Bicicletas de aluguel ajudam a mobilidade na Índia

 

Os sistemas de aluguel de bicicletas, uma tendência que começou em locais desenvolvidos, como França e Inglaterra, começam a se espalhar com mais força pelos países em desenvolvimento, especialmente por causa das deficiências no transporte público desses países. No último fim de semana, por exemplo, tivemos aqui no Brasil a reinauguração do sistema de aluguel de bicicletas no Rio de Janeiro.

Na Índia, país também em desenvolvimento e com uma enorme população, os empreendedores Raj Janagam e Jui Gangan perceberam que não havia um meio de transporte rápido e barato para pequenas distâncias na cidade de Mumbai. De acordo com Janagam, 10 milhões de pessoas usam trens e ônibus para se locomover em longas distâncias na cidade, mas não havia uma maneira prática de ir da estação de trem até a faculdade, por exemplo.

Após um ano e meio de pesquisas, Raj Janagam lançou o Cycle Chalao, o primeiro sistema de bike share de Mumbai. O sistema é bem semelhante aos operados na Europa ou Estados Unidos. Os cidadãos se inscrevem e podem usar a bicicleta gratuitamente por meia hora. Após esse período, um pequeno valor é cobrado.

Após se instalar em Mumbai, o sistema Cycle Chalao foi ‘exportado’ para a cidade de Pune, a “capital da bicicleta” da Índia, segundo o site Tree Huger. Em Pune, que tem um sistema de 125 quilômetros de ciclovias, o bike share já tem cerca de 300 bicicletas em operação. A meta do empresário é ter cerca de 2 mil bicicletas nos próximos dois anos. Ainda de acordo com o site Tree Huger, nos próximos cinco anos o sistema Cycle Chalao será implantado em pelo menos 10 cidades indianas.

Aqui no Brasil, o melhor ‘case de sucesso’ de bike share é no Rio de Janeiro, e mesmo assim de uma forma muito incipiente se compararmos a outras cidades ao redor do mundo. O que está faltando para algum empresário (ou poder público) brasileiro colocar essa ideia para funcionar de forma massificada em uma grande metrópole como São Paulo?

Do Blog Eu vou de Bike

 

2 Replies to “Bicicletas de aluguel ajudam a mobilidade na Índia”

  1. O que falta???? Com certeza, “SEGURANÇA” é isso que falta!!!! Fora outras coisinhas como ciclovia,ciclo-faixa,mais policiamento ostensivo,não adianta o empresario investir nisso,que alias é uma ótima ideia,sem ter um estudo ou politica de segurança por parte da Prefeitura,do Governo,ou seja,das autoridades que eu acho que sejam competentes,tudo é vontade politica,infelizmente,eles(políticos)não pensam assim…..

  2. Em João Pessoa há um sistema de aluguel de bicicletas, porém meio burocrático e complicado pra usar. Além do mais são apenas 3 pontos espalhados pela orla, limitando o seu passeio apenas à praia. É melhor alugar uma bike numa loja e passar o dia pedalando pela cidade. Esse sistema de aluguel de bike destina-se mais aos turistas, entretanto ter em mãos cartão de crédito, celular e tempo pra conseguir liberar uma bicicleta não é pra qualquer um. Em Copenhagen, na época que visitei, havia bikes para alugar, mas muitas estavam velhas, danificadas, difícil achar uma que pudesse ser usada. Hoje parece que estão melhores, mais modernas, e continuam gratuitas. vc só precisa de uma moeda. No entanto, esse sistema vale mais para turistas visto que os residentes já tem sua própria bicicleta. São as pessoas que fazem a cidade e não um sistema.
    Quantas pessoas nessa cidade andam de bicicleta? Não vale contar os passeios noturnos ou de grupo que parece mais desfile. Vamos considerar quem usa a bicicleta no dia a dia, que vai pro trabalho pedalando, vai ao mercado, ao cinema, à escola…
    Um sistema de aluguel aqui, além de provavelmente complicado para se utilizar, precisa de manutenção, exige investimento. O governo depois de inaugurar vai deixar pra lá, as traças. E os vândalos, não precisa nem dizer. E cadê os turistas? Que turista, ou qualquer cidadão, consegue entender a urbanização do nosso centro? Não tem calçada, não tem vez nas ruas e nem sinalização.
    As ruas foram tomadas pelos carros e eles não respeitam os ciclistas. São, em sua maioria, egocêntricos, donos da rua e não percebem que bicicleta é transporte também e tem direito de usar a via, e não é a droga do canto da via. Se todo motorista andasse um dia de bicicleta na hora de pico, respeitaria mais o ciclista e pararia de tirar fino e fechar o ciclista. Infelizmente não ando tanto de bike quanto gostaria não por culpa do governo mas por conta da violência, pressa e fúria dos motoristas. Todo dia é uma luta. Recife é uma cidade plana, ótima para pedalar e é uma pena que a cidade não valorize isso e invista nesse tipo de transporte. A vontade precisa partir das pessoas. Esperar pelo governo? Só pode ser piada. Esperar cansa. A rua é de todos e deveria ser compartilhada. Triste saber que só mesmo delimitando os espaços, segregando, tendo que criar ciclovias pra cada um ficar no seu canto e TALVEZ ser respeitado. Respeitar quem mesmo? As poucas ciclovias de Recife são mal cuidadas, levam a lugar nenhum e viram estacionamento de carros. Depende mesmo de ciclovia? Que espaço as ruas do Recife tem para elas? Não acredito que os motoristas ficariam numa boa se o governo destinasse 1,25m da pista para a criação de uma ciclofaixa. Os transportes maiores e mais pesados deveriam olhar e proteger os menores, mas não é isso o que acontece. Recentemente um motorista bebado atropelou e matou um ciclista na br 232. Delegado disse que ele não tinha a intenção. Ninguém parece perceber que carro também pode ser uma arma. Mundo cão.