Carteira de estudante pela internet vira martírio para os alunos

 

 

O estudante Guilherme Papini teve dificuldades para tirar a carteira pela internet

Diario de Pernambuco

Por Marcionila Teixeira

A proposta inicial era de economizar tempo e diminuir a burocracia no acesso à carteira de estudante. Na prática, o sistema on line e obrigatório de emissão do documento para os secundaristas está tirando os pais do sério.
A tarefa é aparentemente simples: a pessoa acessa o site HTTP://pe.carteirafacil.com.br/aluno/, do Grande Recife, coloca o nome do estudante, além do nome da mãe e data de nascimento para, em seguida, imprimir o boleto de pagamento (R$ 9,00).

No entanto, as principais queixas apontam para a lentidão e queda do sistema, falhas na impressão do boleto, dificuldade na aprovação das fotos novas e nomes de alunos que simplesmente não são localizados no site. Em meio aos problemas, o Grande Recife anunciou, ontem, que as carteiras 2011 valerão até 30 de junho deste ano.

Segundo a empresa, ao todo, 76.129 boletos já foram emitidos, mas apenas 38.914 deles foram pagos, o que pode sobrecarregar o serviço caso as pessoas decidam pagar de última hora. O número ainda é pequeno, diante da expectativa de distribuir o documento para 930 mil alunos em 14 municípios do estado.

O estudante Guilherme Papini, 15 anos, por exemplo, tentou tirar o documento três vezes e somente teve sucesso no último acesso, ontem à tarde. “O sistema informava que eu não estava matriculado”, conta. “Como no ano passado ele não usou o VEM, não tirou a carteira de estudante e agora precisa levar dinheiro todos os dias para a passagem”, reclamou a mãe de Gustavo, Mirthes Papini.

A estudante Laís Siqueira, 14, tentou alterar a foto e somente imprimiu o boleto com a nova imagem com a ajuda da escola.
No blog Mobilidade Urbana, do Diario de Pernambuco, os internautas também afirmam que o serviço não funciona. “Muitos pais e escolas não sabem como proceder com a mudança de foto, por exemplo, e o sistema sempre cai”, queixou-se Arnaldo Mendonça, do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco.

A orientação do Grande Recife aos pais e alunos é procurar a escola para solucionar os problemas. No caso da mudança de foto, por exemplo, somente o colégio pode aprovar o novo retrato para depois permitir a emissão do boleto. No caso de alunos cujos nomes não aparecem no sistema, a situação acontece, segundo o Grande Recife, porque as escolas precisam habilitá-los para a obtenção da carteira todos os estudantes matriculados. José Almeida, gerente comercial do Grande Recife, disse que 427.621 alunos estão com matrículas confirmadas pelas escolas no Grande Recife, mas apenas 384.757 desses estão habilitados para emitir o boleto.

4 Replies to “Carteira de estudante pela internet vira martírio para os alunos”

  1. Quando eu tento fazer consta que eu não tô matrículada, e eu já fui no colégio e eles disseram que eu tava matriculada a muito tempo.