Tamarineira, sem ciclovia integrada

Foi mais de um ano entre o anúncio do concurso para elaboração do projeto do Parque da Tamarineira e a escolha do vencedor. O prefeito João da Costa anunciou o 1º colocado.

Trata-se do escritório arquitetônico recifense: LF Empreendimentos e Projetos Arquitetônicos Ltda. Os outros 22 trabalhos participantes ficarão em exposição na galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

A ideia era que o Parque da Tamarineira fosse interligado a um cinturão verde na Zona Norte formado também pelos parques: da Jaqueira , Santana e Caiara. Estes dois com projetos de melhoria já aprovados.

A mobilidade para permitir um melhor acesso entre os equipamentos seria com a construção de uma ciclovia interligando os diversos parques. O anúncio do vencedor se refere apenas a concepção da estrutura física da Tamarineira. Não há previsão dessa ligação via ciclovia, como se previa inicialmente.

“Estamos dando o segundo passo com o anúncio do projeto vencedor. O primeiro foi dado quando decidimos pela desapropriação da Tamarineira para a construção de um parque público. Foi uma decisão difícil e corajosa por conta do interesse que havia naquela área”, revelou o prefeito.

De fato a desapropriação ocorreu após a Santa Casa, proprietária do imóvel ter anunciado a venda da área da Tamarineira à empresa Realisis, que pretendia instalar no local um centro de compras.

Um dos arquitetos representantes do escritório vencedor, Celso Sales, explicou como procurou desenvolver a ideia que se tornou a campeã. “Tentamos criar um projeto que quebrasse o folclore que existia sobre o hospital psiquiátrico”, revelou.

Ainda segundo ele, o edifício principal vai abrigar a administração, museus e um centro de convivência. “Sugerimos também a revitalização do canal do Jacarezinho, e, na entrada, procuramos colocar um espaço com jardins formando labirintos, em alusão à história do lugar, uma vez que os labirintos sempre foram relacionados ao estudo da mente humana”, disse.

 

 

2 Replies to “Tamarineira, sem ciclovia integrada”

  1. Tânia,

    Esse “Central Park” do João da Costa foi concebido exclusivamente para atender os “riquinhos” da Zona Norte de área nobre e ser propaganda do pior prefeito da história do Recife, para sua reeleição em 2012!

    Tem gente que reclama por fazer mais de 1 ano que nada foi feito na Tamarineira. Aquele pessoal que com muita hipocrisia abraçou a área do hospital, acho que nunca parou pra pensar nos mais de 5 anos que a Comunidade do Pilar espera suas casas em ambiente urbanizado.

    Em Recife vivemos em um aphateid Social.

    A sociedade é muito escrota!!

  2. Pingback: Divulgado o vencedor do concurso para novo parque da Tamarineira « Observatório do Recife