Redução nos intervalos do metrô para o Carnaval

 

Para atender a grande demanda de usuários/foliões que irão brincar o Galo da Madrugada 2012, a CBTU-Metrorec preparou um esquema especial para diminuir o intervalo entre os trens e deixar os foliões bem no foco da folia.

No Sábado de Zé Pereira,  a Linha Centro será reforçada e o intervalo do trem  será de 4mim, no trecho entre Recife/Coqueiral e de 8mim nos ramais, entre Coqueiral/Camaragibe e Coqueiral/Jaboatão. Já a Linha Sul os usuários contarão com trens a cada 8min. A Linha Diesel que funciona normalmente, aos sábados, até ás 14h, neste dia especial funcionará até às 20h. Nos outros dias da festividade, as Linhas Centro, Sul e Diesel, operarão normalmente. Na quarta-feira de cinzas, devido o deslocamento dos usuários do interior e outros estados, o número de composições poderá aumentar de acordo com o fluxo de passageiros no sentido Recife – Rodoviária / Rodoviária – Recife, resultando na redução de espera pelo trem.

Na estação Recife será implantado uma grande infraestrutura para dar conta do fluxo de pessoas no período do bloco. Dezoito bilheterias estarão instaladas na parte frontal da estação, posicionadas de frente para a Rua Floriano Peixoto. Após a compra do bilhete, o usuário deverá se dirigir a sua direita e embarcar pelo antigo portão de entrada. Para facilitar o desembarque, as pessoas utilizarão a saída pela área de integração com o SEI, onde terá um portão de maior extensão para agilizar o deslocamento.

No dia do Galo, o Metrô do Recife contará, ainda, com o apoio de 141 técnicos de manutenção, 90 agentes da Polícia Ferroviária Federal (PFF) e 431 homens de uma empresa de segurança terceirizada, além de guarda motorizada e veículos de rondas extensivas, de um heliponto e em todas as estações será feito o monitoramento por câmeras do circuito interno de TV. Só para a estação Recife, 250 pessoas estarão trabalhando no período, com o suporte de duas ambulâncias para situação de emergências.

 

CBTU-Metrorec faz parceria com a Secretaria de Defesa Social no Carnaval 2012

 

A CBTU-Metrorec e a Associação da Polícia Ferroviária Federal em parceria com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, disponibilizou o prédio que fica ao lado da Estação Recife, para o funcionamento do Juizado do Folião. O prédio será dividido em salas onde irão funcionar as Delegacias, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Rádio Patrulha, a Polícia Civil, a Polícia Científica, a Secretaria dos Direitos Humanos do Estado e o Juizado do Folião com juízes, promotores e defensores públicos, atendendo a quem se envolver em algum tipo de conflito durante o desfile do Galo, podendo até ir a júri e cumprir pena alternativa.

Segundo o Coronel Valter Lima, a parceria com a CBTU-Metrorec é importante por conta da necessidade de uma infraestrutura centralizada. “Aqui é o foco dos foliões, o metrô é o local mais próximo para se chegar à concentração do galo” completa o Coronel. O Posto de Comando Integrado vai funcionar das 7h às 22h.

Algumas recomendações para quem vai brincar o carnaval de metrô

Para deixar a brincadeira mais divertida, evitar tumultos e acidentes entre os usuários, a CBTU-Metrorec orienta os foliões a seguir as normas de segurança da empresa. E algumas das recomendações para agilizar o embarque e desembarque, para que todos possam chegar mais rápido aos focos da folia são:

  • Respeitar a fila na hora de comprar os bilhetes
  • Usar preferencialmente o dinheiro trocado (para agilizar a venda) e adquirir o bilhete da volta, antecipadamente, na estação Recife.
  • Não consumir bebida alcoólica dentro das estações e dos trens.
  • Não transportar dentro das estações e dos trens recipientes de vidro ou lata.
  • Não será permitido o transporte de grandes volumes (carro de mão, carroças, grandes isopores, etc.), nem de bicicletas durante o Carnaval.
  • Não ultrapassar a faixa amarela, correr nas plataformas e nem colocar as mãos nas portas dos trens.

 

Fonte: Metrorec

Os comentários estão fechados.