Táxi comum vetado no aeroporto

 

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) endureceu as regras de circulação de táxis no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre. Desde ontem, táxis não credenciados pelo aeroporto não podem mais circular na área de desembarque, que fica no andar térreo. Esses veículos só poderão circular e parar para deixar passageiros no setor de embarque, no primeiro andar. A penalidade para quem for flagrado na área restrita é de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira de habilitação. Se pegar um passageiro, o condutor receberá multa de R$ 200 e terá o veículo removido ao depósito da CTTU.

Antes, os taxistas não autorizados podiam passar pela área de desembarque. Agora, duas placas de sinalização – uma na Avenida Mascarenhas de Morais e outra na bifurcação entre o embarque e o desembarque – alertarão sobre a restrição. Segundo o diretor de Transportes da CTTU, Carlos Augusto Elias, a medida visa garantir a qualidade e a segurança do serviço aos passageiros que chegam, além de proteger os direitos dos 120 taxistas das duas cooperativas que atuam no terminal. “Os taxistas do aeroporto acabam perdendo demanda por conta do acesso indiscriminado dos não autorizados. Essa medida vai garantir a prestação do serviço do aeroporto, que tem veículos mais novos e confortáveis e pessoas selecionadas para trabalhar nisso”, explicou Elias.

A CTTU resolveu implementar a medida devido ao aumento do fluxo de passageiros por causa do carnaval. A promessa é intensificar a fiscalização 24 horas até a quarta-feira de cinzas. Ontem, a equipe do Diario flagrou diversos táxis não credenciados circulando e pegando passageiros na área restrita. No saguão do terminal, muitos não credenciados esperavam passageiros. “Qualquer abordagem no saguão não é de responsabilidade da CTTU. Nossa fiscalização é em cima dos veículos. Se um taxista consegue entrar, a Infraero precisa ver quais medidas devem ser tomadas”, esclareceu Carlos Elias.

A medida desagradou os descredenciados. Romildo Benedito dos Santos, 60 anos, diz que atua no aeroporto há 40 anos e que não vai deixar de trabalhar por causa da restrição. “Se não me deixarem entrar, vou para o estacionamento ou para o outro lado da rua, mas dou um jeito de pegar o passageiro”, contou. Já os motoristas das cooperativas comemoram. “Da mesma forma que a gente não pode pegar passageiros no meio da rua, não é certo eles atuarem na nossa área”, disse o taxista da frota especial Danilo Boudoux, 25.

Turistas que chegavam ontem ao Recife concordavam com a restrição. “Prefiro os credenciados porque me sinto mais seguro”, afirmou o engenheiro Rodrigo Germani, 30, turista de Florianópolis.

SAIBA MAIS

Como fica a circulação  dos táxis no Aeroporto

A área de embarque de passageiros, no 1º andar do aeroporto, continua livre para a circulação e a parada de qualquer táxi que estiver deixando o usuário

Já a área de desembarque, no térreo, só pode ser utilizada por táxis credenciados pelo aeroporto, que são aqueles que têm adesivo vermelho na porta

Os táxis não credenciados não podem nem mesmo circular na área de desembarque, sob pena de multa e até ter o carro guinchado

Existem 120 táxis credenciados pelo aeroporto, sendo 60 do serviço especial, com preço tabelado e pagamento antecipado, e 60 do serviço comum, com  taxímetro e pagamento posterior à corrida

O táxi do serviço comum do aeroporto cobra o mesmo valor que o táxi comum não credenciado. A bandeirada custa R$ 3,80. O quilômetro na bandeira 1 custa R$ 1,85 e, na bandeira 2, R$ 2,22

Fontes: CTTU e Coopseta

10 Replies to “Táxi comum vetado no aeroporto”

  1. Um absurdo!!!!!
    Sou filha de taxista. Meu pai foi constrangido na entrada do estacionamento do aeroporyto ao ir buscar minha mãe no aeroporto. Só porque possui um táxi será proibido de ir buscar os familiares no aeroporto. UM ABSURD! UMA FALTA DE RESPEITO CONTRA UM CIDADÂO IDOSO. Espero que as autoridades tomem providências com relação a esse tipo de absurdo. Infelizmente, ele não pôde esperar a esposa dentro do aeroporto. Não pôde nem pagar o estacionamento e para dentro. Seu dinheiro não vale como o dos outros???? UM ABSURDO!!!

  2. Taxista é marginal pra ser vetado a sua circulação nos aeroportos???? Por ser taxistas deixam de ter o direito de ir e vir com seu carro? Não podem estacionar, pagar por isso e buscar seus familiares? E não digam que é porque estão circulando pra pegar passageiro à trabalho. Existem casos e casos. Que coloquem fiscalização competente para tal situação e não desrespeite cidadãos de bem, principalemnte quando este é um idoso. Afinal, taxista não pode utilizar o estacionamento do aeroporto para buscar parentes? Ou tem que ter carro luxuoso? Não pode ser trabalhador? Pensei que o direito fosse o mesmo?
    VAMOS PRESTAR ATENÇÃO NOS REGULAMENTOS E USAR A INTELIGÊNCIA PARA AS EXCEÇÔES.

  3. A proibição da circulação de táxis comuns no aeroporto Internacional Gilberto Freyre pode até ser cabível como medida de proteção aos táxis credenciados daquele aeroporto, entretanto essa medida não pode tolher o direito de um cidadão, idoso, cuja esposa chegava do Rio de Janeiro acompanhada da irmã, em voo previsto para pousar às 13h e que tem um único veículo, que funciona como táxi em outro município da região metropolitana.
    O referido cidadão é meu pai, tem 65 anos e foi abordado por volta das 12h40min, quando entrava para o estacionamento, a fim de deixar o carro e dirigir-se ao setor de desembarque esperar por minha mãe, quando foi informado de que não poderia entrar. Ele ponderou que apenas esperaria a esposa e iria embora pagando o estacionamento, como fez quando foi levá-la no dia 02 deste mês, mas mesmo assim não o deixaram entrar. A negativa da entrada não foi acompanhada pela apresentação de quaisquer documentos, por parte de quaisquer empregados ou funcionários a serviço daquele estabelecimento aeroportuário, justificando o motivo pelo qual não teria acesso, foi apenas a negativa fria de quem julga iguais todos, que por serem taxistas, e por não serem credenciados fossem reles marginais e que, assim sendo, estava ali apenas para driblar as “normas”, normas estas que meu pai pediu para ver e não lhe foram apresentadas, nem pela INFRAERO, nem pela Polícia Militar que foi de pronto convocada, nem pela CTTU, nem por ninguém.
    Meu pai não circula no Aeroporto Gilberto Freyre, as únicas vezes em que vai até lá é para levar alguém que o solicitou fazê-lo, ou para buscar minha sobrinha, a qual minha mãe havia visitado no Rio de Janeiro, ou minha mãe quando volta à Recife, mas foi afrontado e humilhado na entrada daquele aeroporto, apenas por somente ter um veículo que é táxi.
    Diante deste fato resta-me a indignação quanto ao cerceamento do direito de ir e vir e ao preconceito sofrido por um cidadão de bem e um honrado pai de família.

  4. A matéria não fala o porquê das pessoas não pegarem os taxis credenciados do aeroporto. Por que será que as pessoas ligam para o TeleTaxi, ServiTaxi, CoopTaxi, ou outras cooperativas de taxis para não usar os do aeroporto?

    É simples! Quem usa o serviço sabe que os taxistas do aeroporto NÃO fazem viagem pelo taxímetro. Querem cobrar valores bem acima do valor real de uma viagem. Se pelo taxímetro você iria pagar R$30, eles cobram R$60. Simples assim!

    E por que os taxis credenciados pelo aeroporto são mais seguros? Isso é balela! São tão seguros quanto os comuns. Querem monopólio para extorquir, isso sim.

    Os taxis comuns são igualmente credenciados pela CTTU. Seus motoristas tem licença para realizar o mesmo serviço.

    Tem que liberar para qualquer taxi e acabar com esse monopólio. É uma panelinha dá golpe em turistas. Todos nós sabemos disso.

    Enfim, matéria encomendada ou ruim, pois foi totalmente parcial. Vocês escolhem.

  5. Porque a CTTU não vai fiscalizar os caros clandestinos aqueles que rodam com placas cinsa, esse sim quem são os verdadeiro piratas.o aeroporto são cheios deles, carros que se dizem de empresas de turismo com placa cinza que não pode tem que ter placa vermelha. os taxistas pagam todos os direitos para rodar.

  6. Desabafo…

    Hoje assisti uma matéria no JN, que a partir de hoje dia 29/02 é proibido taxi ( que não seja cooperado do Aeroporto dos Guararapes )pegar passageiros , ele os taxi só vão poder deixar ( desembarca).
    Juro que não entendi essa nova atitude , se esqueceram do tal artigo 5º da CF?( Direito de ir e vim ) Outra coisa deve ter um alguém que esteja sendo beneficiado com isso? Vai virar um Cartel da cooperativa do Aeroporto?
    Outra pergunta, para os funcionários de Empresas que tenham parceria com as empresa de taxi daqui de Recife, como ele vão fazer agora para pegar o taxi q normalmente já e agendado na empresa de Taxi? Amigos advogados vamos ter muitas causas ai em … aja transtornos…
    Vamos rever essa postura!

    A disposição de futuros clientes… devido os transtorno que vai ser causado para eles ao desembarcar no Aeroporto Dos Guararapes – PE.
    Ana Alves 81-99330494

  7. É muito simples, acho que é só entrar com uma ação no ministério público, contra esta decisão da prefeitura de recife. Ocorre que no documento de licenciamento do veículo,consta a observação “ALUGUEL”,carro de aluguel, e no documento da habilitação do motorista, consta a obs. “exerce atividade remunerada”. Observa-se que os dois documentos, que são documentos federais, válidos em todo território nacional, e no codigo de transito brasileiro não consta nenhuma limitação para o exercicio da profissão. Então uma lei municipal não pode sobrepor-se a uma lei federal. Então como fica o direito do passageiro se tiver sua preferência por determinado motorista e este contratar seus serviços para busca-lo. Ora isto nada mais é que monópolio e mais uma falcatrua das prefeituras em benêficio de algum grupo de seu interesse. “PAU NELES”

  8. Hoje (15/03) fizemos um grande protesto em forma de carreata até o Aeroporto. Incrivel foi o numero de policiais que nos escoltaram e que nos esperavam lá.
    A infraero logo providenciou representantes e fechamos um acordo, só falta agora a CTTU cumprir sua parte e providenciar um ponto de táxi ao lado do aeroporto, afim de que o cidadão comum possa embarcar no táxi que quiser, e o taxista por sua vez possa oferecer seus serviços aos usuários do aeroporto sem ter medo de ser multado.
    Sou Eládio Orlando, vice-presidente da Associação dos Taxistas de Pernambuco.
    Um abraço!

  9. 1- O que acontece é que deve-se passar por um treinamento para poder trabalhar no aeroporto! Coisa que não acontece e muitos taxitas comuns( pessoas espertinhas) assaltam os turistas cobrando valores irreais, taxitas são despreparados para trabalhar no aeroporto em sua grande maioria! Tem que haver regras ! Do mesmo jeito que existe para veículos de turismo, as empresas de turismo são exigidas de vários documentos como cadastur, tem que ter funcionários que falem inglês para saber lhe dar com o turista, conhecer os destinos do estado, saber executar passeios mostrando a verdadeira história do Recife! Acho que tem que ser implantado dois pontos de taxi! O comum para o passageiro local com fiscalização do uso do taxímetro, e o ponto de taxi especial com taxistas bilingües, carros maiores especiais que justifique a cobrança um pouco maior, mais também no taxímetro ! Também o respeito e fiscalização para as empresas de turismo verificando documentação das vans e carros de turismo como manda o ministério do turismo! Pois o que acontece hoje em dia é que até Van escolar faz transporte de turismo! Bem como taxi que executam passeios turísticos ! Taxi tem trabalhar de ponto a ponto exclusivamente como taxi! Vans tem que trabalhar com empresa e firma aberta cadastur etc. Executando serviços de transfer de qualidade turística e passeios ! Assim que tem que ser!

  10. O que acontece é que pouco a pouco as corridas dos taxistas do Aeroporto estão ficando cada vez mais escassas por conta de vans, ônibus turismo e carro de locadoras que levam nossas corridas, sem esquecer de mencionar os carros particulares que estacionam no aeroporto e roubam nossas corridas. è por isso que a briga tá feia lá, porque nem a Infraero nem a CTTU Vêm isso.
    Pra organizar o sistema de táxi de Recife é só ter boa vontade e TRABALHAR, o resto é papo furado e pressão na categoria que agoniza a cada dia.
    falei!