Desapropriações x obras viárias

Diario Urbano

Jailson da Paz

Os dois viadutos de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, servem de aviso ao que pode ocorrer na Avenida Agamenon Magalhães. Durante meses, uma barraca vermelha impediu o avanço das obras do viaduto destinado ao tráfefo no sentido Recife-Cabo. Estava ali, um proprietário descontente com o valor a receber do estado.

E que, por tal motivo, recorreu ao Judiciário. O destino dos 31 imóveis listados para serem removidos, alguns em parte, por conta dos elevados na Agamenon, como mostram outros episódios recentes, deve ser o mesmo da barraca vermelha: dar lugar ao crescimento que pede passagem. Mas os 31 imóveis não são pequenos empreendimentos. São prédios e terrenos de alto valor comercial e até histórico. Não, uma barraca.

O que exigirá dos governos municipal e estadual o emprego não só de argumentos jurídicos e da necessidade imediata de se implantar um grande projeto de mobilidade na avenida, considerada a artéria principal do Recife. Será preciso habilidade dos negociantes. Proprietários dos imóveis afetados sinalizaram ontem, nesse sentido, marcando uma reunião para hoje. A peleja em torno do assunto pode se arrastar por anos, se a negociação falhar. E a promessa à Fifa de que o projeto estará pronto antes da Copa pode não se cumprir.

3 Replies to “Desapropriações x obras viárias”

  1. Atrasar os viadutos???? Duvido!!!! Se eles quiserem(governo)e vão fazer,não tem judiciário certo,e sim VONTADE POLITICA é o que prevalece,já deram o prazo,então fiquem certo que as obras vão tocar,sendo 01 imóvel ou 30,vai ter reuniões,vai rolar dindim,e bota dindim nisso!!! Mas quando chegar a data,vão começar sem dó…..Agora é diferente,tem menos de 02 anos para tudo,eu digo tudo estar pronto!!!! Não vai ser por causa desses imoveis,que vai colocar tudo à perder….

  2. Duvido muito não atrasar… Brasileiro faz tudo de ultima hora, brasileiro sempre atrasa e isso não vai ser diferente… vejam os navios já estão 14 meses atrasados, Via mangue não ficará pronto como diziam… Agamenon virará um caos, Por conta da politicagem pode ser que começem as obras, mas ficar pronto 4 viadutos em menos de 2 anos, vai ser impossível pode escrever!!! Não precisa ser engenheiro para saber… Viaduto na Estrada da Batalha – Prazeres, ainda não esta pronto… Viaduto em Olinda atrasou bastante… e alem disso muito irregular ( mal feito)!!!! É isso se conseguir fazer em 2 anos meus parabéns mas se preparem para os viadutos ficarem horriveis!!!

  3. A demora, pelo texto, claramente será por possíveis brigas judiciais, pois a concepção dos viadutos a serem feitos permite construção mais rápida que os convecionais. O modelo estalhado é como se fosse uma passarela suspensa como aquela na Joana Bezerra.

    Prontos os pontos de sustenção, as partes por onde os veículos passarão podem ser feitas em outro local e trazidas desmontadas.