Capibaribe, enfim, navegável

 

Diario de Pernambuco

Por Tânia Passos

 

Quem apostou que o projeto da navegabilidade não sairia do papel, perdeu. No dia 31 de março serão publicados no Diário Oficial da União os projetos que vão receber recursos do PAC da Mobilidade, entre eles o da navegabilidade dos rios que cortam o Recife. Após a publicação do documento terão  início os tramites para a liberação do financiamento de cerca de R$ 289 milhões para os dois corredores fluviais aprovados: Oeste e Norte. Mas antes mesmo do dinheiro chegar, o governo do estado está contratando a execução do projeto executivo e do Ei-Rima (estudo de impacto ambiental) para agilizar a execução das obras.

A expectativa é que as obras dos corredores fluviais comecem até o segundo semestre deste ano. O tempo de execução dos dois corredores, que totalizam quase 14 quilômetros de navegação, é de 24 meses. Ou seja, em pleno mês da Copa a promessa é de termos embarcações prontas para serem usadas no transporte público. A estimativa inicial é que os dois corredores atendam uma média de 80 mil passageiros por mês. O corredor de maior demanda será o Fluvial Oeste, que terá 11 km de percurso e um total de cinco estações integradas com o ônibus e o metrô: estação central do metrô/Recife, Derby, Torre, Santana e Apipucos.

Já o corredor Fluvial Norte terá apenas 2,9 km de extensão, entre a Estação dos Correios, na Rua do Sol e a Estação Tacaruna, na bacia do Beberibe, em Santo Amaro. “Nesse corredor a maior demanda geradora de fluxo é o Shopping Tacaruna. E quem estiver no centro terá a opção de usar o barco, mas o objetivo principal é estimular essa cultura e futuramente fazer a ligação com Olinda”, revelou o engenheiro e doutor em mobilidade urbana, Oswaldo Lima Neto, que participou da elaboração do projeto básico.

É quase com uma certa incredulidade que o recifense fala sobre o projeto de navegação. “E vai mesmo sair do papel? Se for verdade eu acho que será muito bom para a cidade”, afirmou Alan Diego, 23 anos, estudante. O projeto prevê um total de 13 embarcações, sendo 11 para o Fluvial Oeste e duas para o Norte. O intervalo das viagens está estimado em 10 minutos. As embarcações serão fechadas e climatizadas e o passageiro viajará sentado.

Para o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a implantação do projeto de navegabilidade inaugura uma nova etapa no sistema de transporte público da cidade. “Nós estamos criando a cultura da navegabilidade. Os rios têm um papel muito importante na circulação da cidade e é preciso aprender a tomar proveito dessa geografia”, revelou. Segundo ele, o Recife foi a única capital metropolitana que apresentou projeto de navegabilidade no PAC da Mobilidade.

9 Replies to “Capibaribe, enfim, navegável”

  1. Tânia, existe um projeto multimodal de um colega metroviário que preve uma conexão desse sistema de transporte aquaviário ao metrô do Recife através da Estação Central do Recife. Pelo que pude perceber nas várias reuniões que participei junto ao Governo do Estado, não existe perspectiva de integralizar esse novo sistema ao sistema de transporte atual da região Metropolitana do Recife. Veja o projeto no blog: http://vitalbrandao.blogspot.com/

  2. Já pensou um transporte fluvial até Maria-Farinha,passando pelo tacaruna,Olinda,Bairro Novo(aí já pegando o mar é claro),Rio doce ,Enseadinha,Janga,Pau-Amarelo e finalmente Maria-Farinha!!! Já pensou o quanto iria diminuir à quantidade de usuários nos ônibus??? Sem falar no turismo que iria elevancar nas orlas citadas,mas quem sabe não é??? No começo esse projeto é só para rios,porém com o tempo poderá também se adequar em águas salgadas(pelo mar)resta esperar!!! Esse projeto em si já é uma grande vitoria para à cidade de Recife e para todos nós também….Pelo menos na água não existe congestionamento,e de que quebra vai contemplar uma excelente vista do Rio Capibaribe!!!!

  3. Queria saber, caso isso saia mesmo do papel, se vai ser operado pela prefeitura (tansporte público), ou se serão empresas que vão operar isso (como acontece com os ônibus, atualmente). Se for as empresas, quem vai comprar os barcos?

  4. O Programa de Navegabilidade dos Rios Capibaribe e Beberibe, contribuirá com certeza para desafogar o caótico trânsito da problemática e polêmica Av Agamenon. O Recife possui uma via natural, que são os seus rios, até hoje não foram explorados de uma forma racional e sustentável, nossa cidade é conhecida como a Veneza Brasileira, entrecortada por muitos rios.É incrível que só agora essas vias fluviais vão receber embarcações amplas, seguras, modernas e eficientes para o transporte público e turístico.
    Deixo uma sugestão: O corredor fluvial norte deve se estender até o Varadouro, em Olinda pelo rio beberibe que será aprofundado e alargado; e o corredor fluvial oeste deve se estender até a Cidade da Copa, em São Lourenço, através do Rio Capibaribe. Estes destinos devem ficar prontos antes da copa, pois o fluxo de pessoas que irão à Cidade Patrimônio da Humanidade e também para Arena da Copa serão intenso e essa nova opção servirá para desafogar o trânsito do Recife, principalmente na Av Agamenon.

  5. O Projeto de mobilidade urbana premiado, no Prêmio Alstom de tecnologia metroferroviária em, São Paulo-SP 2007, do funcionário de carreira do MetroRec Vital Brandão, sérvio de base, para o projeto de transporte fluvial de passageiros no capibaribe integrado ao metrô, incluído para o PAC da Mobilidade da Copa de 2014.

  6. Vital Brandão, participou do IV Workshop Internacional de Desnho Urbano “BarcoBUS” Marceille-Recife. Na ocasião apresentou o projeto premiado na Revista Ferroviária no Prêmio Alstom 2007: Terminal de Integração Multimodal da Estação Recife. No Porto Digital em, abril de 2009.
    Digite no Google: Veja 40anos o Brasil que queremos ser nos links: megacidades, o carro sua magestade e transporte fluvial de passageiro. E confira o resumo do meu projeto no Portal da Revista Veja.