Navegabilidade e corredores exclusivos para a Região Metropolitana

Por
Juliana Colares

Era para a presidenta Dilma Roussef contar a novidade. Mas João da Costa se
antecipou e a liberação de cerca de R$ 2 bilhões do PAC da Mobilidade para
intervenções no Recife e na região metropolitana entraram no discurso do
ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do governador Eduardo Campos.
Todas as intervenções fazem parte de um programa pensado para o transporte coletivo.
E já há quem diga que quando tudo estiver pronto, o recifense poderá deixar o
carro em casa e usufruir de um sistema público de qualidade. As ações incluem
corredores exclusivos para ônibus, implantação de BRTs (Bus Rapid Transit ou,
em tradução livre, Transporte Rápido por Ônibus), elevados, túneis, terminais
de integração, viadutos e o tão esperado projeto de navegabilidade do Rio
Capibaribe.

O recurso liberado foi menor que o pedido, mas nenhum projeto apresentado
deixará de ser posto em prática. A Prefeitura do Recife e o Governo do Estado
pediram R$ 777 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 1,268 bilhão de
financiamentos, totalizando R$ 2,045 bilhões, com a contrapartida de R$ 148
milhões da prefeitura e R$ 350 milhões do governo estadual. Foram liberados R$
656 milhões do OGU e R$ 1,046 bilhão de financiamentos, totalizando R$ 1,702
bilhão. A conta passa um pouco dos R$ 2 bilhões anunciados quando acrecenta-se
os R$ 203 milhões de contrapartida municipal e R$ 270 milhões estaduais.

Segundo o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral, o PAC da
Mobilidade destinou R$ 18 bilhões para projetos de nove regiões metropolitanas
do Brasil, com teto de R$ 2,4 bilhões para cada uma. A Região Metropolitana do
Recife foi a única que apresentou projetos conjuntos e complementares para
serem executados pela prefeitura e pelo governo.

O sonhado projeto de navegabilidade, chamado de “jóia de ouro da coroa” por
Danilo Cabral e exaltado pela presidenta Dilma como um atrativo turístico,
teve que sofrer um corte para caber no pacote. O projeto inicial tinha três
braços. Permanecem os que vão do centro do Recife (altura da Avenida
Guararapes) até o início de Olinda (próximo ao Tacaruna), com 2,9 Km. E o de
11 Km que integrará a Estação Central de Metrô do Recife com o sistema de BRT
que será implementado, também dentro do PAC da Mobilidade, na BR-101, com 30,5
Km de extensão.

A execução do plano fluvial custará R$ 389 milhões. Foi excluído o tronco que
saía do Recife Antigo até as proximidades do Shopping Center Recife, em Boa
Viagem. A justificativa são as outras obras previstas ou em andamento para
melhorar a mobilidade na zona sul, como a Via Mangue e a ideia de, num futuro
mais distante, implementar um sistema BRT na Avenida Domingos Ferreira.

Segundo Danilo Cabral, ainda são necessários um estudo de impacto ambiental e
uma audiência pública. Ele garantiu, no entanto, começar a executar as obras
fluviais ainda neste ano (veja os detalhes no quadro acima). Na parte de
corredores exclusivos de ônibus que cabem à prefeitura, as licitações das
obras serão lançadas até o fim de 2012 e algumas podem ser iniciadas ainda
neste ano.

One Reply to “Navegabilidade e corredores exclusivos para a Região Metropolitana”

  1. Finalmente!a vocação da nossa querida Veneza Brasileira que é a navegabilidade dos rios, vai ser posta em prática. O Recife é uma cidade anfíbia,Deus nos deu os rios Capibaribe e Beberibe, são vias fluvias que ajudarão sem dúvida a desafogar esse trânsito caótico sem gastar muito, o melhor é que não precisa de desapropriações para por em prática esse óbvio, belo e eficiente projeto.
    Só não entendo porque esses corredores fluviais não se estendem até o Varadouro, em Olinda e a Cidade da Copa, em São Lourenço, dessa forma desafogará consideravelmente o grande trânsito de pessoas que irão assistir aos jogos. O recifense terá mais uma opção de transporte seguro e digno, os turistas usufluirão das nossas belezas e todos sairemos lucrando. Agora essas embarcações devem ser por obrigação: Seguras, amplas, modernas, rápidas, eficientes e abundantes.