Recife deverá ganhar 15 edifícios-garagem

Diario de Pernambuco

Por

Anamaria Nascimento

Na última semana do ano, o prefeito do Recife, João da Costa, prometeu que vai tirar do papel, ainda no primeiro semestre de 2012, dois projetos que devem melhorar o trânsito da cidade. A primeira ação terá os detalhes divulgados no próximo mês e se refere a câmeras móveis que serão instaladas em veículos da prefeitura. Os carros equipados vão circular pelas principais vias flagrando infrações de trânsito. O segundo projeto de mobilidade urbana é a construção de 15 edifícios-garagem na área central da cidade, livrando as ruas de carros estacionados em locais irregulares. O edital de licitação para a construção dos prédios está previsto para o início do próximo ano. O prefeito espera que os edifícios estejam funcionando entre 2 e 3 anos.

 A implantação dos edifícios-garagem fez parte de um estudo do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira, órgão ligado à prefeitura. A iniciativa será desenvolvida em parceria entre o poder público e empresas privadas. O objetivo dos verticais – que ainda não têm formato nem números de vagas definidos – será ordenar o estacionamento de veículos principalmente da área central da capital pernambucana. A prefeitura planeja implantar prédios nos bairros da Boa Vista, São José e também em Casa Amarela, Zona Norte da cidade.

Segundo o prefeito João da Costa, a cada vaga criada em um dos edifícios-garagem será retirada uma vaga das ruas do centro, melhorando o tráfego. “Isso vai garantir a fluidez do trânsito. O valor do estacionamento nos prédios não será maior que o já cobrado na Zona Azul”, esclareceu. Ainda segundo ele, as empresas privadas que vencerem a licitação vão entrar com o capital e a prefeitura vai ceder os terrenos. Existem apenas 2.700 vagas de estacionamennto Zona Azul no centro e quase 554 mil carros circulando pela cidade.

O anúncio da construção dos edifícios-garagem animou o comerciante Lucas Vieira, 34 anos. Ele trabalha no Centro do Recife há 6 anos e sempre teve dificuldades para estacionar o carro. “Em alguns horários, fica muito difícil estacionar. Uma vez, voltei para casa e retornei para o trabalho de ônibus por causa da dificuldade”, lembrou Lucas. O comerciante contou ainda que espera cerca de 20 minutos para conseguir uma vaga na Rua Gervásio Pires.

A dificuldade para estacionar nas vias mais movimentadas da área central da cidade foi constatada pelo Diario, na tarde de ontem. Muitos motoristas deixavam o veículo com as luzes de alerta acesas ao lado da fila de carros estacionados, criando uma fila dupla. “Não dá para esperar uma vaga. Tenho que resolver uma pendência urgentemente e precisei deixar o carro assim”, alegou um motorista.

A equipe voltou ao centro no início da noite e percebeu que a dificuldade continuava. Condutores deixavam os carros até em vagas destinadas a veículos de carga e descarga. “Preciso descarregar uma mercadoria do shopping e não posso, pois carros particulares estão em nossas vagas”, disse o motoboy Hallan Nunes.

One Reply to “Recife deverá ganhar 15 edifícios-garagem”

  1. Olá! Saiba que Deus enviou seu único Filho Jesus Cristo para te Salvar! Não perca mais tempo entregue sua vida a Jesus, aceite-o como seu único e suficiente Salvador de todo o seu coração. Leia a Bíblia e a obedeça! Busque a Deus todos os dias da sua vida, vale a pena viver para a Glória Dele! Que Deus te abençoe 😀