Celular: vilão de atropelamentos

Diario de Pernambuco

Por Mirella Marques

Primeiro eram as chamadas. Agora, as redes sociais e os aplicativos. O uso do celular no trânsito, que já virou preocupação nos Estados Unidos (EUA) e na Europa, começa a chamar a atenção por aqui. No ano passado, 31.261 condutores pernambucanos foram multados por uso de celular. Essa é a quarta infração mais cometida no estado, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Embora comum, o ato pode causar sérios acidentes para motoristas e pedestres, que correm o risco de serem atropelados ao atravessarem ruas falando ao aparelho. Pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos EUA, mostrou que falar ao celular causa, no motorista, o mesmo efeito de quatro doses de bebida alcoólica. Para minimizar o problema, o Ministério das Cidades criou um aplicativo em que o smartphone retém chamadas enquanto o condutor está dirigindo.

O técnico de trânsito e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), César Cavalcanti, criou até um ranking com as práticas mais perigosas dos usuários de Iphones ao volante. “O mais arriscado é interagir com as redes sociais. Imagine o quanto a atenção do motorista fica prejudicada ao checar postagens e comentar perfis no Facebook? Digitar mensagens também atrapalha e ocupa o segundo lugar da lista”, afirmou. O especialista disse que essas atitudes fazem com que o motorista se distraia, em maior ou menor grau.

“Numa fração de segundos, a distração pode fazer com que a pessoa bata o carro ou atropele e mate uma pessoa. E isso tem acontecido. Mas é difícil mapear as causas desses acidentes. Porque as pessoas não dizem que estavam usando o celular na hora do acidente e é praticamente impossível provar isso depois”, comentou César.

A psicóloga Flávia Daniela Santiago, 29 anos, é fã assumida das redes sociais. A todo o momento, checa o Twitter e mexe no Facebook. Mas só pega o celular da bolsa quando estaciona o carro. “O celular tira muito a concentração no trânsito. E, como sempre ando com minha filha, todo cuidado é pouco”, garantiu.

“Usar o celular é uma prática perigosa, que tira a atenção e o reflexo do condutor”, afirmou o diretor de fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins. Ele informou que, por enquanto, não existem campanhas contra o uso das redes sociais no trânsito programadas para Pernambuco. O consultor em trânsito Eduardo Biavati contou que o número de autuações por uso de celular tem aumentado na cidade de São Paulo (SP). Mas que ainda não existem números nacionais sobre o problema. “Nos próximos anos, a tendência é que o Brasil também foque suas ações de prevenção a acidentes no trânsito contra o uso das mídias sociais ao volante”, explicou.
Segundo a pesquisa divulgada esta semana pela Universidade de Utah mostrou que os motoristas ao celular têm 5,36 vezes mais chances de se envolver em acidente do que os condutores atentos.  A pesquisa usou simulador.

Saiba mais

Celular x direção

22.274 notificações registradas pela CTTU no ano passado por uso de fones de ouvido e celular

Dirigir falando ao celular é a quarta infração mais cometida em Pernambuco. Em 2011, 31.261 condutores foram flagrados

Conduzir usando celular é uma infração média (4 pontos na habilitação), com multa de R$ 85,13, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB)

Uma pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, concluiu que dirigir falando ao celular é tão perigoso quanto dirigir bêbado. O efeito do uso do celular é igual a de quatro doses de bebida alcoólica

Em análise estatística, o estudo concluiu que motoristas ao celular tem 5,36 vezes mais chance de se envolver em um acidente do que um motorista atento. O mesmo percentual vale para os motoristas bêbados

Três participantes do estudo bateram o carro. Os três falavam ao telefone e nenhum estava bêbado

O levantamento, feito com 40 pessoas pilotando um simulador de carro, também utilizou aparelhos com fones que deixam as mãos livres

Os testes mostraram que os motoristas que falavam ao celular hands-free eram 9% mais lentos para apertar o freio e apresentavam 24% mais desvio nas trajetórias

Eles também eram 19% mais lentos para retomar a velocidade normal depois de uma parada e apresentavam maiores chances de colidir

Ranking das multas no estado

627.517 multas (total)
1º Transitar com velocidade superior a permitida em até 20%
161.001 multas
2º Avanço de sinal
51.022 multas
3º Transitar com velocidade superior a permitida em mais de 20% a 50%
35.740 multas
4º Usar telefone celular
31.261 multas
Fonte: DETRAN/PE e CTTU

3 Replies to “Celular: vilão de atropelamentos”

  1. Bem, hoje os celulares e os rádios de carros têm o Bluetooth, então deixar o aparelho no ouvido atendendo chamadas com o pescoço torto ou uma das mãos fora da direção não tem desculpa até porque quem tem dinheiro para bancar um celular bacana deve tê-lo com o recurso e pode pagar um rádio com o mesmo ou sistema vendido por fora para o auto.
    Ficar navegando no celular no trânsito também é burrice. Alguns falam que se não atenderem chamada ou responder mensagem correm o risco de perder o emprego. Se é para responder, alguns minutos depois não farão diferença desde que você pare o veículo num lugar seguro onde possa responder. Agora, quem vai contra tudo isso mostra que não tem amor a própria vida que não tem preço ou é melhor ficar inválido ou perdê-la por conta de lazer ou chefe? Como já disse um médico a familiar meu: se morre um funcionário, amanhã colocam outro. Ou você se valoriza ou a empresa se conscientize que funcionário produtivo deve ter saúde e acionamentos seguros.

  2. Uma dúvida que tenho aqui na roça: antes do celular, essas pessoas saiam de casa? almoçavam? frequentavam ao cinema? Enfim, como se viravam? Ou ficavam esperando o velho e bom telefone convencional tocar?
    Então pq depois do advento do celular ninguém mais almoça sem desligar o bicho? Vai ao cinema ou guia o carro sem ele do lado? Shows … esqueça! Os pessoal se preocupam mais em “mostrar” que estavam lá, do que realmente estarem lá.
    Queria saber o que é de vital importância na vida dessas pessoas, que o celular PRECISA estar ligado/conectado 24h por dia.
    Ah! Não vale responder Facebook, Orkut, tuíti, joguinhos ou MSN.