Carrros com câmera no Recife

 

Diario de Pernambuco

Por

Anamaria Nascimento

Veículos equipados com câmeras filmadoras devem começar a circular nas ruas do Recife a partir do próximo ano. A prefeitura da cidade espera que os equipamentos flagrem irregularidades para fiscalizar melhor o trânsito. O prefeito João da Costa afirmou que as imagens vão auxiliar o trabalho dos agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Os detalhes do funcionamento das câmeras e dos carros só serão divulgados no próximo mês pela prefeitura. “Trata-se de uma nova tecnologia de fiscalização, uma das alternativas para o trânsito da cidade”, afirmou João da Costa. Segundo ele, os edifícios-garagem e as filmadoras serão as principais estratégias para melhorar a mobilidade urbana.

Ainda de acordo com o prefeito, os carros vão circular pelas vias que já apresentam problemas de estacionamento. “A fiscalização será feita, principalmente, nos locais onde existem maiores conflitos no trânsito”, adianta. A CTTU não informou como as imagens serão utilizadas. Por meio da assessoria de comunicação, o órgão esclareceu que o projeto ainda está em fase de elaboração. “Todos os detalhes desse projeto serão divulgados no próximo ano, quando o carro começa a circular”, afirmou João da Costa

3 Replies to “Carrros com câmera no Recife”

  1. Ótimo! Uma dica aos carros: passem nas proximidades das igrejas do Espinheiro e dos Aflitos em dias de missa…
    Vai faltar talão para multar tantas pessoas que vão ver a missa e “não pensam no próximo”, estacionando onde é proibido e em fila dupla, atrapalhando a mobilidade de muitos.

  2. E as montes de fotos tiradas pelos leitores mostrando as irregularidades no transito do recife???? Fora isso também temos filmagens através de celulares,verdadeiros flagrantes de transito documentados todos os dias,pelos próprios usuários!!!! Principalmente irregularidades cometidas pela própria CTTU,porém essas não vão valer,não é????

  3. Lendo o que o Wilson falou, realmente a CTTU parece não saber aproveitar – pode até fazer isso, mas não no tempo que o usuário gostaria de ver resposta – fotos divulgadas/enviadas. Interessante é ver que participam de mídias pessoais, acredito que para dar agilidade como o próprio prefeito em entrevista que vi na tv comentou.
    Agora, se é válida opção para melhorar a fluidez com a clara vantagem arrecadatoria, por que não instalam mais câmeras em parceria com a SDS que não só serviriam para identificar situações irregurares, problemas de circulação, agilização no envio de equipes de trânsito e salvamento, mas, também, na segurança pública?
    Outra, parece ser alternativa também – já em prática – em cruzamentos grandes o tempo do sinal amarelo ser curto e a remoção de semáforos que dão uma noção visual de quanto tempo levão para abrir ou fechar – tiraram os dois desse tipo no cruzamento da Av. San Martin com a Caxangá e ali há agente de trânsito, portanto facilita para este autuar avanço de sinal, hava vista que nem sempre existe um bom senso – o carro já iniciou o cruzamento devagar e como o amarelo é curtíssimo termina no vermelho podendo ser entendido como avanço de sinal, só que não foi intencional.
    É aquele negócio, se procura dar ideias para ajudar, mas nada se vê e quando fazem algo pesa o retorno financeiro, afinal as mudanças não são de graça.