Passarela ligando o Aeroporto dos Guararapes ao Metrô

A estação aeroporto do metrô Recife não conseguia se conectar com seu principal equipamento: o aeroporto. Apesar de ficar de frente um para o outro, há uma barreira de duas faixas de fluxo intenso nos dois sentidos,  sem indicação de passagem segura para o pedestre. Era o chamado perto longe. A melhor alternativa de acesso era o carro. Era.

O governador Eduardo Campos anunciou o edital de licitação para a construção de uma passarela ligando os dois equipamentos. Ela tem uma estimativa de orçamento de R$ 28 milhões. Ou seja R$ 10 milhões a mais do que a construção do Terminal de Integração Cosme e Damião, porta de entrada para a cidade da Copa.

A passarela terá 661,27 metros de comprimento. Ela terá início na sede do Aeroporto, passará pela Avenida Mascarenhas de Moraes e seguirá pela Avenida Barão de Sousa Leão, entrará na rua do Colégio Maria Tereza e terminará no TI do Aeroporto, que está integrado ao metrô. “O Recife será a única capital brasileira com acesso direto à cidade da Copa integrando o avião, o metrô ou o ônibus direto com a cidade da Copa”, destacou o governador Eduardo Campos.

15 thoughts on “Passarela ligando o Aeroporto dos Guararapes ao Metrô

  1. Aproveito a oportunidade, para acrescentar mais uma possibilidade de mobilidade:Saindo do aeroporto, pegar a passarela com esteira rolante até a estação do metrô, pegar o metrô sentido Cajueiro Seco de lá pegar o VLT até a estação Curado, pegar o metrô para estação Cosme e Damião, dessa forma desafogará muito o fluxo de pessoas que vão até a estação Joana Bezerra que hoje já é um caos na hora de pico, imaginem no período da copa as pessoas terão que desembarcar obrigatóriamente lá e em seguida pegar outro metrô até a estação Cosme e Damião.

  2. Sugiro a reforma urgente de ampliação da estação do Metrô Joana Bezerra, pois a mesma já está obsoleta atualmente, imaginem no período da copa.

  3. Outra auternativa ligando a estação do metrô Aeroporto até a estação Santa luzia ou até a estação Werneck, através de linha ferrea já existente, que deverá ser substituida para utilizaçõao do metrô, esse trecho seria em parte pelo subsolo atravessando a Av. Mascarenhas de Morais beirando o muro do aeroporto e outra parte pela superfície.

  4. Minha sugestão quanto a passarela que ligará o aeroporto à estação do metrô, deverá ter um disigne futurista com vista panoramica para que o usuário e turista possam desfrutar da paisagem e interagir com a mesma, deverá ter esteiras rolantes para facilitar a mobilidade de todos.As vias e adjecencias por onde essa passarela será erguida devem passar por uma transformaçõao radical: nas calçadas, nos canteiros centrais, nos jardins e as ruas que cruzam a av. Barão de Souza Leão devem ser saneadas,iluminadas e calçadas. Porque elém de proporcionarem um belo visual para aqueles que utilizam a passarela é uma questão de bem estar, qualidade de vida, saúde e cidadania.

  5. Manoel N. de Araujo Junior, o translado de VLT só estará disponível, se não houver mudanças, entre Cajueiro Seco e Cabo, com opção para Suape via acordo com o Governo local. Do Curado – TIP – até Cajueiro continua com o trem a diesel, apesar de haver intenções, parece, do Metrorec trocar todo o trajeto feito por esse pelo VLT. Esse trajeto – Aeroporto/Cajueiro/Curado-TIP/Cosme Damião, com certeza, é outra opção ao Aeroporto/Joana Bezerra/Cosme e Damião.
    O problema, acredito, como você observou, se dá ao fato da Joana Bezerra, por ser uma integração maior, ficar lotada para dificultando a migração da linha Sul com a linha Oeste – é melhor ir para a estação Centro tendo a grande chance de se sentar, pois do contrário vai em pé a grande parte de trajeto.
    Nessa questão do VLT, poderiam criar uma outra rota pelo Aeroporto usando a malha paralela ao aeroporto e que passa em nível com a Av. Mascarenhas de Morais cortando a entrada do Ibura e passando por Jardim Brasil, etc. Bastaria criar elevados sobre as avenidas para não parar o tráfego de autos.
    Bem, focando no assunto desse post, que passarela cara? Não sei para quê colocá-la rolante. É um projeto extremamente caro, mais que a construção da integração, que muito provalvemente só deixarão ligada a esteira durante a Copa, pois depois disso, a despesa com energia elétrica será alta para quase ningúem usar, tendo em vista que a grande maioria dos turistas optam por táxi e vans de agências. É a farra do despercício.

  6. É lamentável a forma como a estação do metrô joana Bezerra foi construída, principalmente a plataforma sentido estação Recife, ao desembarcar o usuário já encontra dificuldades no simples caminhar em todos os sentidos das plataformas por serem muito estreitas. As escadas rolantes são poucas, estreitas e estão sempre quebradas, deveriam ser modernas e largas a exemplo dos grandes Magazines. As escadarias são deficientes por serem estreitas e deveria ter pelo menos mais dois elevadores para pessoas com dificuldades de locomoção.Sugiro reformas radicais e urgente nas principais estações do metrô, pois atualmente já passamos por grandes constrangimentos e ficará pior quando os terminais integrados que já estão em construção estiverem concluídos e quando a passarela que ligará o aeroporto ao metrô for construída, pois aumentará significantemente o fluxo de pessoas nas estações do metrô.

  7. Sugiro a mudança de nome da estação do metrõ Cosme e Damião para Estação Cidade da Copa, pois é um nome bem sugestivo,de fácio memorização e facilitará muito na tragetória de todos aqueles que nos visitarão no período da copa e também no pós copa com o seu grande legado.

  8. Olá,
    Concordo com Manoel Araújo, porém a falta de uma equipe séria e comprometida com o desenvolvimento impede que tais alternativas otimizem a mobilidade para a Arena. Seria, de fato, muito mais rápido se o VLT fosse implantado no trecho Cajueiro Seco/Curado. Porém, devo salientar que neste percusso os usuários iriam acrescentar um transporte, ainda assim, seria melhor.
    O fator complicador de tudo isso são as estações mal projetadas, em especial a de Joana Bezerra, tenho certeza de que foi projeto em liquidação (compre 2 pague 1). deviam voltar para escolinha.
    Grato.

  9. Nossa sugestão tem como objetivo sugerir ao Governo do Estado a melhoria da mobilidade na capital do Recife, na Avenida Recife.
    Redução do transito na passa pela Avenida Recife.
    A utiliza a linha já existente, da antiga Oficina de trem EDGARD WERNECK, localizada em AREIAS, atualmente abandonada, mas a malha ferroviária e os dormentes estão em perfeito estado de conservação, tanto é que uma locomotiva passa todos os dias às 20h, naquela localidade.
    Nossa sugestão é aproveitar os trilhos e o prédio para um terminal de VLT saindo do Bairro de Jardim São Paulo até o bairro do AEROPORTO em Boa Viagem. TEMOS QUE VOTAR EM POLITICOS QUE PENSE NO RECIFE PARA O FUTURO.

  10. O QUE OS POLITICOS ESTAO ESPERANDO PARA INICIAR ESSA BELA IDEIA.EDGARD WERNECK, localizada em AREIAS, atualmente abandonada, mas a malha ferroviária e os dormentes estão em perfeito estado de conservação, tanto é que uma locomotiva passa todos os dias às 20h, naquela localidade.
    Nossa sugestão é aproveitar os trilhos e o prédio para um terminal de VLT saindo do Bairro de Jardim São Paulo até o bairro do AEROPORTO em Boa Viagem. TEMOS QUE VOTAR EM POLITICOS QUE PENSE NO RECIFE PARA O FUTURO.

  11. EU QUERO QUE O GOVERNO FAÇA UM TIP NA ESTAÇÃO WERNECK POIS QUEM MORA EM AREIAS E JARDIM SÃO PAULO NÃO TEM INTEGRAÇÔES E TAMBÉM QUE TEJA LINHAS PARA TANCREDO NEVES,LARGO DA PAZ,CAJUEIRO SECO,AEROPORTO E TALVEZ EM OUTRAS ESTAÇÕES COM TIP.

  12. Fui de metro do aeroporto ao TIP,,,

    Do aeroporto para tomar o metro,,, é uma aventura tem que atravessar as duas avenida em frente ao aeroporto e depois ir pela rua 10 julho até o terminal do metro estação aeroporto ( uma aventura e um perigo rua escura sem calçada em condição de andar com mala , e ainda por cima ,cheio perigo de roubo ,pela pouca visibilidade da rua ,,terrivel
    da na noutra vez não vou mais ,cade a passarela…

  13. Costumo viajar pelo menos 2 vezes ao ano para Recife, pois além de ser pernambucana tenho parentes ai. Fico indignada com o preço do taxi para a rodoviária, um absurdo de tão caro, imagino quem depende de metro, com essa obra inacabada, condições péssimas de transporte e segurança para os moradores da capital e cidades vizinhas. Uma vergonha, ver um estado tão bonito, abandonado do jeito que está. E a rodoviária então, meus Deus precisei ir ao banheiro e quase tive um treco, além de sujo os vasos estavam quebrados, as pias entupidas, e a sujeira… sem comentários. Sr. governador , espero providencias urgentes com relação a esses e tantos outros problemas da nossa cidade.

  14. Somente para esclarecimento do nosso “governador”, Porto Alegre, outra cidade sede da copa, também tem acesso totalmente direto entre aeroporto e trem, além dos ônibus.