará sujeito a pagar multa de R$ 53,20 e ganhar três pontos na carteira. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem realiza operações de carga e descarga de forma irregular comete infração por estacionamento irregular. Em janeiro, guinchos poderão ser usados para rebocar os veículos que não estiverem cumprindo as normas. “Operações desordenadas são um impedimento à fluidez atualmente. Não vamos tolerar nenhuma transgressão”, garantiu João da Costa. A ideia é que uma ouvidoria receba denúncias de infrações.

Outra alteração é que 21 corredores de grande movimentação do Recife vão passar a comportar atividades desta natureza, das 23h às 5h. Entre os eixos de grande fluxo estão as avenidas Cruz Cabugá, Norte, Caxangá, Mascarenhas de Morais, Rui Barbosa e Conselheiro Aguiar. Nas avenidas Boa Viagem, Domingos Ferreira, Rosa e Silva, Herculano Bandeira, Rui Barbosa, 17 de Agosto, Caxangá e Cruz Cabugá, os caminhões com mais de 6 metros estarão proibidos de circular das 6h30 às 9h e das 17h às 20h. Todas as mudanças valerão de segunda a sábado, em janeiro. “Agentes de trânsito e câmeras farão a fiscalização”, contou a presidente da CTTU, Maria de Pompéia.

Entre os motoristas, as modificações não foram bem recebidas. “Complicará, porque seremos impedidos de circular”, falou o motorista Geraldo Bezerra. Ontem, o caminhão conduzido por ele descarregava mil caixas de medicamentos em área proibida no Bairro do Recife.

Plano de carga e descarga

Operação Corredor Limpo

– Nos dias úteis (22h às 5h) e sábados (23h às 5h) as operações de carga e descarga serão permitidas
– 21 é o total de corredores contemplados (as avenidas Cruz Cabugá, Norte, Beberibe, Caxangá, Abdias de Carvalho, Recife, Mascarenhas de Morais, Jean Emile Favre, Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, 17 de Agosto, Sul, Dom Helder, Rui Barbosa, Rosa e Silva, as estradas do Arraial e do Encanamento, as ruas Nova Descoberta, Uriel de Holanda e São Miguel, além da 2ª Perimetral)

Zona Azul

– 139 será o total de vagas
– São José, Santo Antônio, Bairro do Recife e Boa Vista terão espaços deste tipo
– Nos dias úteis e sábados

Mercados

– Em março a alteração começará a valer
– Boa Vista e São José (vagas para veículos de até 6 metros)
– Casa Amarela, Encruzilhada, Afogados, Madalena, Água Fria, Beberibe, Nova Descoberta e Cordeiro (vagas para veículos de até 12 metros)
– 24h (domingo a domingo)

Restrição da circulação no centro

– Bairro do Recife, São José, Boa Vista e Santo Antônio são os locais da restrição
– 6h às 22h será o horário da proibição
– A regra será válida para veículos acima de 6 metros de extensão
– Nos dias úteis e sábados

Restrição de circulação nos corredores de transporte

– 8 corredores passarão a contar com as limitações
– 6h30 às 9h e 17h às 20h serão os horários da restrição
– Nos dias úteis e sábados

One thought on “Carga e descarga só à noite

  1. Entre os corredores beneficiados,colocaram o da Av.Sul ,porém se esqueceram da Rua Imperial,pois se proibiram à Av.Sul,à Rua Imperial,também tem que ser proibida!!!! Além de ser um corredor importante,para quem vem do centro,sentido Bairro de Afogados,mas vários veículos insistem em estacionar na via,seja carga e descarga,ou não….Aumentando ainda mais os atuais congestionamentos!!!